SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número11Ética e estética na clínica da aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. v.14 n.1 São Paulo dez. 2006

 

RESENHA

 

 

Elaborada por Martha Taboada*

 

 

Te-sendo fios de conhecimento o paradigma a construção do ser e do saber

Rio de Janeiro: UAPÊ, 2005

Aglael Luz Borges (org.)

 

 


 

 

A professora Aglael constitui o personagem central dessa trama, tecida por profissionais de diversas áreas do conhecimento, tendo como tela de fundo o compromisso com a Psicopedagogia e como norteador O PARADIGMA DE LUZ BORGES. O resultado é uma rede interconectada por textos, que abordam o cotidiano de educadores em ambientes distintos, tais como a Educação, a Saúde, a Família e a Empresa que, ancorados por uma metodologia psicopedagógica e transdisciplinar, rompem com as formas usuais de Ensino-Aprendizagem e se permitem viver uma práxis psicopedagógica, pautada na auto-reflexão, análise crítica e transformação dos sujeitos.

O salto de qualidade dos artigos contidos nessa produção literária é a diversidade dos assuntos tratados, abrangente como a própria Psicopedagogia. A explicitação da fundamentação teórica, que permeia os relatos, aponta alternativas consonantes com uma sociedade globalizada, extremamente informatizada, cujo maior desafio é resolver os problemas básicos de educação.

Segundo dados da UNESCO, a Educação no séc. 21 deve estar compromissada com um ensino de qualidade, pertinência e utilidade para aqueles que têm acesso aos sistemas educacionais, e ampliar o acesso à educação para o imenso contingente de excluídos.

Nesse sentido, O PARADIGMA DE LUZ BORGES: A CONSTRUÇÃO DO SER E DO SABER está compromissado com uma EDUCAÇÃO PARA TODOS, constituindo-se em uma PRÁXIS psicopedagógica com as seguintes relevâncias: a) A harmonia entre teoria e prática que mobiliza o diálogo (interno e externo) e permite o crescimento; b) A relação da objetividade das coisas com a subjetividade de cada sujeito na sua história, que possibilita o trânsito nos paradoxos da vida, prazer e dever, saber e não saber, etc.; e c) A especificidade do sujeito e o comprometimento com a produção na e para a cidadania que se explicita na postura e na ação psicopedagógica com a elaboração e implementação de projetos de responsabilidade e inclusão social.

A trajetória profissional da professora Aglael inclui, entre outros: uma graduação em Filosofia e outra em Psicologia; uma formação em Psicanálise; um Mestrado em Educação na área de Supervisão Escolar, Especialização em Psicopedagogia; atuações em Serviços de Orientação Educacional e docência nas disciplinas Prática de Ensino de Psicologia e Didática Geral, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Coordenação e docência em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia no Rio de Janeiro e em outros estados, ao lado de uma intensa e continuada prática em Clínica de Psicologia e Psicopedagogia.

Instigada pela necessidade de integrar concepções teóricas (e não fragmentar) para dar conta de entender o sujeito em contextos complexos, a Profa Aglael tem mobilizado um grande número de alunos e profissionais a buscar a teoria na prática, atrelando, assim, a atitude de pesquisa aos espaços psicopedagógicos.

Acreditando que os princípios de Atividade, Liberdade, Autoridade e Criatividade são construídos por meio de mediadores, que deveriam fazer parte dos objetivos do ensino, a Profa Aglael reuniu artigos que testemunham a pertinência de um paradigma repleto de possibilidades, inesgotável e surpreendente como a própria VIDA VIVA.

 

 

* Psicóloga clínica, psicopedagoga, neuropsicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos e mestre em Educação

Creative Commons License