SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4O círculo vicioso da violência sexual: do ofendido ao ofensor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.26 n.4 Brasília dez. 2006

 

HOMENAGEADO

 

 

 

Richard Bucher

 

 

Richard Emil Bucher nasceu em Zurique, na Suíça. Mestre em Psicologia e Filosofia pela Université Catholique du Louvain, da Bélgica, defendeu sua tese de doutorado em 1974, na mesma Universidade.

Em 1976, veio para o Brasil a fim de trabalhar como professor visitante no Departamento de Psicologia da UnB. Na Universidade, foi um dos idealizadores da Unidade Especial de Ensino e Pesquisa (UEEP), que funcionou como uma clínica-escola e ofereceu à população um verdadeiro serviço público de orientação, de acolhimento e de atendimento a drogaditos e suas famílias. A esse trabalho clínico, de qualidade excepcional, ele acrescentava rapidamente um trabalho de prevenção e de pesquisa.

Colaborou com a Psicologia por meio de vasta produção científica. Teve mais de uma dezena de artigos publicados em periódicos nacionais e sessenta e nove artigos em periódicos internacionais, além da publicação de oito livros, a maioria deles em português.

Participou de projetos de grande relevância social, como o curso Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Foi pioneiro na difusão de conhecimentos científicos sobre o tema e co-fundador do Projeto Consultório de Rua, com desenvolvimento de ações de educação para a saúde direcionadas para crianças e adolescentes em situação de risco.

Richard Bucher faleceu em 1997, e foi, com certeza, um dos maiores especialistas brasileiros dos estudos da drogadição. Sua contribuição foi de grande valia para o desenvolvimento da Psicologia.