SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número18Atenção psicopedagógica no ensino superior: uma experiência inovadora na graduação de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Constr. psicopedag. vol.19 no.18 São Paulo  2011

 

RESENHA

 

Neurociência aplicada à aprendizagem

 

 

Rose Skripka N. Gabriel

Psicóloga e Psicopedagoga

 

 

Resenha do livro: PANTANO, T; ZORZI, J.L. (Org) Neurociência Aplicada a Aprendizagem. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2009, p. 196.

Sendo o termo "neurociência" jovem, esta obra ajuda o leitor a se inteirar que para compreender como o sistema nervoso opera existe a necessidade de se obter conhecimento sobre muitos aspectos envolvidos, tais como o funcionamento e desenvolvimento das células nervosas e suas capacidades elétricas e químicas, e a importância de haver um planejamento criterioso para otimizar a aprendizagem em qualquer etapa.

Telma Pantano e Vicente José Assencio-Ferreira trazem no Capítulo 1 as noções básicas referentes ao conhecimento da anatomia cerebral e a complexidade das comunicações neuronais, descrevendo os processos cognitivos na relação com os estímulos recebidos do meio externo, dando especial enfoque no Capítulo 2 à atenção e à memória e sua correlação com a aprendizagem.

No Capítulo 3, Rubens Wajnstein e Rudá Alessi explicam o desenvolvimento do sistema nervoso a partir do período embrionário e abordam os temas maturação e neuroplasticidade, que ligam o aprender à necessidade da experiência e à capacidade do sistema nervoso modificar seu funcionamento conforme as demandas do meio ou ocorrência de lesões.

Dando continuidade ao estudo do processo de percepção dos estímulos ambientais, Claudia Berlim de Mello e Beatriz Sant'Anna, no Capítulo 4, abordam as funções gnósicas, práxicas e viso-construtivas apontando também instrumentos para identificação e avaliação de deficiências.

No Capítulo 5, Claudia Berlim de Mello discorre sobre o pensamento e a inteligência aproximando a Neuropsicologia e a Psicologia Cognitiva, com orientações sobre os métodos de investigação e estratégias práticas que apoiam a intervenção psicoeducacional.

A importância do estudo aprofundado da comunicação humana pelos profissionais que trabalham com linguagem é sustentada no Capítulo 6 por Telma Pantano, onde são apresentadas de forma combinada as implicações neurológicas e as cognitivas.

Mari Ivone Lanfredi Misarelli e Mirella Liberatore Prando, no Capítulo 7, atualizam os profissionais que trabalham com aprendizagem a respeito do processamento auditivo, a partir da definição até as possibilidades de trabalho interventivo.

Simone Aparecida Capellini, Giseli Donadon Germano e Vera Lúcia Orlandi Cunha apresentam, no Capítulo 8, os problemas de leitura e escrita enfrentados pelas crianças, com base nos conhecimentos da Neurologia e Neuropsicologia, apontados como diretamente inter-relacionados com as questões sociais e pedagógicas envolvidas.

No Capítulo 9, Jaime Luiz Zorzi aborda o processamento fonológico e a ortografia como elementos valiosos em termos de pesquisa para avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem.

Os componentes do processo de avaliação das funções cognitivas são explicados passo a passo por Ana Paula Sabatini de Mello Braga no Capítulo 10, fornecendo ao leitor um suporte informativo e metodológico para a prática clínica.

As autoras Adriana Foz, no Capitulo 11, e Kátia A. Kühn Chedid, no Capítulo 12, apresentam o curso de descobertas e desafios gerados pelas Neurociências aplicados à educação.

A primeira liga os conhecimentos da Neurologia com a compreensão da aprendizagem como um processo global, que abarca tanto a informação quanto o desenvolvimento de capacidades e potenciais. A segunda autora tece uma visão geral das principais mudanças que vêm ocorrendo em relação às práticas educacionais em função das pesquisas em Neurociências, tais como o enfoque na plasticidade cerebral e o cuidado aos aspectos emocionais.

A leitura desta obra traz contribuições a todos os profissionais que trabalham com educação, na medida em que é estruturada para apresentar não somente os resultados dos estudos contemporâneos das Neurociências, mas também com a finalidade de dar orientações sobre planejamento de estratégias práticas, proporcionando desta forma uma referência para consultas nos diagnósticos e intervenções em diversos contextos que abrangem a aprendizagem.

Creative Commons License