SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Psychiatric reform and social inclusion: a study with mental patients’ relatives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.29 no.3 Brasília Sept. 2009

 

EDITORIAL

 

Nos dias 9 a 11 de setembro, ocorreu, na Universidad Autonoma Metropolitana Xochimilco, localizada na cidade do México, o III Congresso Latino-americano de Psicologia da União Latino-americana de Entidades da Psicologia - ULAPSI. O evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, dentre as quais 70 eram do Brasil. Deve-se ressaltar que o Sistema Conselhos esteve presente, ao lado de várias entidades brasileiras, com mesas-redondas e conferências, nas quais foram abordados os problemas compartilhados pelos povos latinoamericanos.

Imediatamente antes do congresso, teve lugar a IV Assembléia Ordinária da ULAPSI, na qual as psicólogas Ana Bock (Brasil) e Carolina Moll (Uruguai) foram eleitas, respectivamente, para os cargos de secretária executiva e tesoureira da entidade. Em reunião das entidades brasileiras, foi eleita a psicóloga Roberta Azzi para representante do Brasil no Conselho Executivo da ULAPSI, sendo comunicada sua eleição na assembléia. Foram ainda estabelecidas algumas diretrizes para os próximos anos, que incluíram o fortalecimento da consciência latino-americana e do compromisso social da Psicologia e o estreitamento das relações com a realidade social da América Latina. Foi determinado, também, que o novo grupo gestor lutaria pela ampliação do número de entidades afiliadas, com a inclusão de países que ainda não estão presentes, como o Equador e a Venezuela. Outro objetivo definido foi o de produzir e fazer circular o conhecimento por meio da Revista Latinoamericana de Psicologia e da Biblioteca Virtual – ULAPSI.

O fato de a BVS-PSI ter sido assumida como um dos veículos primordiais para a divulgação do conhecimento pela ULAPSI é importante para todos e, especialmente, para aqueles que lidam com a produção científica. Sem dúvida, a biblioteca virtual parece ter o potencial de prover os caminhos que permitirão que o processo de partilha de saberes do povo latino-americano seja acelerado.

Nesse sentido, destacamos o potencial da base de dados PePSIC, no qual as revistas ganham visibilidade à medida que seus artigos completos passam a ser acessados via web. É importante divulgar que, no mês de setembro de 2009, foi alcançado o número recorde de 80 títulos de 12 países latino-americanos que integram o portal.

A revista Psicologia: Ciência e Profissão está entre as 10 mais citadas, quando se considera o universo dos títulos disponíveis no PePSIC, tomando por base o mês de agosto de 2009. Assim sendo, reiteramos a abertura deste espaço editorial aos pesquisadores e profissionais da área com as seções disponíveis que a nossa revista tem para divulgar resultados de pesquisas, reflexões teóricas e relatos de experiências. Ao final, são os leitores os grandes beneficiados com a intensificação do processo de comunicação entre os psicólogos do próprio país e dos países latino-americanos, cuja realidade tem muitos pontos de aproximação.