SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1025 anos de psicopedagogia no Instituto Sedes Sapientiae: onde estamos e para onde vamos?A matriz discursiva da psicanálise na compreensão e na análise de uma instituição que se 'ocupa' da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. v.13 n.10 São Paulo  2005

 

ARTIGO

 

 

Desafios e tendências em formação continuada

 

Anna Helena Altenfelder*


Instituto Sedes Sapientiae,

Faculdades Oswaldo Cruz, Universidade Prebisteriana Mackenzie

Endereço para correspondência

 


RESUMO

O presente artigo tem como objetivo discutir, a partir da perspectiva da psicologia sócio-histórica, os desafios colocados no atual contexto educacional para os formadores de educadores, principalmente os que planejam e coordenam ações de formação continuada de professores. Para tanto, faz-se um resgate das terminologias, concepções e tendências da formação continuada no Brasil e uma revisão crítica da situação atual, apontando a importância de se considerar a formação continuada como parte integrante do trabalho docente e para a necessidade de novos estudos que ultrapassem a dicotomia entre teoria e prática.

Palavras- chave: formação continuada de professores, concepções e tendências, atividade docente, relação entre teoria e prática.


ABSTRACT

The aim of the present work is to discuss, based on social-historic psychology, the present challenges of educator’s continuous development. To do so, the study presents terminologies and conceptions, making a critical review of teachers continues formation in Brazil. The work also emphasizes the continuous development as an integrant aspect of the teachers work and points the need of studies to help a better understanding of the dichotomy between theory and practices.

Key words: educator’s continuous development, conceptions, teacher’s work, relationship between theory and practices.


 

Nos últimos anos, com o acesso à escola garantido para a maioria das crianças brasileiras, é cada vez mais crescente a preocupação com a melhoria da qualidade da educação, principalmente na escola pública.

Para responder a esse desafio, é prioritário e urgente que a escola promova mudanças na sua estrutura, organização e, principalmente, nas práticas pedagógicas que desenvolve.

Formação de professores, inicial ou continuada, constitui-se, portanto, tema de importância para estudo e pesquisa, no sentido de se buscar promover as condições para que a escola cumpra efetivamente sua função de ensinar e formar cidadãos, que sejam ativos na construção de uma sociedade caracterizada por eqüidade e justiça.

Nesse contexto, a Psicopedagogia, como área que estuda e lida com os processos de aprendizagem, não pode deixar de se preocupar com o tema da formação continuada, mesmo porque, entre as várias possibilidades de atuação do psicopedagogo, encontra-se a supervisão, elaboração ou coordenação de projetos de desenvolvimento profissional de educadores.

Mais importante ainda, acreditamos como afirma Severino (2002:19), que a Psicopedagogia tem de estabelecer íntimo diálogo com as próprias disciplinas do campo educacional. É na busca desse diálogo e apoiados na crença em uma Psicopedagogia que ultrapasse um enfoque clínico, centrado nas dificuldades e problemas da aprendizagem que nos propomos, neste artigo, discutir os desafios colocados no atual contexto educacional para os formadores de educadores.

Atualmente, um dos principais desafios para os pesquisadores da área educacional é romper a falta de diálogo e a insatisfação que permeiam as relações entre professores que atuam em sala de aula do ensino médio e fundamental e os profissionais responsáveis pelo planejamento, elaboração e coordenação dos processos de seu desenvolvimento profissional. A esse respeito Bueno (2002:7) escreve: “Os desacordos e desencontros parecem ter origem em incompreensões que procedem de ambos os lados”.

Nossa experiência mostra que os professores, muitas vezes, ao avaliarem os processos de formação mencionam sentimentos como o de serem usados como objetos de pesquisa, de não serem respeitados em seus interesses, necessidades, ritmo e processo, ou apresentam queixas como dicotomia entre teoria e prática por parte dos formadores e sobre a falta de isomorfismo entre a formação que recebem e o tipo de educação que lhes é pedido que desenvolvam. Os formadores, por seu lado, apontam nos professores resistência, medo de mudar, pouco comprometimento e falha na formação inicial.

