SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número20Barbie diversidade: o discurso multicultural da boneca na perspectiva das crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Constr. psicopedag. vol.20 no.20 São Paulo  2012

 

RESENHA

 

Lídia Lacava

Psicopedagoga e Arteterapeuta

 

 

Resenha do livro:  BERNARDO, Patrícia Pinna. A prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos. Vol. I - Temas centrais em Arteterapia. São Paulo: Editado pela autora, 2010, 3ª. Edição.

Esta coleção, composta por seis volumes, apresenta a multiplicidade de experimentos em Arteterapia, que poderão servir de prática vivencial para o trabalho de diagnóstico e intervenção em Psicopedagogia.

A autora, Patrícia Pinna Bernardo, Pós-doutora (USP) em Mitologia Criativa onde alia às suas pesquisas a Psicologia Analítica, Mitos e Contos de Fadas, Pedagogia Simbólica e Antropologia, é figura representativa nas áreas da Arteterapia, Psicologia e Pedagogia. Em sua escrita fluente e didática, mostra toda sensibilidade, competência e criatividade que permeiam sua prática profissional. É coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia da Unip/SP.

Apresentar aos leitores e atuantes na área da Psicopedagogia este livro é abrir um campo fértil e rico para a utilização de instrumentos mediadores focados na atuação clínica (diagnóstico e intervenção) e institucional (escola e organizações).

Abaixo, seguem os tópicos principais apresentados no Volume I da referida coleção:

  • A construção do vínculo - apresentando recursos da Arteterapia que favorecem a criação do vínculo.
  • Autoimagem e autoestima - explorando a formação da autoimagem que se instaura desde as primeiras relações mãe-bebê.
  • Persona e sombra - sendo a linguagem verbal e não verbal elementos fundamentais para o fazer psicopedagógico, as vivências em Arteterapia apresentadas vêm acrescentar uma qualidade de atuação bastante significativa.
  • Afetividade e alteridade - abordando os ciclos matriarcal, patriarcal e da alteridade e suas relações com o desenvolvimento da criança.
  • Qualidade de vida e ecologia profunda - analisando a importância do estudo sobre diversidade, cooperação, inclusão e cidadania.
  • As quatro funções da consciência e o equilíbrio psíquico - considerando a intersecção das funções com os estilos cognitivo-afetivos na aprendizagem.
  • Criatividade, morte e transformação - compreendendo o estudo da criatividade como elemento fundante para um desenvolvimento sadio da psique, englobando os ciclos existenciais.
  • O caminho: movimento e flexibilidade - analisando os recursos expressivos que servem de suporte para a vivência do arquétipo do herói.
  • O mito pessoal - apresentando a linguagem mítica aliada ao elemento simbólico como possibilidade de busca de sentido para o existir humano.

A leitura deste livro apresenta referenciais da Psicologia Analítica (Carl Jung) que aliados a experimentos em Arteterapia poderão trazer outra propriedade para a atuação em Psicopedagogia.