SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Psychology and moral education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.27 no.4 Brasília Dec. 2007

 

EDITORIAL

 

 

No número de encerramento do ano de 2007, aproveitamos para apresentar um balanço do triênio da gestão editorial da revista Psicologia: Ciência e Profissão. Na última reunião da comissão editorial, tivemos a oportunidade de nos debruçar sobre os trabalhos desse período e constatar que houve um significativo aumento da demanda de artigos submetidos e avaliados nesse intervalo de tempo.

Os dados analisados nos mostraram que em 2005 recebemos 84 manuscritos, dos quais 47 foram publicados. Em 2006, houve 110 textos submetidos a avaliação, tendo sido 45 divulgados ao longo do ano, lembrando que o último número foi dedicado à publicação dos trabalhos do prêmio monográfico, acrescido de apenas dois artigos do fluxo contínuo de material encaminhado. No presente ano, a demanda se ampliou novamente, visto que recebemos 126 artigos e publicamos 14, no total dos 4 números do ano, estando os demais ainda em processo de editoração. Vale dizer que muitos deles já foram reformulados, aprovados e estão prontos para serem publicados, segundo ordenamento que ficará a critério da próxima comissão editorial.

Mais uma vez, lembramos que o fechamento do volume 27, com sua periodicidade completamente regularizada, só foi possível, por um lado, graças à colaboração dos pareceristas ad-hoc, que atuaram como árbitros na análise dos manuscritos, além da atuação dos membros do Conselho Consultivo, que empregaram o crivo de suas análises críticas. Por outro lado, salientamos que um periódico só tem sentido quando se torna um veículo de divulgação de idéias, de dados de pesquisa e de relatos de experiências que sejam aproveitados por outros pesquisadores e profissionais da área de conhecimento à qual ele se destina.

Nesse sentido, foi com enorme satisfação que recebemos a notícia de que a Psicologia: Ciência e Profissão está entre as revistas científicas mais citadas da base de dados PePsic. Isso demonstra que o material publicado está chegando ao destino desejado, o usuário da informação.

Por fim, registramos publicamente o agradecimento ao XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia pelo apoio dado ao trabalho de editoração da revista. Em que pese a importância da estrutura oferecida, as decisões políticas tomadas foram fundamentais para que o funcionamento de todas as engrenagens do processo editorial ocorresse a contento. A cooperação e o empenho dos colaboradores da Coordenadoria Técnica do CFP foram também bastante valiosos para que alcançássemos esses resultados.

Desejamos à futura comissão editorial muito sucesso na continuidade das atividades da revista no próximo triênio!