SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Violence against children: reflexions of practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.25 no.1 Brasília Mar. 2005

 

EDITORIAL

 

Completamos 25 anos de existência e isso nos traz muito júbilo e satisfação. Conseguimos manter viva a proposta dos pioneiros da psicologia, que acreditaram no sonho e batalharam muito para que a revista Psicologia: Ciência e Profissão fosse um espaço qualificado do diálogo entre os que se debruçam sobre o estudo dos muitos construtos psicológicos e os profissionais que se dedicam a várias das atividades possíveis do mundo profissional, com múltiplas práticas e ricas experiências. Durante muitos desses anos, nós psicólogos, recebemos em nossas casas, periodicamente, o exemplar da revista. Nela, líamos matérias que nos inspiravam nos afazeres do dia-a-dia e outras, que nos desafiavam, registrando a diversidade teórica e prática de nosso campo.

Os tempos são outros e nossa revista hoje, além de impressa, ganha a forma moderna de ter visibilidade... Assim, entramos para a base de dados PEPsic, que propiciará aos leitores o acesso ao texto completo dos artigos publicados na revista. E mais, o conteúdo poderá ser recuperado por palavras do título, por assunto, pelo nome do autor, bem como por palavras-chave contidas no resumo. Isso é muito importante para a nossa área! Seguindo a metodologia SciELO, essa nova base de dados, pertencente à Biblioteca Virtual da Psicologia (BVS-PSI) abrigará todos os periódicos brasileiros da psicologia que quiserem aí disponibilizar seus textos. Assim, se popularizará o acesso de psicólogos e demais interessados na área às revistas de psicologia, que poderão obter textos completos livremente não apenas do Brasil, ma: qualquer parte do mundo, onde haja internet. É a total democratização da informação psicologia sai à frente, mais uma vez!

Nesta nova etapa, temos também com um novo Conselho Editorial, formado por indicados pelo conjunto de Conselhos Regionais de cada uma das cinco regiões Assim, pudemos contar desde o início do ano de 2005 com o auxílio valioso de nomes de respeito no cenário acadêmico nacional. A contribuição deles, sem dúvida, garantirá que a nossa revista atenda cada vez mais os requisitos para ser um importante veículo de divulgação da psicologia, enquanto ciência e enquanto profissão. Uma outra novidade é a criação de um Conselho Consultivo, formado por um quadro amplo de pesquisadores atuantes em instituições dos diversos estados do nosso país. Muitos deles foram pareceristas ad-hoc na gestão anterior e concordaram em continuar colaborando conosco. Agradecemos a todos por essa importante parceria, que atesta a qualificação dos bons periódicos científicos.

A todas essas boas novas se acrescenta a de continuarmos como "A" Nacional no Qualis da CAPES-ANPEPP, o que foi conseguido com o empenho do conselho editorial que nos precedeu! Finalmente, queremos ressaltar que a publicação comemorativa deste primeiro número do volume dos nossos 25 anos de existência só foi possível graças ao empenho de muitos colaboradores, que atuaram desde a recepção, a avaliação, a revisão, e na arte final para que a revista cumprisse seu importante papel de divulgação do saber e do fazer psicologia no Brasil.

No entanto, cabe um destaque particular aos autores, que ao longo desses anos têm contribuído conosco enviando seus artigos para serem avaliados, muitas vezes reformulados e, posteriormente, publicados em nossa revista. De maneira especial, agradecemos aos autores deste número que trazem uma amostra significativa de bons textos teóricos, de pesquisa e de relatos de experiência, esperando que continuem contribuindo conosco e com a categoria de profissionais com a qual este periódico, orgulhosamente, se propõe a dialogar.