Essas explicações, no nosso entender, encerram contradições que deixam dúvidas, além de serem simplistas e até mesmo reducionistas, pois não focalizam o fenômeno em seus múltiplos aspectos.

Além disso, dois fenômenos comuns no contexto educacional brasileiro acabam por afetar, também, as relações entre professores e formadores: a panacéia para o problema educacional brasileiro e o modismo na educação.

Belintane (2002:4) discute a questão da panacéia afirmando que “há no imaginário escolar docente sempre uma esperança de que uma nova teoria, um novo material didático – realmente eficiente - venha erradicar os problemas básicos da escola”. Ou seja, os educadores estão à espera de um novo conjunto de saberes que possam resolver os graves problemas educacionais de nosso País. Dessa forma, muitas vezes, novas teorias, linhas e parâmetros acabam por se articular com essa esperança, mesmo porque, na maioria das vezes, tais formulações não promovem uma discussão de suas possibilidades e limites.

Geglio (2003:26) reitera que há uma tendência entre nós, educadores, de, ao entrarmos em contato com novas idéias no campo educacional, darmos hegemonia a elas desconsiderando as anteriores. Mostra que uma análise da produção discente dos programas de pós-graduação evidencia esses fenômenos, pois se pode constatar que o referencial adotado nessas produções varia segundo “as tendências da moda”. Justifica esse movimento com o que Gouvêa, 1971,1974,1976, Gatti, 1983,1992 e Warde, 1990,1993, denominaram de ‘modismo no campo da educação’.

Sendo assim, muitas vezes, professores aderem sem crítica à teoria da moda ou, de forma inversa, esperam dos formadores teorias que expliquem os impasses e dificuldades que encontram em sala de aula e métodos para resolvê-los.

Por outro lado, formadores sugerem que a resolução dos problemas pode se dar a partir de novas teorias que circulam no campo educacional, veiculando-as de forma hegemônica, negando as contribuições anteriores e desconsiderando todos os saberes produzidos anteriormente, inclusive os construídos pelos professores em sua prática docente.

Essas considerações, nossa experiência e o discurso educacional produzido por educadores1 revelam que a dicotomia entre teoria e prática é um ponto recorrente e central nos desencontros e desentendimentos entre formadores e professores, que acabam por gerar angústias e apreensões em todos os envolvidos.

Precisamos nos debruçar mais sobre esse fenômeno para compreender melhor como e por que, apesar de várias pesquisas e produções teóricas, a dicotomia teoria e prática se mantêm não só no discurso, mas no cotidiano da escola e dos processos de formação continuada.

Sem a pretensão de trazer soluções, nossa intenção é contribuir para esse debate, enfocando alguns pontos que – consideramos podem ampliar a reflexão dos formadores sobre sua prática.

Treinamento, reciclagem, capacitação ou formação continuada? Questão semântica ou de concepção?

Inicialmente, consideramos importante refletir sobre os termos que são muitas vezes indistintamente usados para se referir à formação do educador que terminou a etapa inicial e já exerce a profissão.

Aperfeiçoamento, formação em serviço, formação contínua, reciclagem, desenvolvimento profissional, treinamento ou capacitação podem ser termos equivalentes, porém, não são sinônimos e diferenciá-los não é uma questão semântica, muito pelo contrário, pois a escolha dos termos muitas vezes revela as posturas e concepções que orientam as ações de formação.

Nessa direção, Marin (1995) alerta para a necessidade de rever tais termos, repensando-os criticamente, uma vez que decisões são tomadas e ações propostas com base nos conceitos subjacentes aos termos usados.

