SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3A social clinic to attend homeless: human rights and the identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.24 no.3 Brasília Sept. 2004

 

HOMENAGEADO

 

Maria Helena Novaes Mira

 

 

Maria Helena Novaes Mira nasceu em 1926, no Rio de Janeiro/RJ. Licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade Santa Úrsula em 1946, iniciou a sua formação em Psicologia no começo dos anos 1950, obtendo mais de um diploma universitário (Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Escolar, na Universidade de Genebra; Psicologia Social, na Universidade de Paris V; e Museus Histórico e Artístico, no Museu Nacional), além de diversas especializações e estágios realizados no Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá. Estudou com grandes expoentes da Psicologia, como Piaget, Rey, Inhelder e Zazzo, na Europa e manteve contato com Anastasi, Ebel, Cronbach, McKiinnon e Rogers, nos Estados Unidos. Fez doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), em 1968, e livre-docência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1974, universidades nas quais exerce o magistério e a pesquisa desde 1960.

Suas experiências profissionais pioneiras resultaram em diferentes desdobramentos, especialmente no campo da Psicologia Escolar e da Aprendizagem. Participou da criação da Associação Beneficente de Reabilitação (ABBR) e iniciou ali um serviço de Psicologia e orientação. Participou também da criação do Serviço de Orientação Psicopedagógica, na Escola de Guatemala, escola experimental do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), tendo a oportunidade de conviver com o professor Anísio Teixeira, no ISOP; participou da criação do Centro de Testes Psicológicos e Educacionais, que desenvolveu a primeira bateria de Testes de Desenvolvimento Educacional padronizada no Brasil.

Dessas experiências resultaram inúmeros artigos publicados nos Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, o desenvolvimento de uma linha de pesquisa até então inédita no país, voltada para diagnóstico e para o prognóstico escolar, a produção de um Glossário de termos psicológicos e a organização do livro Testes e medidas em educação. Seu conhecimento das técnicas de exame psicológico levou-a a colaborar com o Centro de Orientação Juvenil (COJ), órgão do Ministério da Saúde. Colaborou com outras universidades, foi membro das Associações da área e liderou os estudos no campo da Psicologia Escolar no país.

Maria Helena Novais antecipou-se a outros pesquisadores no desenvolvimento da pesquisa da criatividade e da superdotação: participou da criação da Associação Brasileira para Superdotados (ABSD), da qual foi presidente durante dois períodos, assim como da pesquisa do idoso. Maria Helena participou também do planejamento dos processos de atendimento aos superdotados no Brasil. Recebeu a Comenda "Ordem Nacional do Mérito Educativo", em novembro de 2000.

Suas principais obras são: Psicologia escolar (1970); Psicologia da criatividade (1972); Adaptação escolar (1974); Psicologia da educação e prática profissional (1992); Psicologia do ensino-aprendizagem (1985); Desenvolvimento psicólogo do superdotado (1979); Psicologia da 3ª idade (1997); e compromisso ou alienação frente ao próximo século (1999).

Atualmente, Maria Helena Novais trabalha no Departamento de Psicologia da PUC/RJ e, entre outras ações, desenvolve atividades com superdotados e mantém grupo de estudo na área de Psicologia.