SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4(Re)Pensando o crime como uma relação de antagonismo entre seus autores e a sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.26 n.4 Brasília dez. 2006

 

EDITORIAL

 

 

Neste número, dedicamos um espaço especial para a divulgação de artigos originados de trabalhos que concorreram ao prêmio Pedro Parafita Bessa - Subjetividade, Encarceramento e Sistema Prisional: Desafios para a Psicologia, instituído pelo Conselho Federal de Psicologia em 2005. A escolha dessa temática está relacionada à importância de se estimular a produção de referências nesse campo, no sentido de contribuir para o desenvolvimento das práticas dos psicólogos no sistema prisional e para a produção crítica que o campo necessita. O prêmio pretendeu também homenagear o ilustre colega, um dos pioneiros da Psicologia brasileira, por sua inegável contribuição para o desenvolvimento da profissão no País.

A Psicologia: Ciência e Profissão traz, para os leitores, os textos premiados, que abordam experiências profissionais, reflexões e pesquisas sobre aspectos da subjetividade, que ali estão envolvidos. A comunidade atendeu ao convite feito pelo Conselho Federal de Psicologia, enviando sessenta monografias elaboradas por psicólogos e vinte e seis por estudantes de Psicologia de todas as regiões brasileiras. Tratando-se de um tema raramente abordado nos currículos de cursos de Psicologia, entendemos que a manifestação de interesse foi significativa, revelando que o desafio do debate sobre o sistema prisional mostrou-se atrativo e instigador, podendo-se afirmar que ele já se configura como um dos campos de trabalho da Psicologia.

A escolha da comissão avaliadora foi pautada nos critérios de contribuição e experiência dos profissionais sobre o tema, a quem queremos expressar o nosso agradecimento especial pelo trabalho realizado. Foram convidados a compor a comissão os colegas Fátima França (SP), Fernanda Otoni (MG), Pedro José Pacheco (RS) e Waldirene Daufemback (SC), coordenados pela conselheira Maria de Fátima Lobo Boschi, e ressaltamos o nosso reconhecimento à dedicação de parte importante do tempo de cada um para que todo o processo ocorresse de modo a contemplar os objetivos estabelecidos para o prêmio.

Completando o rol de publicações aqui trazidas, foram escolhidos, ainda, dois textos, selecionados pela comissão editorial, após terem sido avaliados por integrantes do nosso conselho consultivo e/ou de pareceristas ad-hoc. Por abordarem a temática focalizada no prêmio e terem sido aprovados no processo editorial regular, os artigos de pesquisa Subjetividade e estratégias de resistências na prisão e A redução da maioridade penal é necessária?, mesmo não tendo sido contemplados com o prêmio inicialmente referido, foram adicionados aos demais na composição deste número.