SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue10 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. vol.13 no.10 São Paulo  2005

 

RESENHA

 

 

Margaret Pela1

 

Análise ,icrogenética da oficina criativa – Projeto de modelagem em argila. Coleção Arteterapia.

Cristina Dias Allessandrini

São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004

 

O livro Análise Microgenética da Oficina Criativa – Projeto de Modelagem em Argila descreve a pesquisa realizada com crianças, adolescentes e adultos, que comprova, dentro de um modelo científico, como e por que um indivíduo que desenvolve o trabalho de criação e realização de um projeto utilizando recursos artísticos sempre d terá uma aprendizagem qualitativamente melhor. No caso, o material utilizado foi a argila.

É interessante apontar a inovação presente na adaptação da metodologia da análise microgenética criada pela equipe de Barbel Inhelder, em Genebra, no contexto psicopedagógico e arteterapêutico.

A fundamentação teórica que a autora desenvolve ressalta a importância da criatividade e a dimensão afetivo-cognitiva das ações do sujeito, proporcionando uma visão interativa entre teoria e prática. Nesse sentido, apresenta o que é um projeto de trabalho e sua importância para a aprendizagem.

Discute o processo de criação e realização de um projeto, analisando o encadeamento dos aspectos funcionais e estruturais que explicitam a dinâmica do pensamento do sujeito. Revela que, na medida em que busca estratégias e recursos internos para resolver as situações-problemas que se apresentam ao longo de sua realização, apoiado no potencial criativo que emerge durante o processo, o resultado é sempre qualitativamente melhor.

A pesquisa, de base teórica piagetiana, demonstra que a resposta qualitativa é sempre majorante no sistema de equilibração das estruturas cognitivo-afetivas.

A autora apresenta, portanto, um procedimento de análise da qualidade de relação que o sujeito estabelece nos níveis da relação intrapessoal (da pessoa consigo própria); das relações interpessoais (de um sujeito com outro(s) sujeito(s)); da relação com o objeto (no caso, a argila) e na relação com a tarefa em si, ou seja, com seu projeto.

Nesse sentido o livro descreve parâmetros relevantes que podem nortear o psicopedagogo no acompanhamento do processo de desenvolvimento de seu cliente. Traz, de maneira bastante precisa e objetiva, aspectos do que acontece quando o indivíduo é atendido dentro de um trabalho clínico e/ou institucional psicopedagógico.

Descreve, com pertinência e qualidade, a participação do criativo bem direcionado na construção de uma aprendizagem significativa. Portanto, seu conteúdo abrange as áreas da Psicopedagogia, da Arteterapia e da Educação.

É uma obra de referência para o profissional que trabalha de modo a auxiliar seu cliente a alavancar as competências necessárias ao seu desenvolvimento e à sua aprendizagem, fazendo frente ao que é requisitado pelo ritmo evolutivo intenso dos dias de hoje.

 

NOTA

1Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP; graduada em Pedagogia pela Universidade Tibiriça, SP, em Letras pela Universidade Mackenzie, SP, e em Tradução pelo Alumni, SP; consultora técnica para trabalhos científicos nas áreas de Educação, Psicologia, Psicopedagogia e Arteterapia.

Creative Commons License