SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número11 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. v.14 n.1 São Paulo dez. 2006

 

EDITORIAL

 

A revista Construção Psicopedagógica, neste número, vem convidar a todos a refletirem sobre a Identidade e a Diversidade da Psicopedagogia.

Para iniciar este trajeto apresenta a Entrevista com Antônio da Costa Ciampa, com inquietantes questões a respeito da identidade do psicopedagogo. Para tanto assinala que ”quando consideramos a identidade de uma pessoa estamos nos referindo a sua identidade como um todo. Quando falamos do psicopedagogo (que é uma pessoa, obviamente) estamos considerando apenas um componente, uma dimensão parcial – a profissional – de sua identidade pessoal. Então, como falar de uma identidade referida a diferentes indivíduos, de várias origens, com diferentes formações? A questão que surge é como articular diferença (individual) com igualdade ou semelhança (coletiva)”. Ressalta que “Para falar de qualquer identidade coletiva, considero importante sempre levar em conta outra questão, a de políticas da identidade...”.

Mas adiante o entrevistado pontua que “A identidade se forma pela socialização e pela individualização, articulando igualdade (semelhança) e diferença. Daí a defesa de uma moral igualitária e de uma ética libertária como condição da emancipação humana. A exigência, politicamente, é da democracia; juridicamente, do Estado de Direito; educacionalmente, do pleno desenvolvimento da individualidade de cada um e de todos”.

Neste percurso democrático, a revista Construção Psicopedagógica apresenta os seguintes artigos originais. Inicialmente com a valiosa contribuição de Mônica Hoehne Mendes com o artigo Psicopedagogia uma identidade em construção, fruto de sua dissertação de mestrado. Em seguida uma profunda pesquisa intitulada Acerca do estudo da história de nossas ocupações, Psicologia, Nutrição e Psicopedagogia, de Cleber Gibson Ratto, Fabiane Ortiz Portella e Siliane Regina Orlandia Troggian.

Como artigo de revisão a autora Márcia Siqueira Andrade nos oferece o relevante pensar através do titulo Ensinante e aprendente: a construção da autoria de pensamento. Por outro lado, Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini apresenta instigante artigo de revisão sobre o Ser e aprender na Contemporaneidade: Modalidades, estilos ou idiomas pessoais de aprender.:

A seguir a questão da Ética e estética na clínica da aprendizagem, importante relato de experiência, é abordada por Sônia Maria B. A. Parente. E para encerrar este exemplar, sugerimos a leitura da resenha de Martha Izaura Taboada sobre a inovadora obra de Aglael Luz Borges - Te-sendo fios de conhecimento: O paradigma da construção do ser e saber.

A partir da leitura realizada, o leitor terá significativas reflexões e questões sobre a Identidade e a Diversidade da Psicopedagogia.

Elisa Maria Pitombo

Editora responsável

Creative Commons License