SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Representação social da depressão em uma Instituição de Ensino da Rede Pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.30 no.3 Brasília set. 2010

 

EDITORIAL

 

 

Mais uma vez, uso o espaço de um editorial para compartilhar com os leitores da Psicologia: Ciência e Profissão informações sobre o maior evento que tem sido produzido pela psicologia brasileira nos últimos anos. Refiro-me ao III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão (III CBP) realizado pela primeira vez em 2002 e que, agora em setembro de 2010, teve sua terceira edição.

Participaram do Congresso cerca de 7 mil pessoas, das quais aproximadamente metade era composta por alunos de graduação em Psicologia. O evento ocorreu em São Paulo, e foi dividido em dois espaços, na UNINOVE, onde tiveram lugar em dezenas de salas as atividades tradicionais do Congresso, e no Memorial da América Latina, em cujo auditório se deu a cerimônia de abertura, seguida das homenagens aos psicólogos falecidos nos últimos quatro anos, dos simpósios-magnos, das atividades culturais, do lançamento de livros e também da seção de encerramento. Todos os Estados brasileiros se fizeram presentes com muitos participantes!

Houve a apresentação de 4279 atividades diferentes, de áreas e abordagens diversas, vindas da atuação profissional em variados campos ou da pesquisa em múltiplos recortes. Mais especificamente, tivemos 64 conferências, 27 simpósios ciência e profissão, 96 simpósios, 147 mesas redondas, 70 minicursos, 476 'Como eu faço...', 377 'Conversando sobre...' e 2800 pôsteres. É importante ressaltar a qualidade das apresentações dos Simpósios Magnos que encerraram a cada dia as atividades científicas do evento, tendo como elemento norteador das discussões o tema central do Congresso: Construindo referenciais éticos, democráticos e participativos.

Simultaneamente ao Congresso, ocorreram as atividades dos Diálogos Latino-americanos, promovidas pela União Latina de Entidades de Psicologia (ULAPSI), que, tal como nos dois congressos anteriores, foram propostos com o objetivo de se constituir lugar de discussão de temas comuns aos latino-americanos e de se favorecer a integração com colegas de países que vivenciam realidades sociais muito semelhantes. Deve-se registrar ainda a presença de representantes de entidades internacionais como a Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP),a American Psychology Association (APA), a International Union of Psychological Science (IUPsyS) e a International Association of Applied Psychology (IAAP), que aceitaram o convite da Secretaria Executiva do III CBP para ter contato com esse grande evento promovido pelas 21 entidades aglutinadas no Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB).

Todas as atividades do Congresso foram organizadas de forma a valorizar os espaços de debate e a articulação entre ciência e profissão, propiciando aos participantes a oportunidade de trocar ideias e experiências. Mais uma vez, fica evidenciado que a revista Psicologia: Ciência e Profissão e o CBP têm um objetivo comum, que é a disseminação do conhecimento advindo da psicologia plural que temos, que não é apenas fruto dos estudos e pesquisas mas também da experiência profissional do psicólogo brasileiro!

Creative Commons License