SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1The invention of resentment in the XIX century and the challenges of Social Psychology in the XXI century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.28 no.1 Brasília Mar. 2008

 

EDITORIAL

 

Iniciamos 2008 com um novo grupo na gestão do conselho Federal de Psicologia, que agora compõe o nosso XIV Plenário. Tal como a gestão que nos antecedeu, contamos com o apoio de todo o plenário e, em especial, da diretoria, que não mede esforços para que a revista Psicologia ciência e Profissão conte com a infra-estrutura necessária para a qualidade da editoração. Apesar de minha continuidade como editora responsável, é importante destacar que houve renovação total da comissão editorial, constituída com base nas indicações dos conselhos Regionais de Psicologia. considerando a importância de representarmos todas as Regiões brasileiras, temos a presença de cada uma delas nos cinco psicólogos indicados, sendo todos eles reconhecidos pela experiência científica e acadêmica no conjunto de pesquisadores nacionais. contamos com a experiência desse corpo de colaboradores para que a revista continue sendo publicação bem qualificada, tal como tem sido desde a sua criação.

Também contamos com uma mudança tanto na aparência da capa como do miolo da revista, que passa por adequações em vários sentidos. Agora só utilizamos material reciclado, simbolizando a nossa afinidade com a busca pelo desenvolvimento sustentável que inclui principalmente a preservação da natureza. A modificação do desenho da capa e de outros detalhes internos sinaliza nossa vontade de nos adequarmos às regras da publicação científica de qualidade, sempre divulgada nos encontros da Associação Brasileira de Editores científicos (ABEc). Assim sendo, tudo o que lá aprendemos tem sido imediatamente implementado na revista, procurando incessantemente atender os parâmetros de qualificação definidos pela ciência da Informação. Além dessas, temos ainda outras duas grandes novidades da revista! A primeira diz respeito à adoção de novas normas, tendo em vista nosso propósito de internacionalização e a necessidade de inclusão em novas bases de dados, de forma a propiciar maior visibilidade às publicações que veiculamos. Para tanto, passamos, a partir deste número, a adotar as normas da American Psychological Association (APA) com as adaptações necessárias à língua portuguesa. A segunda, e mais importante, é a inclusão de colegas latino-americanos no nosso conselho consultivo, que passa também a contar com a colaboração inestimável de pesquisadores de peso da Psicologia latino-americana. Eles, com certeza, nos auxiliarão a estreitar ainda mais os laços de compromisso com a Psicologia de países que têm realidades sociais muito semelhantes à nossa e cuja psicologia tem buscado respostas com as quais nos interessa manter diálogo permanente.

Esperamos, com todas essas alterações, alcançar a condição de qualidade que atenda à comunidade da Psicologia por meio da publicação regular dos relatos de pesquisas, ensaios teóricos e relatos de experiência que publicamos trienalmente!

A revista se renova para manter-se atualizada e contribuir com o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.