SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Vocational guidance workshop in a public high school: a Psychosocial approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.29 no.2 Brasília June 2009

 

HOMENAGEADO

 

 

Maria do Carmo Guedes

 

 

Maria do Carmo Guedes, nascida em São Paulo, possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo, em 1956, e doutorado em Ciências Humanas e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1974. Tem experiência na área de Psicologia, com atuação principal em história da Psicologia, Psicologia no Brasil, história da Psicologia no Brasil e disseminação de conhecimento.

Em 1962, começou a lecionar na PUC-SP a disciplina Psicologia Científica, passando três anos depois para administração e direção do Laboratório de Psicologia Experimental.

Quando dos primeiros anos do reconhecimento da profissão de psicólogo, na década de 1960, não teve concedido o seu título de psicóloga por ter sido sua atuação considerada do campo da pesquisa. Tal título foi concedido apenas àqueles que, sem o curso superior específico em Psicologia, já se dedicavam a atividades na área. Contudo, Maria do Carmo deixou para a Psicologia um legado no âmbito da pesquisa, visto que tem, desde então, se dedicado à área com empenho e dedicação. O resultado é visto através dos diversos e extensos trabalhos sobre Psicologia e assuntos diretamente relacionados que vem realizando.

Sempre envolvida na formação de professores e alunos universitários, Maria do Carmo também é conhecida por sua atuação durante a ditadura militar. Com outros professores universitários, contribuiu para o refúgio de alunos que sofreram com um violento ato na PUC-SP. Dois meses após a ocupação da universidade pelos alunos, em 1968, juntamente a outros professores, ajudou a formular e a executar um novo currículo experimental, implementado por seis meses. A pesquisadora e autora é lembrada também por ter sido testemunha na defesa de uma aluna da PUC-SP, em 1971, com problemas judiciais durante a ditadura militar.

Com participação em diversos tipos de publicações, já organizou e lançou 10 livros em suas linhas de pesquisas: História e Historiografia da Psicologia, Análise Crítica das Categorias Fundamentais da Psicologia Social e Psicologia Ambiental.

Atualmente, orienta pesquisas acadêmicas, publica artigos científicos de suas investigações e é vice-coordenadora do curso de pós-graduação na PUC-SP em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, e referência em História da Psicologia, cujo grupo de trabalho criado por ela na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, em 1996, foi o primeiro no Brasil. Maria do Carmo leciona as disciplinas Psicologia Social e Psicologia Experimental em dois programas da PUC-SP.