SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número20Processamento temporal: sua importância para a aprendizagem da leituraReflexões sobre psicopedagogia em saúde a partir de um caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Constr. psicopedag. vol.20 no.20 São Paulo  2012

 

O Papel das emoções na constituição do sujeito1

 

 

Marlene Coelho Alexandroff

Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Pesquisadora do CENPEC (Centro de Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária). Professora de Psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientiae

 

 


RESUMO

No trabalho de pesquisa de campo realizado para a elaboração da Dissertação de Mestrado, chegou-se a uma professora, a uma classe e a um sujeito particular que se tornaram o corpus desta pesquisa. O contato com esta professora e, principalmente, com Carolina, cuja história enredou e instigou a pesquisadora desde o primeiro contato, foi levando-a a investigar e aprofundar como a trama de relações que faz a nossa história e nos constitui como sujeito, reflete-se na apropriação da leitura e da escrita, tema específico da investigação. Neste estudo diferencia-se afetividade de emoção e se discute a questão do uso de linguagens expressivas em sala de aula para ajudar no escoamento de emoções retidas que provocam dificuldades na aprendizagem. Portanto, os objetivos deste trabalho são analisar o papel da emoção na constituição do sujeito que aprende, investigando o modo como a leitura e a escrita podem contribuir para esta constituição, bem com a diferença entre o espaço pedagógico e terapêutico na intervenção das dificuldades de aprendizagem e as possibilidades de discussão sobre as questões de violência e do bullying.

Palavras-chave: Emoção e afetividade, Atividades expressivas, Leitura e escrita, Papel do professor e do psicopedagogo, Bullying.


ABSTRACT

In the work field research carried out for the preparation of the dissertation, a teacher, a class and a particular subject that have become the corpus of this survey. Contact with this teacher and, mainly, with Carolina, whose history in a knot and instigated the researcher from the first contact, was leading her to investigate and delve into how the Web of relations that makes our history and constitutes as a subject, is reflected in the appropriation of reading and writing, selected issue on research. In this study differentiates itself affection of emotion and discussing the question of the use of expressive languages in the classroom to assist in disposing of emotions that cause difficulties in learning are retained. Therefore, the goals of this work are analyzing the role of emotion in the Constitution of subject learning, investigating how reading and writing can contribute to this Constitution, and with the difference between pedagogical and therapeutic space in intervention of learning difficulties and possibilities for discussion of the issues of violence and bulling.

Keywords: emotion and affection, expressive activities, reading and writing, the teacher's role and psicopedagogo, bulling.


 

 

Introdução

O presente artigo faz parte da pesquisa elaborada para a realização da dissertação de mestrado na Faculdade de Educação da USP (FEUSP), defendida em setembro de 1998. Trata-se de um trecho em que pesquiso a relação entre a emoção e a cognição e o papel da escrita como uma atividade expressiva que auxilia no escoamento da emoção retida e que compromete a aprendizagem do sujeito observado.

Pesquisando a aprendizagem da leitura e da escrita numa sala de primeiro ano, numa escola municipal de São Paulo encontrei um sujeito, com uma história singular, que me instigou a aprofundar estas questões para melhor entender esse sujeito e ajudá-lo a sair da muralha que havia construído em torno de si, impedindo-o de aprender. Trata-se de Carolina2, uma menina de dez anos que, depois de ser expulsa de três escolas, por bater em suas professoras, foi encaminhada para morar num educandário que ficava ao lado da Escola Municipal Assad Abdala.

A escola foi selecionada porque a coordenadora havia participado de uma assessoria com a autora deste artigo quando, a última, estava trabalhando na Secretaria de Educação Municipal. Neste espaço, sempre trazia para o grupo as demandas que tinha em sua escola, por atender prioritariamente alunos oriundos do Orfanato que ficava ao lado da escola, solicitando apoio e orientação.

Assim, foi realizado um estudo de campo, observando uma professora alfabetizadora. Inicialmente, a pesquisadora só observava a sala de aula, mas depois percebeu que precisava envolver a professora na pesquisa e passou a utilizar a metodologia da pesquisa-ação. Esta decisão foi fundamental no estudo realizado, pois a professora recebia orientações da pesquisadora para colher dados que fossem relevantes para o aprofundamento do caso.

Tendo como base os estudos de Wallon sobre a constituição do sujeito, da relação entre emoção, cognição e motricidade, proponho-me a refletir como se dá a constituição do sujeito aprendiz, cercado pelo outro e pela linguagem. Como é impossível separar todos os aspectos envolvidos no processo de aprender, o foco é a relação entre emoção e afetividade nesse processo.

Desde cedo, a constituição da consciência é uma dialogia entre o indivíduo e o outro. Sendo assim, a consciência não se dá em si nem por si, mas em função do outro, e esta resposta ocorre desde a primeira infância, porque só me conheço quando conheço o outro.

Como o sujeito é uma síntese de múltiplas determinações, construídas individualmente e em conexão com o grupo social em que está inserido e suas contradições, é importante a busca do entendimento de sua história de vida e da dialética das relações constitutivas desta síntese. Então, para se entenderem as atitudes das crianças é importante resgatar os fios da trama que constituíram este sujeito.

Nesse sentido, a teoria da emoção preconizada por Wallon (1995) traz algumas possibilidades de reflexão. A emoção era vista de forma contraditória, ora como um elemento desagregador, ora como um elemento ativador e organizador de ações. Wallon, ao invés de tomar partido por uma ou outra posição, preconizou que era justamente este caráter paradoxal e contraditório da emoção que lhe conferia um caráter organizador do comportamento do sujeito. Para ele, a emoção não pode ser vista isoladamente, mas integrada ao funcionamento da inteligência, da motricidade e do social e, por isso, fundamental para a própria sobrevivência da espécie humana, no estabelecimento de vínculos básicos interpessoais, inclusive na fusão e diferenciação entre os sujeitos e no conhecimento do real.

