SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue12Psicopedagogia hospitalar: por que e para quem? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. vol.15 no.12 São Paulo Dec. 2007

 

EDITORIAL

 

 

Construções dos Caminhos... Sentidos das Conquistas...

Mais uma conquista da equipe editorial Revista Construção Psicopedagógica, estendendo os parabéns às editoras do passado, aos empreendimentos de qualidade das comissões científicas e à luta e persistência da coordenação e do corpo docente do Departamento de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae. São conquistas que dizem respeito ao caminho percorrido com lutas individuais e coletivas, “regado” pelas construções de qualidade científica e pelos “suores” e dificuldades na busca da sustentabilidade, para gerar e desenvolver a comunicação dos conhecimentos científicos e da aprendizagem humana. Há necessidade de muita solidariedade e persistência!

Paula Yone Strob (UnB, 2000) na Introdução dolivro Saberes globais e saberes locais, com diálogos reflexivos entre Edgar Morin, Marcel Bursztyn e Thimoty Mulholland, expressa sobre a sustentabilidade e solidariedade com muita propriedade:

O âmago do conceito - o princípio ético da solidariedade - guarda o imenso desafio contemporâneo de assegurar a sustentabilidade da humanidade no planeta, no interior de uma crise de civilização de múltiplas dimensões interdependentes e interpenetrantes: ecológica, social, política, humana, étnica, ética, moral, religiosa, afetiva, mitológica.

Mobilizados por este sentido de luta, em busca da sustentabilidade e solidariedade necessárias para gerar comunicações de produções com excelente qualidade (último número, Qualis A Nacional pela Capes)1, apresentamos mais um número da Revista, na nova modalidade eletrônica. O tema fundamental das discussões e projetos, apresentados nos artigos, dizem respeito às questões culturais e institucionais, levando em conta a aprendizagem, o olhar e intervenções terapêuticas, os princípios e dinâmicas no âmbito da cultura, frente à sobrevivência e garantia de continuidade saudável das suas construções.

Qual seria a contribuição da Psicopedagogia Institucional no contexto das organizações da educação, saúde e no âmbito do trabalho? Foi esta a grande questão colocada como tema básico do evento de Psicopedagogia, promovido pelo Departamento de Psicopedagogia do Sedes Sapientiae em agosto de 2007.

Os artigos que seguem dizem respeito às reflexões apresentadas no evento e às respostas colhidas em entrevistas, bem como relatos de experiências, pesquisas e projetos psicopedagógicos em que se levam conta a aprendizagem, as interações das forças individuais e culturais das organizações, as contribuições da Psicopedagogia Institucional nos contextos de educação, da saúde, das empresas e das organizações do terceiro setor.

Celebro esta nova edição com o foco no respeito às diferentes culturas, enfatizado em muitos dos artigos apresentados e ressaltado por Edgar Morin, ao refletir sobre os saberes globais e locais (2000):

Devemos ter em conta o valor das culturas, a sabedoria, o saber, os modos de fazer, de conhecimentos muitos sutis sobre o mundo vegetal e animal, sobre modos de cura.

Eloísa Quadros Fagali

Editora Responsável

 

 

1 Qualis: processo de avaliação e classificação dos periódicos científicos utilizados pelos programas de pós-graduação para divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos.

Creative Commons License