SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2La violencia escolar en el contexto de privación de libertad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.30 no.2 Brasília jun. 2010

 

EDITORIAL

 

 

O encerramento do segundo número de 2010 da revista Psicologia: Ciência e Profissão acontece logo após o VII Congresso Nacional de Psicologia (CNP), ocorrido entre os dias 3 e 6 de junho de 2010, em Brasília. Com características peculiares, que o tornam diferente de congressos acadêmicos, o CNP reúne delegados que democraticamente são escolhidos para definir os rumos do Sistema Conselhos de Psicologia para o triênio seguinte.

Neste ano estiveram reunidos 160 delegados e 19 observadores que debateram 177 teses e aprovaram as diretrizes para as ações não só do Conselho Federal de Psicologia, como também de cada um dos Conselhos Regionais. Para o VII CNP, o tema eleito foi Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão. Três eixos foram derivados dele: Aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos, Construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional e Diálogo com a sociedade e com o Estado.

Desde os eventos preparatórios foi propiciada a oportunidade para o debate de questões vivenciadas pelos profissionais psicólogos de diferentes áreas de atuação, favorecendo que tópicos diversos fossem discutidos. Importante lembrar que esses eventos ocorreram em todas as regiões do Brasil e que para tomar parte deles foram convidados todos os psicólogos regularmente inscritos nos vários Conselhos Regionais. O aumento do número de pessoas presentes nessas atividades foi fruto dos investimentos feitos nos últimos anos para ampliar a participação dos psicólogos na definição dos rumos da profissão.

Na sequência ocorreram os Congressos Regionais (Coreps), nos quais estiveram presentes os delegados eleitos nos diversos pré-congressos. A partir dos Coreps, novos delegados foram escolhidos e participaram do VII CNP, deliberando sobre as teses e os respectivos encaminhamentos que servirão como guias para as ações dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal no próximo triênio.

O Congresso Nacional é um instrumento democrático de construção de uma profissão, com a contribuição essencial dos profissionais que dela fazem parte. Nele são definidas estratégias de qualificação para o exercício profissional nas diferentes áreas, bem como os princípios éticos norteadores de um projeto para a profissão que se estabelece no dia a dia e se fortalece nos espaços de debates.

A importância da manutenção de veículos de comunicação tem sido ratificada desde o primeiro CNP, mostrando o reconhecimento da categoria sobre o valor das publicações do Sistema Conselhos, avaliadas como fontes de informação qualificada. Dessa forma, percebe-se a necessidade de manutenção dos vários meios já existentes que incluem, além dos sites, os jornais ou boletins periódicos de cada um dos CRPs e as revistas do CFP, a Psicologia: Ciência e Profissão, que é trimestral, e a Psicologia Ciência e Profissão: Diálogos, que é semestral.

Sentimo-nos, portanto, encorajados para manter a nossa revista como uma das formas para difundir o conhecimento e as experiências produzidas pela Psicologia, tanto na academia como no cotidiano profissional. Nesse sentido, mais uma vez, reiteramos o convite para que enviem seus trabalhos fruto de reflexões teóricas, de pesquisa ou os relatos de experiências profissionais para que possamos divulgá-los na revista Psicologia: Ciência e Profissão,de forma a compartilhálos com nossos colegas de profissão e com os demais interessados pelos assuntos de nossa área.