SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue12Etnoeducação: uma análise a partir do gênero de ensino e sua articulação com o estilo de aprendizagem terenaPara entender psicopedagogia: perspectivas atuais desafios futuros author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Construção psicopedagógica

Print version ISSN 1415-6954On-line version ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. vol.15 no.12 São Paulo Dec. 2007

 

RESENHAS

 

Expandindo fronteiras: gestalt-terapia aplicada em vários contextos*

 

 

Neusa Mariangelo Ramaglia**

 

 

A professora, psicóloga, gestalt-terapeuta e psicopedagoga Karina Okajima Fukumitsu, une seus conhecimentos a Hugo Ramón Barbosa Oddone, também psicólogo e gestalt-terapeuta, e juntos elaboram um trabalho muito rico para aqueles que se interessam pelos rumos da abordagem gestalt-terapêutica, principalmente, no Brasil.

Engajados em expandir o valor epistemológico da Gestalt-terapia, os autores convidam alguns estudiosos da área para divulgarem seus trabalhos já que comprovam a riqueza dessa abordagem em vários campos, além do já explorado na Psicologia Clínica.

Assim, logo no primeiro capítulo, Fukumitsu, Nogueira E Wilin mapeiam as características dos profissionais que trabalham com a Gestalt-erapia, no Brasil.

Em outro momento, Fukumitsu apresenta mais um texto com destaque da abordagem gestáltica, juntamente com Oliveira Pinto e Monteiro Mello, propondo um trabalho lúdico para as crianças e adolescentes que aguardam a consulta médica na sala de espera, possibilitando uma introdução saudável ao atendimento.

Schabbel traz uma abordagem sobre a diversidade de grupos comunitários no Brasil, enfatizando a necessidade da conscientização da Gestalt-terapia como agente facilitador no processo de interação com o mundo.

De forma sucinta, Salgueiro procura esclarecer o significado, a importância e a responsabilidade do coaching1 em várias estâncias da área organizacional, focando os diferentes papéis exercidos pelo trabalhador dentro e fora do local de trabalho.

Aguiar relata, brilhantemente, como o olhar fenomenológico pode favorecer a busca da eficiência para aqueles indivíduos que requerem necessidades especiais (comprometimento mental), através de um trabalho gestalt-terápico junto às suas mães.

No país onde o futebol é o esporte que caracteriza o brasileiro, nada mais justificativo e necessário o trabalho na linha gestalt-terápica junto à arbitragem. Souza descreve como é possível maximizar as atividades dos árbitros (disponibilizados pelo Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo), seguindo a teoria e prática da Gestalt-terapia.

Outra importante colaboradora deste livro é a Profa. Dra. Fagali, que foca a importância da Gestalt-terapia para a Psicopedagogia. Com os olhos voltados para as diferentes formas de aprender, de lidar com as resistências, e para os procedimentos de avaliações e intervenções psicopedagógicas, o trabalho apresentado teve a colaboração dos psicopedagogos da ONG InterAção (2004- 2006) em diversos contextos como: escolas, centro de apoio a crianças e adolescentes de baixa renda, na saúde (câncer, diabetes, etc.) e grupos de Terceira Idade.

Ao relatar três casos, Fagali procura enfatizar a eficiência na mobilização da aprendizagem através das oficinas psicopedagógicas, quando apoiadas pela mediação da Arteterapia e das concepções da Gestalt-terapia. As experiências descritas, as quais focam as diferenciações de contato e as relações dinâmicas entre figura e fundo, permitiram ampliar a visão de aprendizagem em vários contextos, explicitando o valor e contribuição da Gestalt-terapia para esta área, enriquecendo as práticas de intervenção psicopedagógica.

Este livro, com linguagem patente, convida o leitor não só a refletir sobre os novos caminhos da Gestalt-terapia, mas também incentiva a realização e aplicação de sua teoria e prática em outros contextos planos como: institucionais ou organizacionais, além da notória Psicologia Clínica.

 

 

* Fukumitsu, Karina Okajima; Oddone, Hugo Ramón Barbosa (Orgs.) Campinas: Livro Pleno - Série Gestalt-terapia, 2007.
** Elaborada por Neusa Mariangelo Ramaglia (Professora. Tradutora (inglês, português, libras) e Psicopedagoga.
1 Termo não traduzido.

Creative Commons License