SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4O Zulliger no sistema compreensivo: um estudo de fidedignidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.29 n.4 Brasília dez. 2009

 

EDITORIAL

 

Em dezembro de 2009, ao entregar ao público nosso último número, temos muito a celebrar! Entre os motivos, está o fato de a revista Psicologia: Ciência e Profissão ter sido aceita para integrar a base de dados da SciELO, cuja inclusão, por si só, já sinaliza o reconhecimento da qualidade do nosso periódico. Cabe lembrar, contudo, que alguns ajustes nos estão sendo exigidos, todos eles possíveis de serem atendidos de imediato, visto serem predominantemente referentes a aspectos formais. Todo o empenho será feito para que atendamos as condições estabelecidas.

Com o propósito de apresentar nosso balanço do ano, a Comissão Editorial analisou o fluxo de trabalhos submetidos para publicação e dos artigos efetivamente publicados neste volume. Dessa forma, pudemos verificar que a quantidade de manuscritos encaminhados foi ainda mais elevada que no ano anterior, chegando a 210 textos recebidos, incluindo aí alguns que nem puderam ser avaliados porque estavam fora das normas adotadas pela revista.

Do mapeamento das áreas em que estão vinculados os textos recebidos, observamos que os assuntos predominantes foram os ligados à Psicologia cognitiva (22%) e à Psicologia social (18%). Outros temas com percentual expressivo foram os da Psicologia do desenvolvimento humano (13%) e do tratamento e prevenção psicológica (12,5%). Outras subáreas apareceram, havendo textos relacionados à Psicologia do ensino e da aprendizagem (6,5%), à Psicologia do trabalho e organizacional (6,5%), à área de fundamentos e medidas da Psicologia (5,5%), à Psicologia experimental (4,5%) e, finalmente, à Psicologia fisiológica (0,5%). Essa diversidade caracteriza a Psicologia Ciência e Profissão como um veículo de publicação geral, tal como expresso em sua missão, em que temas dos mais diversos têm guarida, desde que contribuam para o avanço da ciência psicológica e para a reflexão crítica do conhecimento e da prática profissional.

É importante lembrar que continuamos perseguindo a meta de ampliar as indexações em bases de dados, visto que recentemente foi definido como principal critério a identificação e a análise das bases de dados nas quais as revistas estão indexadas. Desde o mês de maio, passamos a utilizar o Submission do SciELO para o gerenciamento do processo editorial. Embora o sistema esteja implantado há pouco tempo, cerca de uma centena de trabalhos já foram tramitados dessa forma, o que favorece a agilidade dos procedimentos de gestão da revista.

É com muito júbilo que compartilhamos com nossos leitores e autores os frutos do esforço de qualificação do nosso periódico. Esperamos continuar contando com a preciosa colaboração do nosso Comitê Consultivo e dos muitos pareceristas ad hoc, que neste número aparecem citados na contracapa. Mais uma vez, agradecemos às muitas pessoas que contribuíram para o fechamento bem-sucedido do volume 29 da nossa revista.