Wallon não vê a criança de modo fragmentado, como a nossa sociedade o faz. Por isso, em sua visão, ao se analisar os aspectos afetivos, não se pode deixar de lado as outras dimensões do sujeito: o cognitivo, o biológico, o afetivo, mediados pelo social. O ser concreto em sua unidade dialética integra estes quatro aspectos, ficando difícil analisar um deles isoladamente.

Assim, a emoção oscilaria entre duas formas de relação do homem com o meio. A primeira, a motricidade emocional, permite a reação às situações externas, utilizando-se de movimentos apropriados, auxiliando a criança no seu relacionamento com o meio físico e social. A segunda, a sensibilidade emocional, permite conceituar o mundo físico internamente, através da representação, transformando-o conforme as necessidades do sujeito ou de seu grupo. Portanto, segundo Wallon (1968, p. 148), "... é a emoção que dá o tom ao real. Mas, inversamente, os incidentes externos adquirem quase seguramente o poder de a desencadear.".

Há muita confusão entre as noções de emoção e afetividade que, em alguns momentos, são usadas como sinônimos. Para elucidar esta questão, vamos discutir esta diferença à luz da teoria walloniana.

 

Emoção e afetividade

O ser humano permanece por muito tempo dependente dos outros que o cercam. Estabelece-se entre a mãe e a criança uma linguagem de caráter emocional e, pouco-a-pouco, a consciência de si e do mundo vai sendo construída nesta relação. Nesse sentido, por meio da linguagem, são construídas a consciência e a cognição. Ao longo do desenvolvimento, a afetividade vai adquirindo independência dos fatores corporais, passando a ser expressa por palavras e outras manifestações, sem a necessidade de alterações corporais visíveis.

Wallon preconiza cinco etapas no desenvolvimento da personalidade. É pela interação que o sujeito se constrói, inicialmente fundido na mãe, para ir aos poucos se individualizando num processo de objetivação, através de crises de oposição ao outro. Segundo o autor há sempre uma alternância entre os estado subjetivos, de construção de si e os estados objetivos, de busca do mundo, do aprender.

Inicialmente, o bebê está exclusivamente submetido às impressões orgânicas e dispõe de reações orgânicas. Aos poucos, estes movimentos ligados à vida afetiva se vincularão à vida de relação, fundindo-se na mãe, pois "a sensibilidade da criança se estende ao ambiente; ela reproduz os seus traços e não se sabe distinguir deles" (WALLON, 1968, p. 151). É um período predominantemente emocional, pois a criança não sabe falar e se expressa através do choro.

No período seguinte, com a aquisição da marcha e da linguagem, a criança se torna mais livre e o ato mental projeta-se em atos motores. No entanto, o olhar que tem sobre si mesma, ainda é o olhar do outro. É por isso que os jogos alternantes, em que a criança "reciprocamente é o autor e o objeto de um gesto" (WALLON, 1975, p. 208), como o jogo de esconde-esconde, por exemplo, são importantes no seu desenvolvimento. Há um predomínio do cognitivo pela avidez em descobrir o mundo.

A fase personalista, que ocorre entre três e seis anos, é mais subjetiva, torna-se muito importante a pré-escola, tanto para aprender a conviver com outras crianças de sua idade e com adultos diferentes do seu meio familiar, contribuindo para o fortalecimento da individualidade, quanto para realizar atividades expressivas fundamentais na construção da individualidade.

Assim, um fator importante na individuação é a própria escolarização, pois ao diminuir a dependência dos adultos que a cercam, a criança em idade escolar terá a possibilidade de se perceber "como uma unidade susceptível de entrar em vários grupos e, juntando-se-lhes, de os modificar." (WALLON, 1975, p. 213). Terá de aprender a estabelecer relações de reciprocidade, de cooperação, de rivalidade, desenvolvendo assim, a sua sociabilidade.

Na fase escolar, chamada de categorial por Wallon, deveria estar em destaque uma grande vontade de aprender. Quando isto não ocorre, pode estar havendo uma inadequação do trabalho escolar ou uma permanência de aspectos subjetivos que deveriam ter sido escoados através da expressividade na etapa anterior. Torna-se fundamental o resgate da história da criança para conhecê-la melhor e descobrir se não há fatores afetivos dificultando a aprendizagem.

A afetividade é mais abrangente que a emoção e pode ser expressa de diversas maneiras, principalmente depois da aquisição da linguagem. No bebê, a afetividade é expressa através das emoções, principalmente para ter suas necessidades básicas atendidas e, por isso, Wallon afirma que a emoção é uma linguagem antes da linguagem. Portanto, não se pode usar afetividade e emoção como sinônimos, pois são diferentes.

A emoção é a fase mais arcaica do desenvolvimento. Ao sair do estado puramente orgânico, a pessoa é um ser emocional, no qual, lentamente, surge o racional. No início da vida, a afetividade e a inteligência estão misturadas, mas há predomínio do afetivo. Elas se alternarão e se influenciarão reciprocamente, ao longo do desenvolvimento infantil, pois a afetividade refluirá para dar espaço ao cognitivo e vice-versa. Assim, em cada período ou estágio do desenvolvimento haverá a preponderância e alternância de um destes aspectos.

A emoção tem tanta importância no início da vida que, por meio dela, o corpo toma forma e consistência. É o que Wallon chama de atividade proprioplástica que, ao modelar o corpo através da atividade muscular, permite a exteriorização dos estados emocionais e a tomada de consciência dos mesmos pelo indivíduo. Assim, pode-se afirmar que a emoção é visível, através das modificações que ocorrem na mímica e na expressão facial.

As emoções serão, portanto, sempre acompanhadas de reações neurovegetativas (aceleração do batimento cardíaco, mudança na respiração, secura na boca, perturbações digestivas) e expressivas (alterações na postura, na mímica facial, na forma de expressar os gestos). Por serem acompanhadas de modificações exteriores, as reações expressivas são altamente contagiosas e mobilizadoras do comportamento do outro, pois "em todo arrebatamento emotivo, o indivíduo extravasa de certa forma a sua sensibilidade. Suas reações emotivas estabelecem entre eu e o outro uma espécie de ressonância e de participação afetivas" (WALLON, 1995, p. 164). Por isso, elas predominam no primeiro ano de vida do bebê, e as atitudes modeladas pelo outro se constituem nas primeiras maneiras de expressão.

