SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue4Sensation of seeking and antisocial conducts and criminal in youngsters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.28 no.4 Brasília Dec. 2008

 

EDITORIAL

 

Encerrando o volume de 2008 com o fechamento do nosso quarto e último número do ano, é chegada a hora de apresentar um balanço da gestão editorial da revista neste período. A Comissão Editorial, em sua última reunião, teve a oportunidade de analisar o fluxo de artigos submetidos para publicação na Psicologia Ciência e Profissão. Com muita satisfação verificamos que houve novamente um aumento significativo na quantidade de artigos submetidos para publicação, chegando a 167 textos recebidos, o que representa mais de 30% do que recebemos em 2007.

Uma boa surpresa foi verificar que cerca de 40% dos trabalhos foram encaminhados por meio eletrônico, utilizando o sistema SEER, que passou a ser mais frequentemente empregado depois da divulgação sobre essa possibilidade de encaminhamento, feita pelo Jornal do Federal. Importante lembrar, também, que neste ano ampliamos a quantidade de artigos publicados em cada número, que agora inclui 15 artigos. Com essa medida, ampliamos o espaço para a inclusão de mais autores e para que mais conteúdo possa ser veiculado por nossa revista. Assim, publicamos um total de 60 artigos, sendo 35 de pesquisa, 17 textos de ensaio e teóricos e 8 relatos de experiência profissional.

Também mapeamos as áreas em que os textos recebidos pela revista se vinculam. Verificamos então que 24% dos artigos são de assuntos predominantemente ligados à Psicologia Social. Outros 21% referem-se a temas de Saúde Mental. Em terceiro lugar, com 18%, estão os trabalhos relacionados à Psicologia Clínica e Hospitalar. Um percentual grande de textos, que soma 15%, foi dedicado à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Outras áreas apareceram, havendo textos relacionados à Psicologia Escolar e Educacional (7%), à Psicanálise (7%), à Psicologia Infantil (5%), à Avaliação Psicológica (2%) e à Psicologia Jurídica (1%).

Outra análise realizada diz respeito ao perfil de titulação dos autores de artigos publicados neste ano. Assim, verificamos que a maioria expressiva é de doutores e mestres, respectivamente 53% e 22% deles. Alunos de pós-graduação stricto sensu aparecem também em percentual significativo, sendo 8% doutorandos, 6% mestrandos. Especialistas, graduados e graduandos (predominantemente, mas não exclusivamente, de cursos de Psicologia) correspondem a 5%, cada, dos autores dos artigos do ano de 2008.

Considerando que a avaliação da qualidade dos periódicos científicos brasileiros, a partir do presente ano, tomou como principal critério a identificação e a análise das bases de dados nas quais as revistas estão indexadas, algumas providências foram tomadas para ampliar as nossas indexações. Nesse sentido, além das bases em que a Psicologia Ciência e Profissão já estava vinculada, solicitamos a inclusão em várias outras, a saber, ISI, SCOPUS, PsycINFO (EUA), PSICODOC (Espanha), Web of Science – Science Citation Index (EUA), PASCAL (França), Cambridge Scientific Abstracts (Inglaterra), DARE – UNESCO, Elsevier Science Direct Electronic Journal (EUA), IBSS (International Bibliography of the Social Sciences – Inglaterra), Red AlyC, entre outras. Pretendemos, dessa forma, alcançar o patamar mais elevado no ranking de qualidade, ora estabelecido.

Queremos, portanto, compartilhar com nossos leitores e autores, o esforço que tem sido feito para atender os critérios e as exigências de cada uma dessas bases. Ressaltamos que, acima de tudo, estamos cuidando da qualidade do nosso periódico, não só com relação à análise cuidadosa dos textos feita pelos integrantes do Comitê Consultivo, bem como dos nossos pareceristas ad-hoc (elencados na contracapa deste número). Foram muitas as mãos que colaboraram para que mais um volume da revista fosse finalizado dentro dos prazos previstos.

Nossa avaliação neste balanço é assim bastante positiva: a Revista Psicologia Ciência e Profissão tem efetivamente contribuído para fazer circular Psicologia por nosso país e, com certeza, este é o principal motivo de nossa comemoração! Aproveitamos para agradecer a todos que durante 2008 contribuíram para isto.