SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número16A interdiscoplinaridade como metodologia de trabalho nas questões de aprendizagem e a construção do conhecimento da escola e da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. v.18 n.16 São Paulo jun. 2010

 

RESENHA

 

Jogos, psicologia e educação. Teoria e pesquisas

 

 

Cristina Dias Allessandrini1

Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo

 

 

Resenha do Livro: MACEDO, L. Jogos, Psicologia e Educação. Teoria e pesquisas. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2009. 270 p.

Ao final de 2009 foi publicado um livro com a produção científica do Grupo de Trabalho “Os Jogos e sua Importância para a Educação”, coordenado pelo professor Lino de Macedo. Este grupo tem participado dos encontros da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia nos últimos anos e o livro abarca três anos de sua produção. São dez capítulos, com a autoria de dezoito pesquisadores de diferentes estados e universidades brasileiros.

O que torna este livro especial é a maneira como os autores trabalham com a importância do jogo na Psicologia e na Educação, aplicável em contexto educacional e clínico: descrevem a metodologia de pesquisa escolhida, assim como as descobertas científicas e a análise teórica dos procedimentos. O grupo de trabalho demonstra o compromisso com a disseminação do conhecimento ao partilhar com o público a produção brasileira sobre jogos.

Inicia com o estado da arte das publicações brasileiras sobre jogos de regras em uma visão piagetiana e apresenta perspectivas futuras. É instigante o panorama que se delimita: trabalhos teóricos, teórico-práticos e empíricos. As autoras descrevem de forma sintética o objeto de estudo de cada trabalho. Ressaltam o quanto é complexo, para os professores, a utilização de jogos de regras em contexto educacional. Há uma listagem cuidadosa da bibliografia coletada.

A seguir há um capítulo sobre as relações entre inteligência-afetividade e ensino-aprendizagem, com foco nas pesquisas com jogos. Relata anos de trabalho dos Grupos de Pesquisa do LaPp-IPUSP: “Jogo, Ensino e Aprendizagem” (JEA) e “Jogo, Inteligência e Afetividade” (JIA), a partir da análise de dezessete pesquisas, com relevantes resultados passíveis de serem conhecidos “além do universo da pós-graduação e da academia” (2009, p. 41).

Um texto sobre a teoria da equilibração piagetiana e o jogo oferece o substrato teórico para a o livro. Com consistência e clareza, Macedo explica a relação entre observáveis e coordenações, os modelos de interação entre o sujeito e o objeto, afetividade, ensino e aprendizagem, espaço e tempo. A interdisciplinaridade da ação de jogar é descrita com o olhar de quem realmente tem amor por partilhar o conhecimento.

Depois, iniciam-se os textos sobre pesquisas realizadas com jogos específicos: Quoridor, Traverse, Lig-4, Mattix, Xadrez simplificado e Pirâmide. Em cada capítulo um público específico: crianças, adolescentes, professoras, idosas. Aspectos afetivos da atividade lúdica é destaque em um dos capítulos.

Enveredar por cada capítulo implica em desvendar pequenos mistérios presentes no jogo de regras. Competências e habilidades são convidadas a presentificar a experiência reflexiva cada jogada, na interação com o colega com quem se joga. Os jogos de regra representam importante possibilidade de enfrentamento de situações-problema e tomadas de decisão, tanto sob o ponto de vista afetivo como cognitivo.

Para a Psicopedagogia, este livro apresenta de maneira primorosa, como a intervenção clínica pode ocorrer em vistas à constituição de um ser que pode alavancar de dentro de si a possibilidade de aprender, no seu tempo e dentro de sua singularidade. A ética e a multi e interdisciplinaridade na aprendizagem e construção do conhecimento permeiam cada página. Vale a pena conferir!

 

1 Psicóloga Clínica e Arte Educadora. Arteterapeuta e Psicopedagoga há 23 anos. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Escritora. Fundadora e coordenadora do Alquimy Art, SP. Pesquisadora do LaPp - IPUSP. Membro do Grupo de Trabalho sobre “Os Jogos e sua importância para a Psicologia e a Educação” da ANPEPP. Membro da Diretoria da AATESP - Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo e sua representante no Conselho Diretor da UBAAT - União Brasileira de Associações de Arteterapia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2344992227202259; site: www.alquimyart.com.br; E-mail: allessandrini@uol.com.br

Creative Commons License