Assim, reciclagem, que é uma palavra usada no cotidiano para se referir a processos de modificação de objetos e materiais, não deve ser usada no contexto educacional, pois pode se referir a cursos rápidos, descontextualizados e superficiais, que não consideram a complexidade do processo de ensino.

Treinamento também pode ser inadequado, se a educação continuada for pensada como um processo mecânico que meramente modela comportamentos.

Aperfeiçoamento, entendido como um conjunto de ações capaz de completar alguém, de torná-lo perfeito, de concluí-lo, leva à negação da própria educação, ou seja, a idéia da educabilidade do ser humano.

Capacitação, termo atualmente muito usado, pode ser congruente com a idéia de formação continuada, se considerarmos a ação de capacitar no sentido de tornar capaz, habilitar, uma vez que, para exercer sua função de educadora, a pessoa necessita adquirir as condições de desempenho próprias à profissão, ou seja, se tornar capaz.

No entanto, a adoção da concepção de capacitação como convencimento e persuasão se mostra inadequada para ações de formação continuada, uma vez que os profissionais da Educação não podem e não devem ser persuadidos ou convencidos sobre idéias, mas sim conhecê-las, analisá-las, criticá-las ou até mesmo aceitá-las.

Marin (1995) explica que Educação permanente, formação continuada, educação continuada são termos que podem ser colocados no mesmo bloco, pois são similares. Embora admitindo que existam nuanças entre esses termos, considera que são complementares e não contraditórios, uma vez que colocam como eixo da formação o conhecimento que se constitui no suporte das interações que possibilitam a superação dos problemas e das dificuldades.

Constatando a multiplicidade de significados, a autora indica que lhe parece que a terminologia educação continuada.

Pode ser utilizada para uma abordagem mais ampla, rica e potencial, na medida em que pode incorporar as noções anteriores – treinamento, capacitação, aperfeiçoamento – dependendo da perspectiva, do objetivo específico ou dos aspectos a serem focalizados no processo educativo, permitindo que tenhamos visões menos fragmentárias, mais inclusivas, menos maniqueístas ou polarizadoras (Marin, 1995:19).

Dentro desse contexto, optamos pelo uso de formação continuada, para nos referirmos aos processos de formação do educador que já concluiu sua formação inicial e exerce sua profissão, uma vez que é o termo usado pela maioria dos educadores que apontam para a discussão e/ou para a proposição de projetos que levam em conta um professor inserido em um contexto sócio-histórico, que tem como função transmitir o conhecimento socialmente acumulado em uma perspectiva transformadora da realidade (Mazzeu, 1998; Lima, 2001; Belintane, 2002; Pimenta, 2002; Gatti, 2003; e Geglio, 2003, entre outros).

Tendências da formação continuada no Brasil

Como pudemos constatar na análise da terminologia, diferentes concepções, originadas em diferentes pressupostos filosóficos, epistemológicos e metodológicos, coexistem e se confrontam no campo da formação continuada. Não podemos, assim, pensar a formação de professores sem uma análise crítica que possibilite pensar a serviço de que estão as ações de formação e em que medida podem caminhar na superação da dicotomia entre teoria e prática.

Fusari (1997) amplia este debate em um estudo bastante detalhado, no qual apresenta uma análise das tendências em formação continuada no Brasil. Em seu trabalho, identifica algumas tendências, movimentos, concepções presentes na educação brasileira em diferentes momentos históricos que tiveram repercussão na concepção de ações e programas de formação continuada no século passado e no atual.

Compreender essas tendências permite ao formador, no dizer de Fusari, “descobrir, desvelar aquilo que está coberto, velado, permitindo o seu posicionamento consciente”. Nesse sentido, acreditamos que esse posicionamento implica uma visão crítica para que o formador possa desenvolver ações que levem em conta as necessidades do professor e que promovam condições para que ele cumpra efetivamente sua função de ensinar e formar cidadãos.

