SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1025 anos de psicopedagogia no Instituto Sedes Sapientiae: onde estamos e para onde vamos? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. vol.13 no.10 São Paulo  2005

 

ARTIGO

 

Homenagem a Consuelo de Assis Carvalho

Lembranças

 

Georgia Vassimon1

Instituto Sedes Sapientiae, SP.

 

 


 

Gostaríamos de parar o tempo, de termos tempo para poder pensar na instituição e na sua história, nas pessoas que a constroem, nos valores e temores que a compõem, mas a vida não pede passagem, nem a morte.

Fomos pegos de surpresa pela Consuelo, não dissemos as últimas palavras, não fizemos à última reunião, mas foram tantas que não há problema, guardaremos as palavras, os cuidados, os esclarecimentos, os quase 50 anos dedicados a formar pessoas na instituição a que pertencemos, o Instituto Sedes Sapientiae.

Com a rapidez que lhe era peculiar, se foi, assim como seu movimento de vida rápido, prático, organizado, sempre nos surpreendendo com carinho.

Fez parte desta instituição, levando muito a sério os princípios, a ética e o respeito nas relações humanas, com todos os grupos: de alunos, de professores e de funcionários.

Tinha no Sedes um lugar de destaque por tantos anos de trabalho, dedicação e esforço; participou da diretoria, criou e deu aulas em muitos cursos, andou por esse Brasil acreditando na educação, na psicologia, no ser humano e na possibilidade de transformação.

Foi uma das fundadoras do curso de Psicopedagogia, assim como o de Orientação Familiar, deu aula nesses e em outros cursos, foi terapeuta e orientadora familiar. Foram tantas pessoas que se beneficiaram de sua atenção, crença, perseverança e das frases ditas nas horas certas: “Catapora pega, ansiedade é virulenta”.

Trabalhou em muitas e diferentes instituições, com pessoas de todos os níveis socioeconômica, sempre preocupada com a justiça social.

A instituição é feita de pessoas e por pessoas; dessa forma pudemos ter o privilégio de conviver com parte da história do Instituto por meio das lembranças, das ações e das intervenções da Consuelo e, juntas, continuaremos a escrevê-la.

Pessoalmente tenho a agradecer à mestra o aprendizado, à parceira de trabalho, a confiança depositada, à amiga, a possibilidade de conviver e lidar com nossas diferenças.

Obrigada, Consuelo.

 

NOTA

1Membro da diretoria, docente dos cursos de Formação em Psicopedagogia: atendimento clínico e institucional e Atendimento em Orientação Familiar e Processos Psicoterapêuticos do Instituto Sedes Sapientiae, SP.

Creative Commons License