Entre a sensibilidade interoceptiva (visceral) e a exteroceptiva (percepção do mundo exterior) existe a sensibilidade proprioceptiva (tem como ponto de partida os canais semicirculares e o labirinto). Quando a mãe embala o bebê para que pare de chorar, está agindo sobre a sensibilidade proprioceptiva. Isto se repete com um deficiente, que fica horas inteiras a se balançar ou a girar sobre si.

Como consequência de a emoção ter componentes orgânicos acentuados, sua função principal é mobilizar o outro, isto é, ela é essencialmente social. "As reações que as emoções suscitam no ambiente funcionam como uma espécie de combustível para sua manifestação" (GALVÃO, 1996, p. 64).

Assim, devido ao seu poder de contágio, as emoções podem provocar a diluição dos contornos da personalidade de cada um e, através das relações interindividuais, um vai contaminando o outro, com o apagamento da individualidade. Isto acontece com o bebê que se encontra num estado de fusão com o meio em que vive e em grandes eventos, tais como, rituais religiosos, concertos musicais e comícios em que todos os gestos parecem comuns.

Esse aspecto das emoções foi observado mesmo entre povos mais primitivos, em que as danças e outros ritos marcavam o ritmo do grupo, fundindo as pessoas através dos mesmos gestos e atitudes. Assim, "a emoção é contraditória nos seus efeitos, pois oscila entre um estado de comunhão e confusão com o outro ao estado de oposição e discriminação" (ZAZZO, 1968, p. 14-15).

O caráter contagioso da emoção atinge a todos que estiverem perto de alguém em crise. O professor precisa estar consciente desse fato, porque muitas vezes a emoção o envolve e ele pode ficar paralisado ou irritado diante de uma atitude de hostilidade ou rebeldia, não ajudando na solução da crise. Esta paralisia pode provocar uma imperícia3, que pode ser momentânea, mas pode ser mais duradoura e atingir mais seriamente a criança. Muitos conflitos e casos de indisciplina recorrentes mereceriam uma reflexão do professor, para que se pudesse perceber se não está havendo uma contaminação por parte dele, acentuando o problema.

O professor precisa, portanto, aprender a ter um distanciamento, procurando saber quando deve agir e quando deve deixar a criança escoar a sua emoção, pois, quando alguém está passando por uma crise emotiva, esta tende a se acentuar quando há plateia, mas se ela não existir, a tendência da crise é perder a sua força.

Assim, seria a partir de reações fisiológicas que iriam se constituindo as expressões emocionais que, ao se originarem de sensações simples, tais como os espasmos involuntários do bebê, poderiam retornar em formas diferenciadas de novas reações fisiológicas, tais como a angústia, o prazer e o riso, ganhando significados intencionais em reação ao outro que cuida do bebê, colocando, então, a emoção como origem do movimento.

Para Wallon, a emoção e a tonicidade estão muito interligadas, pois têm a mesma origem subcortical. Portanto, as emoções podem ser vinculadas à função postural ou tônica, pois segundo Wallon, as emoções e o tônus têm um substrato comum. Entre movimento e emoção, a relação é de reciprocidade e podemos classificar as emoções pelo modo como o tônus se forma, se conserva ou se consome. Elas são responsáveis pela regulação das alterações do tônus da musculatura esquelética (estriada) e da musculatura dos órgãos internos (lisa).

Assim, qualquer que seja a nuance da emoção, há sempre variações no tônus dos membros e da vida orgânica. Segundo Wallon (1968, p. 14) "tônus não é apenas um estado de tensão necessário à execução da contração muscular, ele é também atitudes, posturas". Quando há hipertonia, ela pode se escoar através do riso, que ocupa os músculos do esqueleto, e do choro, que ocupa os músculos das vísceras. Já na timidez há um estado de hipotonia, pois se verifica hesitação na execução dos movimentos e incerteza na tomada de atitudes.

Uma das formas na qual se percebe um estado de hipertonia, em que há excesso de excitação sobre as possibilidades de escoamento, é a cólera. A cólera pode-se desenvolver em duas direções opostas: centrípeta, quando se volta contra o próprio sujeito, e projetiva, quando se volta para o ambiente. A cólera centrípeta é dominada pela angústia, e a cólera projetiva é uma forma mais socializada, porque faz o ambiente participar de suas emoções. Parece-me que Carolina se utiliza dessas duas formas de cólera em seu temperamento mais impetuoso.

Sendo assim, um sujeito encolerizado tem uma obnubilação, isto é, um obscurecimento da percepção e da inteligência, tornando-se cego à realidade, podendo realizar atos dos quais, depois, se arrependa.

Segundo Wallon, há diferenças entre o medo e a cólera. O medo como todas as emoções, origina-se em reações elementares, mas nasce das sensações labirínticas, isto é, daquelas relativas à ruptura do equilíbrio, cujo ponto de partida é diferente da cólera que é decorrente de excesso de tônus.

O medo é um sentimento primário que surge logo no recém-nascido. Este fato pode ser observado com a insegurança do bebê no banho, mesmo antes de ter tido experiências com quedas. A incerteza postural que sente ao ser colocado na água traz, segundo Wallon, a sensação de medo. Estas reações voltarão a aparecer sempre que houver falhas no domínio das atitudes, tais como diante de fatos insólitos ou inesperados, mudanças no ambiente, gestos bruscos e situações confusas e ambíguas (WALLON, 1995).

Sendo assim, o medo pode apresentar vários graus e várias formas. Diante de uma situação mais complexa pode existir uma grande desorganização quando o medo ultrapassa os recursos motores ou conceituais, tornando todo o esforço de equilíbrio impossível, pois o indivíduo não tem um ponto de apoio. Essa desorganização pode trazer uma queima total de tônus, provocando o ictus ou desfalecimento. Pode também trazer um estado de hipotonia como nos casos de fobia, terror e pavor. Essas desorganizações trazem imperícias que paralisam o sujeito.