As tendências analisadas por Fusari, embora situadas pelo autor em momentos históricos e relacionadas a contextos específicos, estão até hoje, no nosso entender, subjacentes e muitas vezes sobrepostas em ações de formação continuada; sendo assim, optamos por apresentar as posturas e as ações que as caracterizam.

A tendência tradicional pode ser identificada em ações que visam à aquisição do conhecimento, ao desenvolvimento de habilidades específicas e atitudes e que são desenvolvidas a partir de atividades como aulas expositivas, painéis, sínteses de textos discutidos a partir de folhas-tarefas, baseadas na crença de que a aquisição do conhecimento por si só levaria à mudança de atitude na prática.

Essa tendência acaba por gerar uma dicotomia entre teoria e prática muitas vezes expressa pelos professores em comentários como: “O curso foi bom, mas na prática a realidade é outra”, “a teoria é muito bonita, mas difícil é fazer”.

A tendência escolanovista está subjacente em ações nas quais o foco é individual, as relações são interpessoais e os aspectos, psicológicos. O planejamento é centrado nas atividades a serem aplicadas e enfatiza as dinâmicas de grupo, jogos das mais diferentes formas e dramatizações aplicadas ao ensino sem se debruçar sobre o objeto de conhecimento ou sobre a atividade docente propriamente dita.

Diferentemente da tendência tradicional, a tendência escolanovista concebe que a mudança de comportamento do educador se dá não por meio do domínio de conteúdos, mas, sim, pela vivência das experiências propostas nos encontros.

Esses encontros podem gerar mudanças no discurso dos professores, mas a falta de subsídios e instrumentos para desenvolver a prática acaba por gerar uma postura ‘espontaneísta’, ou uma prática baseada no ensino tradicional. Dessa maneira, de forma inversa, a dicotomia entre teoria e prática ainda se faz presente.

Fusari, ao analisar essa tendência, mostra preocupação com processos que acabam por não considerar a atividade docente do professor em sua totalidade, e, citando Saviani, alerta: “a escola tradicional, na medida em que se compromete com a transmissão de conteúdo, mesmo de forma autoritária, revela-se mais democrática, de fato, do que a proclamada liberdade da ‘escola nova’, com mais atividades e menos conteúdo” (Saviani, 1986:52/53, apud Fusari, 1987:169).

Os processos de formação de educadores refletem a tendência tecnicista, ao tomarem como elemento principal a organização racional dos meios, as tecnologias e os procedimentos de ensino. A habilidade de planejar bem o trabalho, de executá-lo com controle e de avaliá-lo segundo critérios previamente estabelecidos são competências desejáveis nos educadores para os que desenvolvem ações nessa perspectiva.

A dicotomia entre teoria e prática não é superada, muito pelo contrário, subsiste uma visão de educação fragmentada. Professores e especialistas cuidam cada qual do seu espaço, descolado da realidade social, cujo compromisso maior seria a preparação para o mercado de trabalho, com uma ênfase na tecnologia e, mais ainda, na crença de que os recursos tecnológicos podem resolver os problemas educacionais.

A tendência crítica-reprodutivista transparece nas denúncias das desigualdades produzidas pelo sistema capitalista e no papel ideológico da escola na manutenção dessa ordem. Se, por um lado, representa um avanço ao compreender de forma clara a relação de dependência entre a educação e a sociedade capitalista, por outro, não supera a dicotomia entre teoria e prática no exercício da função docente, atendo-se a denunciar, não apresentando nenhuma teoria para orientar a prática dos professores.

Além disso, ao não considerar o fazer pedagógico e postular que a escola, ao manter o sistema vigente, exclui a possibilidade de transformação das condições existentes, acaba por mobilizar no educador um sentimento de inércia à espera de mudanças na estrutura social para que, a partir daí, possa mudar sua prática.

A proposta crítica supera a articulação mecanicista entre educação e sociedade, pois analisa essa relação como essencialmente dialética e contraditória, ao mesmo tempo em que pensa na possibilidade de transformações no quadro educacional e social (Meira, 2003:17).

