SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2As relações de gênero e as percepções dos/das motoristas no âmbito do sistema de trânsito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.25 n.2 Brasília jun. 2005

 

EDITORIAL

 

No último mês de abril do presente ano, ocorreu o `I Congresso Latino-Americano de Psicologia', promovido pela ULAPSI, que congregou entidades, psicólogos e estudantes de Psicologia da América Latina. Seu propósito primordial foi o de favorecer a interação entre pessoas e entidades organizativas da Psicologia, possibilitando trocas de experiência e a proposição de ações para o desenvolvimento de uma psicologia latino-americana. Na América Latina, a realidade dos nossos países exige esforços comuns visando ao intercâmbio de conhecimentos e práticas que respondam mais adequadamente às nossas necessidades. A Psicologia latino-americana pode contribuir para que haja uma integração efetiva, seja por meio de pesquisas que ampliem o conhecimento sobre os nossos problemas, seja pela convergência de atuação de profissionais que compartilhem das mesmas preocupações. Para tanto, vemos o acesso à informação produzida nos países da região e publicada em revistas, livros, teses e outros meios, como o principal caminho a ser percorrido.

Vale ressaltar que a Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi) vem contribuindo para que essa integração ocorra na comunidade psicológica brasileira. Assim, com base nos resultados já obtidos, chegou-se à proposta de criação da BVS ULAPSI, ampliando os benefícios do acesso livre e de alta qualidade a psicólogos e pesquisadores da América Latina.

Sob essa perspectiva, entendemos que a disseminação da informação em um espaço virtual potencializado pela Biblioteca Virtual da União Latino-Americana de Psicologia (BVS ULAPSI) pode ser a melhor alternativa para que se alcance o objetivo pretendido. Acreditamos, dessa forma, que o `I Congresso Latino-Americano de Psicologia' consistiu no primeiro de muitos eventos que buscarão persistentemente a ampliação e o aprimoramento das atividades da BVS ULAPSI.

A revista Psicologia: Ciência e Profissão quer participar ativamente dessa iniciativa, disponibilizando seus textos para o acesso livre a todas as pessoas interessadas e, em especial, aos nossos pares da América Latina. Por fim, lembramos que, ao longo deste ano, continuaremos comemorando as bodas de 25 anos de nossa revista. Quanto à aparência externa dos números deste ano, escolhemos a cor prata, em suas várias tonalidades, para marcar as suas quatro edições! Quanto ao conteúdo característico de nossa revista, veiculamos artigos teóricos e de pesquisa, bem como relatos de experiência, representativos das várias áreas e tendências teóricas e metodológicas, que ilustram bem a diversidade e a qualidade da Psicologia brasileira.