No entanto, pode acontecer o medo hipertônico, resultante de certa espera, como acontece com a criança que vive em constante medo, pois "toda espera acompanha-se de um estado de tensão tônica que aumenta à medida que ela se prolonga, e pode transformar-se em angústia" (WALLON, 1995, p. 131). Assim, a angústia vivida por muito tempo, concentradamente, sem escoamento do tônus, pode trazer muitos problemas, transformando-se em cólera e aí se extravasar através das explosões coléricas contra si mesmo ou contra o outro, citadas anteriormente.

Na ansiedade também há aumento de tonicidade. Ela pode se escoar através de uma atividade corpórea, que muitas vezes se manifesta num ativismo desordenado. No entanto, se a ansiedade ficar retida por muito tempo pode gerar desconforto e problemas. O medo diante de uma situação de perigo pode causar, ao contrário do ictus, o raptus, em que o excesso de tonicidade permite precisão de movimentos, permitindo uma fuga.

Todavia, a emoção não tem sempre este caráter explosivo, imprevisível e anárquico, pois ela está presente quando a criança participa dos jogos interacionais (jogos de esconde-esconde, de bater e receber), em que há espera, aumento de tonicidade e um medo hipertônico, mas como há previsão do que irá acontecer, a tonicidade vai se escoando através do próprio jogo. Só poderá se transformar em cólera se houver uma intercorrência não esperada ou se houver um excesso de brincadeira e o consequente cansaço.

Assim, para que a emoção possa ser reduzida, é necessário escoamento, quer seja através de recursos físicos, farmacológicos ou representacionais. Dentre os três, o mais adequado é o último, pois "todo aquele que observa, reflete ou mesmo imagina, abole de si mesmo a perturbação emocional. Não nos livramos da emoção apenas ao reduzi-la às suas corretas proporções, mas sim, e principalmente, pelo esforço para representá-la" (WALLON, 1995, p. 86).

Sendo assim, a emoção é mais arcaica e subcortical (involuntária e incontrolada), mas com a maturação cortical torna-se suscetível de controle voluntário. Ela sempre manterá, com a atividade reflexiva, um antagonismo, pois reflete a oposição entre o subcortical e o cortical. Sempre que aflorar a emoção descontrolada haverá uma obliteração do intelecto e sempre que a emoção puder ser representada, ela diminuirá. Nas palavras de Heloysa Dantas (1990) "a razão nasce da emoção e vive de sua morte".

Todavia, a eficácia do funcionamento cognitivo está em estreita relação com a capacidade cortical de se retomar o controle de uma situação. Na realidade, a emoção diminui, mas não deixa de existir, pois a afetividade, mais controlada e corticalizada, é componente permanente da ação.

Por isso, a representação e a reflexão que ela possibilita, reduzem os efeitos da emoção.

A comoção do medo ou da cólera diminui quando o sujeito se esforça para definir-lhe as causas. Um sofrimento físico, que procuramos traduzir em imagens, perde algo de sua agudez orgânica. O sofrimento moral, que conseguimos relatar a nós mesmos, cessa de ser lancinante e intolerável. Fazer um poema ou romance de sua dor era, para Goethe, um meio de furtar-se a ela. (WALLON, 1986, p. 147).

Assim, o papel das emoções é fundamental na constituição da identidade do sujeito e na construção do real, pois "... a emoção esboça o pensamento, a representação que lhe é contraditória e não contrária; esboça a distinção entre o eu e o outro e preludia as afirmações da personalidade" (ZAZZO, 1968).

 

Atividades expressivas

Para se recuperar a objetividade será necessário trabalhar a subjetividade retida, e para tanto, o sujeito precisa ter a possibilidade de cantar, dançar, desenhar, falar de si, ler histórias que falem de seu mundo interno, escrever fatos vividos ou imaginados, colocando suas emoções retidas numa outra esfera, a da representação.

Dentre as atividades representativas que as crianças mais gostam, encontram-se as poesias, parlendas, versinhos, talvez pela semelhança que há entre o pensamento infantil e os recursos da poesia, em que há prevalência da sonoridade sobre o significado das palavras. É a fase do pensamento sincrético, em que os fatores afetivos se sobrepõem aos lógicos e objetivos, impregnando as definições e explicações do real. Mais tarde, com o desenvolvimento da objetividade, a criança vai se apropriando do pensamento categorial.

O mais interessante deste pêndulo objetividade-subjetividade é a possibilidade do cognitivo, isto é, de a aprendizagem ter um efeito curativo, pois, segundo Dantas (1994b) "(...) aprender é algo que alivia a dor infantil, seja qual for a sua origem e resgata a criança a seus próprios olhos.".

O papel do professor será fundamental nesta etapa, trabalhando a subjetividade e a objetividade através de atividades em equipe e, ao mesmo tempo, através de um atendimento às peculiaridades de cada criança. Esse é um papel difícil e que tem exigido uma nova postura do professor, como poderemos refletir no próximo item, pois o desenvolvimento de uma criança é feito de contradições e conflitos, necessitando da intervenção do professor e do meio em que estiver inserida para se constituir com todas as suas potencialidades.

 

O papel do professor na constituição do sujeito

O papel do professor dentro deste quadro teórico nunca poderia ser o de um mero transmissor de conhecimento, nem mesmo de facilitador da aprendizagem. Seu papel é constitutivo, pois ao se constituir como sujeito leitor e escritor, vai constituindo também o seu aluno. Este papel nem sempre está claro para o professor, que tem de lidar com seu próprio processo de constituição e com as idiossincrasias de cada aluno que tem em suas mãos.