Essa perspectiva considera que função própria da escola é transmitir de forma democrática a cultura construída pelos homens através dos tempos, dando instrumentos para o aluno perceber criticamente a realidade social e comprometer-se com a sua transformação.

É na e pela interação entre dois sujeitos reais, concretos, situados em determinado espaço e tempo sócio-histórico que a aprendizagem dos conteúdos escolares ocorre. O trabalho do educador assume então, nessa perspectiva, importância fundamental, uma vez que este se constitui como mediador entre o aluno e os conteúdos de ensino.

Daí a necessidade fundamental de o educador conhecer muito bem o conteúdo que ensina, sabê-los criticamente em relação ao social concreto e saber transformá-los em algo que modifique o indivíduo, no próprio processo de aquisição desse saber (Fusari, 1987:181).

A postura crítica ao questionar as tendências tradicionalista e tecnicista presentes no cenário da formação de professores, ao ultrapassar o espontaneísmo da tendência escolanovista e ao ampliar a discussão que concebe a formação docente sob o foco das relações sociais, permitiu um avanço importante no patamar das discussões sobre formação docente.

A conjuntura histórica e social dos anos 90 acirrou este debate e trouxe para a educação - mais especificamente, para a formação continuada ---- a contribuição de autores e de pesquisas que, se por um lado permitiram avanços e ampliações, por outro, suscitaram novas dúvidas e indagações.

Nesta época é difundido no Brasil o livro Os professores e sua formação, coordenado pelo português Antonio Nóvoa, que traz textos de pesquisadores da Espanha, Portugal, França, Estados Unidos e Inglaterra, como Thomas S. Popekewitz, Carlos Marcelo Garcia, Donald Schön, Angel Perez Gomes, Ken Zeichener, Lise Chantrine-Demailly (Pimenta, 2002:36).

Esses autores e outros, como Philipp Perrenoud, Maurice Tardiff, Gimeno Sacristán, Bernard Charlot, Maria Tereza Estrela, Rui Canário e Isabel Alarcão, passaram, a partir de então, a referenciar vários estudos sobre formação docente e, até mesmo, documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares para a Formação do Professor e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Em síntese, esses autores discutem uma formação de professores concentrada no trabalho docente, nas relações que se estabelecem dentro da escola e na importância da vinculação entre formação docente e práticas escolares como currículo, didática, avaliação e gestão de sala, o que, no nosso entender, tem trazido uma contribuição relevante para a educação em geral e a formação continuada mais especificamente.

No entanto, essa produção foi rapidamente absorvida por professores e pesquisadores brasileiros, muitas vezes de forma hegemônica, refletindo os fenômenos (já discutidos na introdução deste artigo) da panacéia para o problema educacional brasileiro e do modismo na educação. Tendo em vista esse quadro – a tendência de se adotar, de forma acrítica, um referencial “da moda”, de forma hegemônica, como a solução para os problemas da Educação, negando as contribuições anteriores, consideramos importante promover uma discussão crítica dessa literatura que passou a referenciar pesquisas e estudos sobre formação docente na década de noventa.

Pesquisadores como Schön, Nóvoa e Perrenoud, entre outros, ao discutirem em suas obras a importância de se romper com a racionalidade técnica, que privilegia a teoria em detrimento da prática, podem inspirar ações que invertam o pêndulo e caiam no que alguns autores2 chamam de praticismo, pragmatismo, ou até mesmo correr o risco de levar educadores a desconsiderar as importantes contribuições que os aportes teóricos podem trazer à reflexão.

Geglio (2003), analisando mais especificamente o pensamento de Donald Schön, aponta que o autor, ao privilegiar a prática em detrimento da teoria, não estabelece entre ambas uma relação dialética. Sua proposta de reflexão na ação não apresenta a prática como elemento de síntese de construção e reconstrução teórica; sendo assim, não supera em sua obra a dicotomia, ao contrário, desloca o foco da aprendizagem centrada na teoria para a aprendizagem centrada na prática.

