SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Doença dos nervos: sentidos e representações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.26 n.1 Brasília mar. 2006

 

EDITORIAL

 

 

Abrimos o ano de 2006 com votos de congraçamento à comunidade acadêmica e profissional da área de Psicologia. No segundo ano de gestão do XIII Plenário do CFP e também da nossa comissão editorial, temos conseguido, com sucesso, levar avante a missão desafiadora de editorar uma revista trimestral da área. Neste ano, sua periodicidade foi regularizada graças à eficiência do nosso conselho consultivo, do corpo de pareceristas ad-hoc e, especialmente, pela competência do grupo de colaboradores da coordenadoria técnica do Conselho, que cuidam da tramitação dos artigos.

No que se refere às publicações na área da Psicologia, todos nós temos um bom motivo para comemorar, haja vista o sucesso do `II Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia', que ocorreu em São Paulo, no dia 10 de março do presente ano. Mais um passo foi dado em direção à consolidação da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (ABECIP) e com a ampliação do fórum de discussão dos editores psi.

A escolha da primeira diretoria e a elaboração do estatuto da entidade foram os resultados concretos desse evento, sendo importante ressaltar a resposta positiva dos editores, ilustrada pelo alto índice de comparecimento de responsáveis pelas revistas científicas, vindos de todos os cantos do nosso país. Entre vários dos objetivos da nova entidade, o primeiro é zelar pela qualidade e pelo aprimoramento dos periódicos técnico-científicos em Psicologia, o que favorecerá o acesso cada vez mais amplo aos pesquisadores e profissionais da nossa área.

Nós, da `Psicologia: Ciência e Profissão', nos alinhamos àqueles que lutam pela convivência harmoniosa e pelo diálogo aberto entre os que representam a diversidade teórica e metodológica existente na Psicologia!