Nas relações entre as pessoas da sala de aula, muitas vozes estão presentes. No diálogo professor-aluno, coexistem as vozes que constituíram cada um, aluno e professor, consciente e inconscientemente. Segundo Mauco (1968), as ações da criança, no início de sua escolaridade, serão orientadas pelo inconsciente, transferindo para os professores os sentimentos que têm em relação ao pai e, para os colegas, os sentimentos que têm em relação aos irmãos. Como há diferença entre os laços escolares e os laços familiares, fica mais fácil para a criança se distanciar e dominar suas pulsões dentro da escola. No entanto, vai depender muito da forma como o professor for capaz de lidar com essas tensões, porque ele próprio teve uma história que o marcou como sujeito e será desse patamar que ele estabelecerá o dialogo com seu aluno.

Dentre as ações trazidas pela criança destacam-se:

  • A criança traz junto com sua história, as suas insatisfações e uma expressão simbólica própria e o professor precisará proporcionar situações diversas de verbalização de suas tensões: desenho, escrita, jogos dramáticos e jogos livres, leitura de histórias, etc.
  • Algumas obstinações, incapacidades intelectuais e comportamentos perturbados, às vezes, se originam como resistência ao papel de autoridade simbolizado pelo professor.

Evidentemente, o professor nem sempre tem consciência da mistura que há entre o eu pessoal e o eu profissional, mas há algumas indicações nesta obra de Mauco, que podem ajudar nessa reflexão. É importante que se ressalte que o papel do professor é pedagógico e não terapêutico, mas se ele tiver algumas "ferramentas" básicas, estas facilitarão o seu trabalho de intervenção. A importância de se aproximar da criança e procurar conhecer os seus interesses e necessidades para poder atendê-la em sua individualidade:

  • A importância de o professor ter maturidade pessoal para resolver suas próprias dificuldades, sem reagir afetivamente às reações de transferência do aluno, isto é, que tenha um distanciamento suficiente que lhe permita separar o que é seu do que é do outro. A contaminação das ações do professor é um fato que pode ocorrer, principalmente em surtos emotivos;
  • A importância de o professor exercer sua autoridade, sem autoritarismo, colocando limites às ações da criança, quando se fizer necessário;
  • Dentre as qualidades descritas como fundamentais (firmeza, amabilidade, calma, paciência, alegria, compreensão, humanidade, entre outras) a mais essencial é a simpatia pelos alunos, pois o interesse pelos alunos e seus trabalhos mostram uma disponibilidade afetiva positiva;
  • A necessidade de ter constância de ações, de reações, de limites, de respeito, facilitando a disciplina que se impõe naturalmente, usando muito raramente a coerção ou ameaças. O sentimento de segurança afetiva de que a criança necessita principalmente se tiver alguma desordem afetiva, vem dessa constância de atitudes do professor. A autoridade do professor deriva da autoridade que tem sobre si próprio, isto é, da disponibilidade e constância geradora de segurança e valorização do aluno;
  • Outros elementos importantes no professor são a estima e o respeito que têm pelos alunos, tendo por base o interesse que tem objetivamente por eles. O mais interessante não são os métodos pedagógicos nem o valor intelectual do professor, mas a sua capacidade em interessar o aluno;
  • Por último, para estabelecer uma relação válida e construtiva com a criança, o professor deve ter atingido o estádio genital, em que a maturidade ajudou a superar as exigências, a avidez e as inseguranças de estádios anteriores (pré-genitais, como preconiza Mauco, 1967, p. 150), não sentindo as reações das crianças como ataque pessoal.

Muitas dessas características fazem parte do comportamento do professor, mas nem sempre ele sabe que as possui. Portanto, o diálogo com os pares, a reflexão sobre a prática e o trabalho coletivo dentro das escolas deveriam ser uma realidade para que o professor tivesse consciência do seu fazer, se apropriasse dessas "ferramentas" e as compartilhasse com outros que têm mais dificuldade ou inexperiência no trato com crianças de comportamento mais comprometido. Para tanto, é importante que se abra um espaço de interlocução dentro das escolas, a fim de que o professor resgate sua voz, sua prática e sua história.

 

Carolina, um caso a ser desvendado

Carolina, sujeito presente neste estudo, chegou à escola Assad Abdala e ao internato que ficava ao lado no mesmo dia. Tinha um histórico pessoal e familiar conturbado, pois agredia muito as pessoas à sua volta, tendo sido expulsa das escolas anteriores pelas quais havia passado. Como já dissemos, a instituição para a qual Carolina veio, ficava ao lado da escola observada. Seu primeiro dia no educandário era também seu primeiro dia de aula. Ela não teve tempo para assimilar a separação da família nem para se adaptar à nova realidade. Assim, Carolina se comportou como já havia feito anteriormente em outras escolas. Ela jogou livros, cadernos e materiais diversos no chão, provocando a professora e, depois que esta tentou colocar limites às suas provocações, acabou avançando e batendo nela.

No segundo dia de aula, permaneceu sentada de costas, numa flagrante tentativa de confronto. A professora procurou dar sua aula normalmente, ignorando o comportamento de Carolina. Num determinado ponto da aula, chamou as crianças para se sentarem no chão, à sua volta, para ouvirem a história "Os cisnes selvagens".

A princípio, Carolina permaneceu onde estava, rasgando com o lápis uma toalha de plástico próxima à sua carteira. Pouco a pouco foi se virando para frente e se aproximando dos colegas. A professora percebeu o seu interesse e a convidou para se sentar junto às outras crianças.

A partir daí começou a se aproximar da professora, permanecendo arredia a todo e qualquer contato com os demais. Agredia os colegas e ficava isolada na classe. Tinha uma feição dura, olhar agressivo, cabelo sempre arrepiado. Seus movimentos demonstravam uma dureza e uma frieza enormes. Parecia uma fera pronta para o ataque, afirmava sua professora. Neste aspecto, creio que o papel da professora foi fundamental. Ela foi dialética em suas ações, acolhendo e, ao mesmo tempo, limitando Carolina. Assim, foi continente para as explosões de Carolina e colocou limites firmes que auxiliaram na sua adaptação à escola. Foi intuitiva na escolha de atividades que auxiliassem na expressão simbólica e respeitou muito os limites impostos por Carolina, conquistando-a pouco-a-pouco.