O autor chama a atenção para o fato de que centrar a formação profissional no fazer cotidiano não ajuda a ultrapassar a ineficiência dos projetos que priorizam a produção acadêmica, pois pode levar a um pragmatismo que restringe a ação profissional a um determinado fazer, além de não oferecer subsídios para lidar com situações inesperadas.

Outra crítica importante a ser considerada é a de que a abordagem reflexiva, embora revele a tentativa de uma perspectiva crítica, tente responder à necessidade de mudanças de nossa época e coloque o professor como eixo central da formação docente, acaba, em suas formulações, por desvincular a profissão do professor do desenvolvimento histórico da sociedade.

Nessa direção, Facci (2003:53) alerta para o fato de que, embora as pesquisas sobre o professor reflexivo busquem compreender no processo educativo a subjetividade e o profissionalismo do professor, não se preocupam em compreender e até mesmo não consideram as condições histórico-sociais em que a subjetividade é produzida e a profissão se desenvolve.

Como podemos constatar, uma das principais questões apontadas em relação às teorias que postulam um professor reflexivo refere-se exatamente ao entrelaçamento entre teoria e prática, questão que permeia como já apontamos a formação de educadores.

Afirmamos também que a superação dessa dicotomia ainda é um desafio a ser vencido e que ainda são necessários, apesar dos vários avanços, estudos mais aprofundados nesse campo. Por outro lado, não podemos desconsiderar as contribuições de autores que concebem a formação continuada como parte integrante da função docente, contendo e estando contida nesta em uma relação dialética.

Formação continuada como parte integrante do trabalho docente

O homem, ao longo da vida, se apropria da cultura acumulada pelas gerações anteriores ao mesmo tempo em que cria novas objetivações correspondentes às suas idéias e aos desafios de seu tempo. Sendo assim, a educação é um processo fundamental, pois é por meio dela que tal apropriação ocorre e que o indivíduo adquire instrumentos para criar essas novas objetivações.

A apropriação do conhecimento socialmente construído se efetiva na interação entre membros da cultura no interior de práticas sociais. Em nossa sociedade, essa apropriação se dá nas esferas do cotidiano e em instituições criadas para esse fim, como a escola.

A função da escola é transmitir democraticamente a cultura construída ao longo do tempo, instrumentalizando o aluno para perceber criticamente a realidade social e comprometer-se com a sua transformação.

Ao professor cabe a função social de fazer a mediação entre o que o aluno aprende espontaneamente na vida cotidiana e a formação do aluno no que não é reiterativo na vida social, garantindo a apropriação de instrumentos culturais básicos que permitam elaboração de entendimento da realidade social e promoção do desenvolvimento individual. Assim, a atividade pedagógica do professor é um conjunto de ações intencionais, conscientes, dirigidas para um fim específico.

Compreender a natureza da escola e da atividade docente nessa perspectiva implica articular a aprendizagem do aluno à formação continuada do professor, e, como afirma Lima, compreender que: a formação contínua deve estar “a serviço da reflexão e da produção de um conhecimento sistematizado, que possa oferecer a fundamentação teórica necessária para a articulação com a prática criativa do professor em relação ao aluno, à escola e à sociedade” (Lima, 2001:32).

Para realizar seu trabalho docente é preciso que o professor se aproprie constantemente dos avanços das ciências e das teorias pedagógicas. Há, ainda, uma razão muito mais premente e mais profunda, como apontam Barbieri, Carvalho e Ulhe (1995:32), que é a própria natureza do fazer pedagógico, que, sendo domínio da práxis é, portanto, histórico e inacabado.

