SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Tramas do cotidiano:: a Psicodinâmica do trabalho em um Conselho Tutelar1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.30 no.3 Brasília set. 2010

 

HOMENAGEADO

 

 

 

Analúcia Dias Schliemann

Analúcia Dias Schliemann, pioneira na construção da Psicologia do desenvolvimento do raciocínio matemático no Brasil, é autora e coautora de inúmeras publicações em português, espanhol, inglês e japonês, entre elas, o livro Na Vida Dez, na Escola Zero, trabalho referencial sobre o desenvolvimento da compreensão da matemática dentro e fora da escola. Quando perguntada sobre o que considerava sua maior contribuição para a área, Analúcia afirma sem qualquer dúvida: “Foi a formação de meus alunos na Universidade Federal de Pernambuco, que hoje são pesquisadores em várias universidades no Brasil e no exterior.”

A pernambucana Analúcia nasceu em 1943. Inspirada pelas teorias do desenvolvimento cognitivo do suíço Jean Piaget, ingressou em 1962 na Faculdade de Filosofia do Recife, onde se formou em Pedagogia. Com sede de pesquisas, a jovem conquistou, em 1967, bolsa do governo francês para estudos de Licença e Maîtrise em Psicologia nas Universidades de Lyon e de Paris. A partir desse momento, iniciou sua trajetória profissional de dedicação ao ensino e à pesquisa sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Em 1980, com bolsa da CAPES, obteve o doutorado em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Londres (University College). Em 1986, foi, por um semestre, pesquisadora visitante no Learning Research and Development Center (Centro de Aprendizado Pesquisa e Desenvolvimento) da Universidade de Pittsburgh.

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco de 1970 a 1994, foi uma das fundadoras do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva no qual, a partir de 1980, em colaboração com David Carraher, Terezinha Nunes e seus muitos alunos, desenvolveram, ao longo de mais de uma década, estudos sobre o raciocínio matemático de crianças e adultos com pouca ou nenhuma escolarização. Esses estudos contribuíram para uma mudança de atitude com relação ao fracasso escolar, ao demonstrar que crianças de escolas públicas que fracassam no uso de algoritmos escolares baseados em pura memorização são capazes de compreender e utilizar princípios matemáticos em situações de trabalho de compra e venda.

Em 1994, Analúcia mudou-se para os Estados Unidos, onde, como Professor of Education da Tufts University, em Medford, MA, iniciou, com David Carraher e Bárbara Brizuela, uma série de estudos sobre a introdução de conceitos e representações algébricas na escola primária. Parte desses estudos são relatados no livro Bringing out the Algebraic Character of Arithmetic e em diversos artigos (ver www.earlyalgebra.org). A partir deste ano, como Professora Emérita da Universidade de Tufts, Analúcia continua desenvolvendo pesquisas como parte do Poincaré Institute, projeto financiado pela National Science Foundation para a melhoria da preparação de professores do ensino médio em três Estados americanos.

As pesquisas de Schliemann resultaram na criação de novas abordagens para o ensino de matemática e contribuíram para a formação de diversos pesquisadores na área. Além disso, contribuíram para o avanço da Psicologia do desenvolvimento do raciocínio matemático e da Psicologia transcultural, campos até então pouco explorados no País.

Creative Commons License