Carolina começou a sua trajetória nesta escola tendo uma hipótese silábica de escrita. A princípio, a professora foi trabalhando aleatoriamente, pois temia novos "surtos"4 da aluna (houve vários durante o 1º semestre, inclusive contra si mesma: cortou-se com a gilete do apontador em plena sala de aula).

Constatamos que os surtos sempre ocorriam às sextas-feiras. Sempre que desobedecia ou brigava com alguém era sempre ameaçada de não ir para casa. Ela amava seu pai e sentia muito a falta da família.

No início do segundo semestre Carolina começou a escrever, mas só o fazia quando queria e com determinados temas. Começou também a escrever pequenos poemas com rimas doces, contrastando com o comportamento rebelde e agressivo. Sua história conturbada estava comprometendo sua subjetividade que não havia encontrado uma forma de se escoar. Provavelmente, isto foi ocasionado pelas marcas da mistura que ela trazia de sua família.

O vínculo forte que estabeleceu com Nuria5 e mais tarde, com a outra professora do período vespertino, foi dando segurança à Carolina, que num processo de oposição e diferenciação foi resgatando o seu próprio eu.

Começou a se interessar mais pela escrita quando houve possibilidade de realizar relatos pessoais de medo e perigo. Isto aconteceu no início de agosto, quando a professora pediu às crianças que escrevessem um relato de um fato experienciado pelo grupo que vivia no lar (a escola atende também crianças da comunidade que até a quarta série permaneciam o dia todo na escola).

No último fim de semana tinha havido uma tentativa de assalto no lar e as crianças tinham ficado muito assustadas. Carolina se empolgou tanto em escrever sobre o fato, que pediu outro papel para a professora para reescrever seu texto, isto é, para refazer e aprimorar a sua escrita (nesta altura do ano, a professora ainda nem sequer tinha começado a reescrever os textos com as crianças). Carolina não só reescreveu como desenhou seu relato. Nesse mesmo dia, a professora deu outra atividade de escrita e ela fez uma produção precária, com uma escrita que não parecia pertencer à mesma criança.

Nesta altura, a pesquisadora estava junto com a professora buscando caminhos para entender e alcançar Carolina. Visitava a classe todas as segundas feiras, permanecendo até o final das aulas. Orientava a professora, observava os avanços da classe, fazia sugestões de encaminhamento, mas Núria percebia muito rapidamente o que precisava ser feito e não se recusava a modificar alguma atividade quando era necessário. Aprendeu a olhar para a sua prática e a refletir sobre ela, embora ainda tivesse dificuldades em registrar o que fazia com seus alunos.

Ao começar um projeto de leitura e escrita que tinha como tema "As cores", Carolina acabou se projetando nas histórias e atividades expressivas realizadas. A professora fez uma sequencia de atividades dentro do projeto em que relacionava cores e sentimentos. Ao discutir sobre o medo, a professora solicitou que seus alunos escrevessem uma história. Os textos tinham um repertório normal para crianças de primeiro ano. No entanto, Carolina escreveu compulsivamente, produzindo seis textos num único dia. Nesta explosão de escrita, ela escreveu textos pesados, com um repertório pouco propício para uma menina de dez anos. Nesta verdadeira catarse6 apareceram recorrentemente cenas recheadas de violência, agressão física e verbal, verdadeiras histórias de "correr sangue".

Posteriormente a esta catarse, houve outros episódios de agressividade, mas foram mais brandos. Eles foram habilmente interrompidos por Nuria, que aprendeu a lidar com Carolina colocando limites firmes. Nesta altura, começou uma correspondência com a pesquisadora que orientava a professora desde o ano anterior. A professora relatou que em momentos de maior angústia, Carolina, ora rabiscava intensamente sua carteira, ora se movimentava como se estivesse se auto balançando, como se buscasse intimamente uma forma de controle próprio ou de um equilíbrio em suas emoções e sentimentos.

Aumentou nesta fase a produção de poemas e começou a aparecer sistematicamente madrastas em seus textos, principalmente no segundo ano de escolaridade, quando houve uma diminuição de surtos de agressividade. Seu tônus corporal se reduziu e os gestos passaram a ser mais suaves. As cores utilizadas em seus desenhos eram mais alegres e os traços mais leves. Começou a se relacionar com algumas crianças (as que tinham mais dificuldade...), mas não se conseguia ainda ver o fundo de seu olhar, pois impedia qualquer aproximação com a pesquisadora.

Carolina expressava a sua raiva e a sua dor nos textos produzidos, pois não aceitava a separação da família, encontrando finalmente um canal de escoamento de suas emoções através da escrita. Apesar de continuar distante e arisca, mantinha uma intensa correspondência com a pesquisadora carregada de afeto e ternura.

Carolina e várias crianças da sala escreviam cartas para a pesquisadora. A professora guardava-as e nas visitas realizadas, a pesquisadora levava as cartas e trazia as respostas das cartas da semana anterior. Esta estratégia foi usada numa tentativa de aproximação com Carolina, sem que ela se fechasse novamente.

Nas cartas sempre se dizia feia, mas ao perceber a aceitação da pesquisadora, da professora e dos colegas, foi se tornando mais meiga. Mudou plasticamente: seu olhar ficou mais brando, seu cabelo mais assentado, seu rosto mais suave.

Carolina construiu sua muralha como uma forma de enfrentar o mundo através de suas experiências na família. Seu olhar duro, sua necessidade de enfrentamento, seu afastamento do grupo foram tecidos na trama que deu forma a seu corpo. Ela tinha um olhar duro, mas uma alma frágil tecida na dor. Sentia-se feia e rejeitada, devolvendo com violência qualquer aproximação e, ao mesmo tempo, querendo muito esta aproximação.