Lima (2001) traz uma contribuição importante nesse sentido, ao elaborar um conceito de formação continuada que parte de dois princípios de perspectiva marxista: o trabalho como categoria fundante da vida humana e a práxis da atividade docente.

Formação contínua é a articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor, como possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (Lima, 2001:30).

A autora afirma, também, que a formação continuada não pode se efetivar se não estiver conectada com os sonhos, a vida e o trabalho do professor.

Na mesma direção, Gatti ressalta que os processos de formação continuada

Só mostram efetividade quando levam em consideração as condições sociopsicológicas e culturais de existência das pessoas em seus nichos de habitação e convivência, e não apenas suas condições cognitivas. Mas apenas o levar em consideração essas questões como premissas abstratas não cria mobilização para mudanças efetivas. O que é preciso conseguir é uma integração na ambiência de vida e de trabalho daqueles que participarão do processo formativo.(...) Metaforicamente, diríamos que a alavanca tem que se integrar ao terreno para mover o que pretende mover (Gatti, 2003:6).

A autora chama a atenção, também, sobre a importância de se considerar os eventos sociais, políticos, econômicos ou culturais que permeiam a vida grupal ou comunitária e também se constituem como determinantes que moldam as concepções sobre educação, ensino, papel profissional e as práticas a elas ligadas.

Altenfelder (2004:151) aponta que “a formação continuada de professores deve se concentrar no trabalho docente e nas relações que se estabelecem na escola, o que resgata o próprio espaço escolar como lócus importante de formação continuada”.

Ressalta, ainda, que o trabalho coletivo é fundamental para que os educadores possam vencer os enormes desafios impostos pela realidade educacional brasileira. Alerta, também, que para que o trabalho coletivo ocorra é fundamental um investimento nas relações interpessoais da equipe escolar (Altenfelder, 2004:152).

Conclusão

São muitos os avanços e as contribuições teóricas que permitem aos formadores desenvolver ações que levam em conta um professor inserido em um contexto sócio-histórico, que tem como função transmitir o conhecimento socialmente acumulado em uma perspectiva transformadora da realidade.

Para tanto, é fundamental que o formador tenha claros conceitos, idéias e concepções que orientem suas ações e que encare as contribuições teóricas como subsídios que possibilitam a reflexão sobre a prática e não como a solução final para todos os problemas, aceita de forma hegemônica.

Essas constatações devem mobilizar todos aqueles que planejam e desenvolvem projetos de formação continuada para a revisão e aprofundamento do tema a partir de questões de fundo, como as propostas por Candau (2001:67): “Que tipo de Educação queremos promover? Para que tipo de sociedade?”.

Ao mesmo tempo em que constatamos avanços, identificamos que ainda restam desafios, principalmente em se ultrapassar a dicotomia entre teoria e prática, pois, como já apontamos em estudos anteriores (Altenfelder, 2004:154), temos na área da formação continuada uma crise análoga à que Vigotski (1999:2003) apontava na Psicologia no início do século passado3.

Reconhecemos a necessidade de uma formação continuada que ultrapasse a dicotomia entre teoria e prática, porém temos dificuldades em promover processos de formação continuada nos quais a articulação teoria e prática seja reconhecida pelos professores.

Nesse sentido, acreditamos que ainda são necessários estudos e pesquisas que tragam novas luzes a essa questão, apontando caminhos que nos possibilitem compreender melhor as relações entre teoria e prática nos processos de formação continuada de professores.

Caminho esse que só poderá ser trilhado se formadores e pesquisadores levarem em conta a necessidade de olhar, compreender, considerar e respeitar as necessidades dos professores, considerando-os como parceiros na construção desse saber.

