SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4The periodical Psicologia Ciência e Profissão: a recent historical register of the brasylian Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.25 no.4 Brasília Dec. 2005

 

EDITORIAL

 

 

Entregamos à comunidade o nosso último número do vigésimo quinto ano de existência da nossa revista. Trazemos nele vários artigos que abordam a miríade de problemas discutidos em nossa área, tanto no plano teórico e empírico como no de experiências profissionais que alguns colegas compartilham com os demais.

Como forma especial de comemoração de nossas bodas de prata, convidamos as pesquisadoras Regina Helena de Freitas Campos e Lúcia Helena Garcia Bernardes para analisar, com a lupa de historiógrafos, o que publicamos desde quando a revista foi criada. Como resultado precioso dessa análise, as autoras nos mostram como a revista Psicologia: Ciência e Profissão retratou as transformações da nossa jovem profissão nos últimos vinte e cinco anos. Com base na leitura de nossa história, constata-se que, ao longo de sua existência, nossa revista tem se preocupado em divulgar textos de Psicologia que contribuíram tanto para a divulgação do conhecimento no plano acadêmico, social, como também no campo técnico-profissional. Desde o ano 2000, foi classificada como `A Nacional' pelo sistema de avaliação dos periódicos científicos brasileiros para a área de Psicologia, o QUALIS-CAPES, o que a distingue como uma revista de alta qualidade.

Convido a todos para que leiam com carinho e regozijo o artigo: `A revista Psicologia: Ciência e Profissão: um registro da história recente da Psicologia brasileira'. A sua leitura vai propiciar a muitos dos psicólogos a recordação de nosso crescimento enquanto ciência e profissão bem como o reconhecimento da contribuição de muitos colegas que abrilhantaram esse percurso. A outros, os mais jovens, vai possibilitar o conhecimento sobre a história viva da revista, na qual podem encontrar a referência para a ampliação do conhecimento e para o trabalho profissional do dia a dia.