SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3A atuação do psicólogo em ONG/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.27 n.3 Brasília set. 2007

 

HOMENAGEADO

 

 

 

Yvonne Alvarenga Gonçalves Khouri

 

 

Yvonne Alvarenga Gonçalves Khouri é graduada em psicologia pela Universidade de São Paulo, sendo seu doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Como profissional atuante, participou de diversos Grupos de Pesquisa, dentre eles os grupos do Núcleo de Pesquisa da USP: Currículo, Estado e Sociedade, além de ter sido pioneira na área de Psicologia Escolar.

Entre o período de 1988 a 1999 foi presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo e do Conselho Federal de Psicologia, uma gestão com importantes iniciativas como a de organização do I Congresso Nacional de Psicologia (I CNP) que favoreceu a discussão de metas para todos os Conselhos Regionais e todos os sindicatos dos Psicólogos.

Yvonne Khouri, juntamente com Marília Borges e Antônio Virgílio, fez parte da primeira Comissão de Especialistas de Psicologia no MEC. Foi, também, com Ana Saul, fundadora da Cátedra Paulo Freire, na PUC-São Paulo.

Publicou como co-autora a obra Ver Mais Claro Para Caminhar Mais Longe, pela editora da PUC de São Paulo, Quem é o Psicólogo Brasileiro e Práticas Emergentes em Psicologia. Também apresentou diversos trabalhos em anais de eventos científicos, tecnológicos e artísticos. Seus trabalhos constam nos anais do I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e em diferentes publicações sobre Educação Inclusiva da pessoa portadora de deficiência mental. Em toda a sua trajetória de trabalho foi fiel defensora da inclusão educacional do portador de deficiência mental.