È importante ressaltarmos que Nuria ficou com a turma por dois anos. Ela tinha um jeito especial de contar histórias e conseguia criar um clima mágico em sua sala de aula, levando as crianças a darem asas a sua imaginação. A fada e a bruxa estavam presentes a todo instante, contribuindo para a magia criada. Essa professora, com sua subjetividade, foi fundamental para o desenvolvimento de Carolina. Sem esse olhar, sem essa extrema sensibilidade, talvez o caso não tivesse o desfecho que teve.

Carolina continuou progredindo em sua paixão por ler e escrever, mas a pesquisa em sala durou apenas dois anos. Quando a pesquisadora estava terminando a sua dissertação voltou para ver Carolina que já estava na quarta série e ficou surpresa com a adolescente tranquila e amorosa que encontrou. Seus professores disseram que Carolina tinha uma personalidade forte, mas nunca mais tinha se descontrolado como no primeiro ano em que esteve na escola.

 

Considerações Finais

Estamos vivendo uma época de mudanças alucinantes. O mundo atual é movido pelas transformações da tecnologia e pela indústria de consumo. É o chamado Pós-Modernismo, em que há um forte predomínio da homogeneização e da massificação, impedindo as pessoas de interagirem mais umas com as outras. A repetição e a padronização têm trazido uma mesmice camuflada de novidade. Vivemos bem mais próximos dos nossos semelhantes, mas nunca estivemos tão distantes...

Embora este trabalho tenha sido escrito no final da última década ele tem um tema extremamente atual. A violência tem adentrado as escolas e o bullying tem trazido inúmeras vítimas. Crianças e adolescentes têm recalcado emoções e sentimentos que podem inviabilizar a aprendizagem. Quando têm uma história de vida mais conturbada, com rebaixamento de autoestima vão acreditando que são indesejáveis e incompetentes. Essa autoimagem negativa se projeta em ações de violência contra o outro e até mesmo contra si.

Atualmente há recorrentes queixas de professores e psicopedagogos em relação ao bullying e à violência nas escolas e relatam se sentirem incapazes de intervir nestas situações mais difíceis. Portanto, o trabalho com as linguagens expressivas abre uma possibilidade de escoamento das emoções e sentimentos retidos, permitindo uma reordenação interna e externa, tanto nas escolas como nos consultórios psicopedagógicos.

Nesta conjuntura é importante que a criança não seja vista fragmentadamente, pois ela é uma unidade na qual presente, passado e futuro se intercruzam. Cada uma tem um potencial de sentido que precisa ser desvendado e para que isto possa ocorrer é preciso não apenas resgatar a fala da criança, mas a autoria de seu discurso, com todos os textos e subtextos presentes nesse discurso.

Se Carolina estivesse dentro de um ensino, no qual não tivesse liberdade para se colocar e nem fosse incentivada a escrever, talvez não tivesse saído de sua redoma. Se a professora não tivesse aberto um espaço para a leitura e para a escrita, se não tivesse acertado na escolha do tema, se não fosse excelente leitora de contos de fada, se não tivesse mudado a história que desencadeou as suas escritas sobre o medo, talvez essa história não tivesse tido este final.

Foram dados muitos passos em direção à Carolina para que a escrita se tornasse o seu canal de extereocepção. Descobriu-se o livro certo, cujo personagem principal permitiu que Carolina se identificasse, projetando suas próprias vivencias e conflitos sem se expor além do que desejasse. Teve liberdade para escrever o que sentia, estabelecendo um diálogo intimo, expressando seus sentimentos sem que a professora a censurasse. Foi estimulada a se colocar e acolhida nos momentos de crise. Carolina percebeu que havia encontrado um canal através do qual poderia falar dos seus sentimentos livremente, usando os personagens para isso. E foi essa possibilidade que lhe deu outro olhar sobre si mesma, para o mundo que a cercava, tornando-a mais próxima de seus colegas, rompendo de vez com o círculo perverso em que estava, pois a agressividade deu lugar à meiguice e à aprendizagem.

Após estudar o processo de constituição de Nuria e de Carolina, podemos concluir que tudo o que nos diz respeito chega a nós pelo olhar do outro, com sua entonação valorativa e emocional. Ao retornar para si o olhar e as palavras impregnadas de sentido, Carolina foi construindo sua subjetividade. Essas palavras funcionaram como um espelho que refletia e refratava o que existia ao seu redor.

Se só podemos ter consciência de nós mesmos através da palavra do outro e de sua entonação valorativa e emocional, a consciência do homem desperta a si própria envolvida na consciência alheia. É então, nesta circunstância que a criança constrói sua subjetividade, pois cada época e cada grupo social têm um repertório que revela os seus valores fundamentais. É na palavra então, que esses valores se explicitam e se confrontam.

Portanto, o modo de ser e estar na sala de aula, então, tem muito a ver com a identidade de cada um. O discurso verbal pode tentar traduzir essa identidade, mas ele pode ser muito mais enriquecido através da entonação, pois quando se resgatam fatos adormecidos, a emoção fala através dos gestos e do olhar (BAKHTIN, 1992). Na entrevista realizada com a professora todas as nuances foram facilmente percebidas, enquanto o questionário frio e impessoal nunca conseguiria captar a riqueza desse encontro do sujeito com sua história. Foi a presença de um interlocutor com a pesquisadora que tornou isso possível.

Nesse sentido, espera-se que professor que consiga ser ouvido, possa aprender a ouvir seus alunos, a respeitar sua história, seu grupo e a perceber a realidade como ponto de partida e de chegada ao seu fazer didático. Espera-se que consiga fazer de sua sala de aula o "centro do acontecer histórico", como afirma Wachowicz (1989) e que, tendo consciência de seu próprio processo, tenha mais condição de compreender e de intervir nas dificuldades de seus alunos.

Da mesma maneira que pela entonação se resgataram fatos adormecidos na história do professor, será pela entonação presente no diálogo entre aluno e professor que ele poderá resgatar a história dos alunos, abrindo um espaço de interlocução, conhecendo os fatos que marcaram a sua vida e passando-lhes toda a segurança, estabilidade e simpatia. Assim, nesta relação, professor e aluno, mediados pela emoção, vão se constituindo.

