SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1The mother’s place in the child psychoterapy: an experience of psychological attendance in public health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.29 no.1 Brasília Mar. 2009

 

HOMENAGEADO

 

 

 

Luiz Pasquali

 

 

Luiz Pasquali teve colaboração substancial e efetiva participação na introdução e na consolidação da pesquisa científica nas áreas de psicometria, avaliação psicológica, Psicologia social e organizacional no Brasil.

Nascido na cidade de Gaurama, no Rio Grande do Sul, em 1933, teve ampla formação universitária, com graduações em Pedagogia, Teologia, Filosofia e Psicologia.

Em 1967, obteve o mestrado em Psicologia pela Faculté de Psychologie et des Sciences de l’Éducation, na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, e, em 1970, o doutorado em Psicologia na mesma faculdade.

No mesmo ano, Pasquali mudou-se para os Estados Unidos e foi selecionado para trabalhar no Departamento de Psicologia da Universidade de Gran Valley, no Estado de Michigan. Nesse período, passou a dar aulas de Introdução à Psicologia e Higiene Mental.

Com a intenção de voltar ao Brasil, escreveu à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1973, e obteve resposta favorável para ser professor na instituição. Em 1975, foi convidado para se vincular ao Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). A partir desse momento, passou a se dedicar inteiramente à Psicologia, enfatizando o seu interesse no trabalho pela melhoria da situação brasileira em relação aos testes psicológicos.

As contribuições de Pasquali para o desenvolvimento da Psicologia na UnB, onde ainda trabalha, são diversas: em 1987, fundou o Laboratório de Psicologia, Avaliação e Medidas (LABPAM), responsável pela validação de vários testes psicológicos recomendados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Em 1989, criou o Laboratório de Ensino de Psicologia (LEP), com o objetivo de utilizar a informática para subsidiar a formação de alunos de Psicologia.

Em 1997, na reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, fundou o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), elaborou seu estatuto e foi o seu primeiro presidente. Essa sociedade agrega hoje vários pesquisadores preocupados com a construção de medidas e de instrumental psicológico no País.

Pasquali foi um dos principais colaboradores para o lançamento da revista Avaliação Psicológica – publicação científica brasileira destinada a divulgar artigos específicos sobre o tema no Brasil. Também foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), tendo sido seu primeiro presidente. Suas contribuições estão ainda nos quase 30 livros que escreveu, o primeiro em 1996 – Teoria e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento – e o último, publicado em 2008, intitulado Ciência da Mente: a Psicologia à Procura do Objeto.