SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Significados e sentidos das casas estudantis e a dialética inclusão-exclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.29 n.1 Brasília mar. 2009

 

EDITORIAL

 

Ao longo dos anos de existência de nossa revista, temos contado com o apoio e a confiança dos pesquisadores e profissionais da Psicologia que enviam os seus manuscritos para serem publicados na revista Psicologia:Ciência e Profissão. Em contrapartida, temos procurado aprimorar os meios de tornar o procedimento de submissão mais ágil e eficiente. Nesse sentido, a boa notícia que temos para a comunidade acadêmica e profissional da área de Psicologia é que, a partir do ano 2009, adotaremos o Sistema de PePSIC de Publicação para a tramitação dos nossos artigos (http://submission-pepsic.scielo.br/index.php/pcp/index).

O Sistema PePSIC de Publicação é o módulo de gestão editorial do portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia - PePSIC. Trata-se de um componente da Metodologia SciELO que utiliza o Open Journal Systems (http://pkp.sfu.ca) para gerenciar a publicação de periódicos eletrônicos.

Com a adoção do Sistema PePSIC de Publicação, os autores, os pareceristas e também a comissão editorial contarão com um instrumento que possibilitará a avaliação mais veloz e confiável dos textos submetidos. A Psicologia: Ciência e Profissão está entre as primeiras revistas da área da Psicologia a adotar essa metodologia, com o objetivo de tornar o procedimento de editoração, além de mais rápido, também mais transparente, pois o autor poderá acompanhar o seu trabalho, identificando em que fase do processo editorial ele se encontra. Além disso, o Sistema PePSIC de Publicação permite também que outras pessoas envolvidas no processo editorial tenham acesso aos textos sem a necessidade de qualquer mediação externa. Imaginemos, como exemplo, o papel do revisor técnico, que cuidará da normalização dos artigos aprovados segundo os critérios adotados pela revista. Pelo novo sistema, não será necessário que o editor envie a ele os textos já analisados e aprovados pela comissão editorial. Com a senha de acesso, específica de sua função, ele examinará e retificará (quando necessário) os textos que estiverem nessa fase. Sem dúvida, isso minimizará problemas de comunicação entre os diversos atores envolvidos na produção editorial de uma revista científica.

Por último, é importante destacar que o XIV Plenário do Conselho Federal de Psicologia está apoiando, tanto política como financeiramente, o acesso de todas as revistas de Psicologia ao Sistema PePSIC de Publicação. Para tanto, foi estabelecida mais uma parceria com a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), instituição que coordena o portal SciELO, para que o Sistema fosse colocado à disposição de todos os que por ele se interessarem. Graças os sucesso alcançado com o portal PePSIC, as revistas da área de Psicologia serão as primeiras a utilizar essa metodologia, depois daquelas publicadas no portal SciELO. A capacitação dos editores que pretendem adotar essa sistemática pode ser agendada, contatando-se diretamente a coordenação técnica da BVS-PSI na Biblioteca Dante Moreira Leite, do Instituto de Psicologia da USP (coordenação@bvs-psi.org.br).

Toda a Psicologia brasileira terá a ganhar com a possibilidade usufruir os benefícios dos avanços tecnológicos que permitem ampliar a disseminação da produção qualificada de conhecimento.