 

 

Referências bibliográficas

ALTENFELDER, Anna Helena. Formação Continuada: os sentidos atribuídos na voz do professor. São Paulo: PUCSP (Dissertação de mestrado), 2004.        [ Links ]

BARBIERI, Marisa Ramos; CARVALHO, Célia Pezzolo; ULHE, Águeda Bernadete. Formação Continuada dos Profissionais de Ensino: Algumas Considerações. Caderno Cedes, n.36. Campinas: Papirus, 1995. p. 29-35.        [ Links ]

BELINTANE, Claudemir. Por uma ambiência de formação contínua de professores. Cadernos de. Pesquisa. [online]. nov. 2002, n.117 [citado em 26 ago. 2004], p.177-193. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000300009&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0100-1574.        [ Links ]

BUENO, Belmira Oliveira. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Bárbara; Souza, Cynthia Pereira (Org.). A vida e o ofício dos professores. São Paulo: Escrituras, 1998.        [ Links ]

CANDAU, Vera Maria. Universidade e formação de professores: Que rumos tomar? In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério -- Construção cotidiana. .Petrópolis: Vozes, 2001.        [ Links ]

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. (Tese de doutorado) Araraquara: UNESP/FCLAR, 2003.        [ Links ]

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.        [ Links ]

FUSARI, José Cerchi. A educação do educador em serviço: o treinamento de professores em questão. (Dissertação de mestrado) São Paulo: Programa História e Filosofia da Educação, PUCSP, 1988.        [ Links ]

GATTI, Bernardete A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de. Pesquisa. [on-line]. 2003 n. 119 [citado em 26 ago. 2004], p. 191-204. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742003000200010&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 0100-1574.        [ Links ]

GEGLIO, Paulo César. Formação Continuada de Professores e mudança de prática: uma análise a partir da narrativa de professores. (Tese de doutorado) São Paulo: Programa de Psicologia da Educação, PUCSP, 2003.        [ Links ]

LIMA, Maria Socorro Lucena. A formação contínua do professor nos caminhos e descaminhos do desenvolvimento profissiaonal. (Tese de doutorado) São Paulo: Faculdade de Educação, USP, 2001.        [ Links ]

MARIN, Alda Junqueira. Educação Continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes. Campinas: Papirus, n. 36, p. 13-20, 1995.        [ Links ]

___________________ (Org.). Educação Continuada. Campinas: Papirus, 2000.        [ Links ]

MAZZEU, Francisco José Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos CEDES [online]. Abr. 1998, vol.19, n.44 [citado em 26 ago. 2004], p. 59-72. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621998000100006&lng=pt&nrm=iso>;. ISSN 0101-3262.

NÓVOA, António (coord.). Os professores e sua formação. Publicações Dom Quixote Instituto Inovação Educacional: Lisboa, 1997. p. 15-34.        [ Links ]

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.        [ Links ]

SEVERINO, Antonio Joaquim. A Psicopedagogia e o espaço transdisciplinar. In: NOFFS, N. A.; FABRÍCIO, N. C. e SOUZA, V. C. B. A Psicopedagogia em direção ao espaço transdisciplinar. São Paulo: Frôntis Editoria, 2000.        [ Links ]

VIGOTSKI, Lev Sememovitch. Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.        [ Links ]


 

Endereço para correspondência:
Rua Itápolis, 1588.
CEP 01245-000, São Paulo, SP
E-mail ahaltenfelder@uol.com.br

 

Notas

*Mestre em Psicologia da Educação; pesquisadora e formadora do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária; professora dos cursos de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae, das Faculdades Oswaldo Cruz e da Universidade Prebisteriana Mackenzie.

1 - A esse respeito ver: Altenfelder, 2004; Bueno, 2002; Candau, 2002; Gatti, 2003, 2002; Pimenta, 2002, entre outros.

2 - Ver Pimenta, 2002:22.

3 - Para Vigotski, no início do século XX, a Psicologia passava por uma crise que se revelava na contradição entre o fato de já ter reconhecido a necessidade de uma ciência geral, que se configurasse como metodologia, e, ao mesmo tempo, não ser capaz de produzi-la.

Creative Commons License