A emoção, mais arcaica e subcortical (involuntária e incontrolada), tornou-se suscetível de controle voluntário. Ela sempre manterá, com a atividade reflexiva, um antagonismo, pois reflete a oposição entre o subcortical e o cortical. Carolina, sensível como é, não estará livre da emoção apenas por representá-la, pois sempre que aflorar a emoção descontrolada haverá uma obliteração do intelecto e sempre que a emoção puder ser representada, ela diminuirá.

Quando se sentiu valorizada e estimulada a colocar no papel tudo o que sentia, a propriedade proprioplástica foi redesenhando e esculpindo Carolina, dando-lhe mais suavidade nos gestos e no olhar. Assim, o escoamento provocado por suas crises de rebeldia e de agressividade, tão difíceis de entender, junto com ações dialéticas da professora, contribuíram para a desdramatização e a redução das tensões trazidas por Carolina.

Através do movimento - subjetividade/objetividade - abriu-se um espaço para efeitos curativos por meios estritamente pedagógicos, sem que houvesse necessidade de encaminhamentos a especialistas. Em relação à Carolina, ela teve acesso às duas dimensões. Sua professora foi sensível respeitando suas crises, pondo limites claros e propondo atividades objetivas e subjetivas. Sem dúvida alguma, a dinâmica estabelecida em sala de aula favoreceu o florescimento dessa autora que continuou sendo sensível emocionalmente, mas que encontrou um caminho para diminuir a emoção no esforço que fez para representá-las.

A emoção, então, pode ser um obstáculo para a aprendizagem, mas pode também se tornar propulsora da escrita, como neste caso. Nela, Carolina encontrou o espaço necessário para se soltar e deixar que em seus textos se misturassem fatos reais e imaginários, desejos e intenções.

O tema do Projeto "As cores", aparentemente tão simples, não foi trabalhado unilateralmente. O tempo todo houve atividades mais objetivas com outras mais subjetivas. Houve espaço para desenhos, expressão de sentimentos, construção de personagens, votação de cores prediletas, músicas, escritas e leituras. Desde o início, a professora trabalhou cores e sentimentos, ligando o objetivo e subjetivo, permitindo catarses e "expurgos de subjetividade".

Articulando, então, o subjetivo e o objetivo, é possível tornar a relação emoção e escrita uma relação real, pois através dela houve uma elaboração indireta dos problemas pessoais. Portanto, não é qualquer tema que favorece o equilíbrio entre o subjetivo e o objetivo. É preciso conhecer bem os alunos para propor um tema que facilite esta articulação e propicie a exteriorização de sentimentos e emoções represados. Selecionar temas deve ser, então, outro desafio, principalmente, se houver crianças com mais dificuldades em aprender.

Todas as atividades realizadas dentro do projeto e os contos de fadas lidos por Nuria foram criando um cenário para que a desdramatização e a catarse ocorressem. As atividades objetivas e subjetivas abriram a possibilidade de cura, porque, como vimos, aprender alivia a dor porque resgata a criança a seus próprios olhos. Esta pista é fundamental também no atendimento psicopedagógico, pois o terapeuta também pode planejar ações que contemplem os dois polos aqui expostos e pensar em atividades expressivas que permitam que eles se materializem, abrindo espaços para outras intervenções.

No entanto, podemos refletir sobre o caso e nos perguntar: Quantas Carolinas não existem por aí? Quantas crianças têm seus problemas agravados por que nós adultos não sabemos lidar com elas? Quantas são banidas de nossa convivência? Quantas não são rotuladas e deixadas para trás? Quantas não são encaminhadas a médicos e terapeutas sem que suas necessidades básicas tenham sido atendidas?

 

Referências

ALEXANDROFF, M. C. Emoção e escrita: fios que se unem numa mesma trama. Dissertação de Mestrado, FEUSP, 1998.         [ Links ]

BAKHTIN, M. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.         [ Links ]

DANTAS, H. A infância da razão: uma introdução à psicologia de inteligência de Henri Wallon. São Paulo: Manole, 1990.         [ Links ]

____________ Alfabetização: responsabilidade do professor ou da escola? In: AZEVEDO, M. A. e MARQUES, M. L.(org.) - Alfabetização hoje. São Paulo: Cortez, 1994 a.         [ Links ]

____________ Algumas contribuições da Psicogenética de H. Wallon para a prática educativa. In: Revista da Educação - AEC - Ano 23, 1994b.         [ Links ]

GALVÃO, I. Henri Wallon- uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.         [ Links ]

MAUCO, G. Psicanálise e educação. Lisboa, Portugal: Moraes Editores, 1968.         [ Links ]

WACHOWICZ, L. A. O método dialético na didática. Campinas, S.P., Papirus, 1989.         [ Links ]

WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975.         [ Links ]

___________ As origens do caráter na criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.         [ Links ]

___________ A evolução psicológica da criança. Lisboa, Edições 70, 1968.         [ Links ]

ZAZZO, R. Wallon, psicólogo da infância. In: WALLON, H. - A evolução psicológica da criança. Lisboa. Edições 70, 1968.         [ Links ]

 

 

1 Texto retirado da dissertação de Mestrado "Emoção e escrita: fios que se unem numa mesma trama", de Marlene Coelho Alexandroff.
2 Nome fictício
3 Imperícia é a imperfeição habitual dos movimentos (Wallon, 1975, p. 126).
4 Surto é um acesso de algo, como a fúria, que ocorre em momentos de falta de lucidez.
5 Nome real da professora que acolheu Carolina (colocado a seu pedido, pois não queria que fosse usado um nome fictício).
6 Catarse é o experimentar da liberdade em relação a alguma situação opressora, tanto as psicológicas quanto as quotidianas, através de uma resolução que se apresente de forma eficaz o suficiente para que tal ocorra, neste caso, a escrita.