SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Listening to the adolescents through graffiti in the urban centers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.24 no.4 Brasília Dec. 2004

 

EDITORIAL

 

 

O número 24.4. apresenta artigos escritos por psicólogos e estudantes de psicologia que trazem importantes questões para o aprofundamento do conhecimento da Psicologia no Brasil. Este número tem um caráter especial, pois aborda uma temática considerada inovadora na discussão acadêmica e na atuação/formação profissional: a Comunicação Social. É recente a discussão da importância da Comunicação Social na constituição da subjetividade humana, da cultura e das relações interpessoais. Algumas questões podem ser explicitadas: como compreender, a partir do conhecimento psicológico, o lugar das relações virtuais? O que as novas formas midiáticas produzem na constituição do sujeito no interior da cultura? Como utilizar elementos da comunicação no processo de humanização? Como democratizar meios de comunicação a serviço da sociedade?

E aqueles que possuem necessidades educativas especiais, como se comunicam? As comunicações influenciam a escolha profissional? Estas são algumas das complexas questões que foram abordadas no Prêmio Monográfico Dante Moreira Leite que apresentou como temática "Psicologia e Comunicação Social: produção de sujeitos, subjetividades e identidades culturais". De um conjunto de 94 trabalhos - 58 deles de psicólogos e 36 de estudantes de Psicologia -, a Comissão Julgadora composta por profissionais que atuam nesta área, a saber, Maria Luiza Sandoval Schmidt (USP), Pedro Guareschi (PUC-RS), Helerina Novo (UFES); Cleci Maraschin (UFSM) e Ana Maria Nicolacci-da-Costa (PUC-RJ) escolheu três trabalhos premiados em cada uma das categorias bem como três menções honrosas. Temos a oportunidade de publicar os nove trabalhos premiados neste número, com o objetivo de divulgar, aos colegas psicólogos e aos leitores da Revista Psicologia Ciência e Profissão, dimensões importantes da temática proposta no campo da Psicologia. Sem dúvida, são trabalhos instigantes e que demonstram aspectos fundamentais da cultura e da identidade brasileiras. Convidamos a todos para participarem do debate!

Gostaria também de apresentar, neste editorial, minhas despedidas da função de Editora Responsável da Revista Psicologia Ciência e Profissão, assumida na atual gestão do Conselho Federal pela Profa. Dra. Acácia Aparecida Angeli dos Santos. Quero aproveitar para agradecer a todos aqueles que apoiaram a revista, nos últimos três anos, tecnicamente e academicamente, em especial à Comissão Editorial e aos pareceristas "ad hoc" e à equipe de diagramação, informática e Coordenadoria Técnica do Conselho Federal de Psicologia. Desejo que esta publicação receba de todos a atenção que merece pela sua importância conquistada em nível nacional pelos psicólogos, professores, pesquisadores, enfim pela comunidade "psi". Meus mais sinceros agradecimentos.