SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Journals’ citacions in the psychology scientific production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.28 no.3 Brasília Sept. 2008

 

EDITORIAL

 

 

O dia 8 de outubro é o Dia da Psicologia Latino-americana. É importante lembrar que essa data foi definida em assembléia extraordinária da União Latino-americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), na cidade de São Paulo, no ano de 2005. Várias atividades foram realizadas para a celebração desse dia, buscando reavaliar os propósitos pelos quais ela foi escolhida como marco para a expressão dos desejos de mudança da trajetória da Psicologia na direção que queremos. Do debate on-line previsto para a data, com o tema Desafios da produção social dos sujeitos democráticos, participaram alguns representantes de entidades de Psicologia do Brasil, Monica Giacomini (da SBPH, representando o Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira), Humberto Verona (CFP) e Marcus Vinicius de Oliveira (convidado) e, pelo México e pelo Uruguai, estavam, respectivamente, Marco Murueta (secretário-geral da ULAPSI) e Carolina Moll (coordenadora da Rede Latino-americana de Psicologia). A discussão foi profícua, visto que reafirmou os princípios e a vocação da Psicologia latino-americana, o projeto de uma união e de um intercâmbio permanente entre a Psicologia dos diversos países da América Latina e, por fim, ratificou o compromisso social com as urgências desses países como eixo da reconstrução e da crítica na Psicologia.

Assim, tanto como ciência e como profissão, continuaremos buscando não só preservar as características culturais, os valores, os costumes e os projetos do povo latino-americano, o respeito à pluralidade e diversidade que nossa história produziu no campo da Psicologia, mas também, e especialmente, reafirmar a luta pela produção de um saber e de um fazer que sejam necessários e importantes na construção de condições dignas de vida em nossos países. Paradigmaticamente, a comemoração está representada pela figura de Ernesto che Guevara, que morreu no dia 08 de outubro de1967.

Simultaneamente às comemorações e dando continuidade aos projetos em prol da concretização desses ideais, foi lançado o III Congresso da ULAPSI, previsto para o período de 9 a 11 de setembro de 2009, na cidade do México. No bojo das iniciativas bem sucedidas, resultantes do estreitamento dos vínculos entre as entidades de Psicologia latino-americana, vale aqui enfatizar os avanços da BVS-PSI ULAPSI. Eles se destacam especificamente em duas frentes importantes. A primeira, revelada pelo aumento cada vez mais rápido de países latino-americanos que ingressam nessa grande rede de bibliotecas virtuais. A segunda, não menos importante, refere-se ao crescimento expressivo de revistas da América Latina que passam a ter seus artigos completos disponíveis no PePSIc. com passos vigorosos, a produção científica deste continente caminha para ocupar um espaço cada vez maior para ser divulgada e, poder assim, ser integrada ao conhecimento que aqui produzimos.

A revista Psicologia: Ciência e Profissão reafirma-se como local privilegiado e aberto aos pesquisadores e profissionais da área para divulgar os relatos de suas pesquisas, bem como suas reflexões e experiências. Os leitores só terão a se beneficiar com a aproximação e a articulação dos povos latino-americanos, visando à disseminação dos nossos ideais.