SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número22(Re)construindo aprendizagens através da mediação do computador: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Constr. psicopedag. vol.21 no.22 São Paulo  2013

 

Resenha

 

 

Rose Skripka N. Gabriel 

Psicóloga e Psicopedagoga

 

 

SAMPAIO, Simaia. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009. 172 pp.

Nesta obra, a autora, que é psicopedagoga, professora de pós-graduação e supervisora de psicopedagogos, atentou para as dúvidas dos principiantes na prática do atendimento psicopedagógico clínico e conseguiu sistematizar com clareza e de forma didática o percurso de um diagnóstico, enfatizando o uso de técnicas avalizadas pelo saber clínico/psicopedagógico na coleta e organização das informações necessárias para se chegar a soluções nas dificuldades escolares.

O livro traz como suporte teórico a Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que procura compreender as questões que envolvem a aprendizagem por meio dos estudos da Psicanálise, da Psicologia Social e da Epistemologia Genética de Piaget.

A visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem requer o estudo minucioso de teorias fundamentais que abrangem diversos aspectos sobre o desenvolvimento e o comportamento humano e a educação, bem como habilidade na compreensão e manejo dos instrumentos de avaliação e pesquisa aplicáveis no ambiente clínico.

Nesta perspectiva, Simaia Sampaio reúne em seu livro procedimentos que explicam o passo a passo de cada sessão do diagnóstico psicopedagógico, desde o Contrato Diagnóstico, passando pela descrição da operacionalidade de vários testes úteis para a investigação de hipóteses, até a Devolução e o Informe Psicopedagógico.

Partindo de uma visão geral de hipóteses, a autora sugere como atividade do segundo encontro a realização da EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem), pois é o momento no qual o psicopedagogo poderá ter noção do sistema de condutas, habilidades, conhecimentos e ansiedades do indivíduo avaliado, que possibilitará a existência de um ponto de partida com o qual as outras avaliações poderão ser comparadas.

Na sequência, as Provas Operatórias estão explicitadas detalhadamente para que o avaliador sinta-se seguro na sua aplicação e possa ter um parâmetro de como está o funcionamento cognitivo do sujeito.

Para investigar como se configura a relação do indivíduo consigo mesmo, com a família e com a escola, Simaia Sampaio acrescenta a utilização de Técnicas Projetivas, indicadas em conformidade com a idade do sujeito avaliado.

Há ainda a orientação sobre outros testes e métodos de avaliação e como etapa final, antes do momento de devolutiva, é proposta a realização de uma anamnese, para que se possa trabalhar a coerência de todas as hipóteses levantadas.

Planejado como um roteiro objetivo, o texto não faz um exaustivo aprofundamento do tema aprendizagem, mas destaca-se pela competência ao explicar atividades avaliativas que podem trazer respostas no âmbito clínico a respeito das dificuldades de aprendizagem.

É um eficiente livro de consulta para apoio tanto aos profissionais iniciantes na prática clínica, quanto aos mais experientes, mas que desejam se aprimorar na organização e avaliação das proposições, de forma a obterem um mapa orientador para o diagnóstico, encaminhamento e intervenção que sejam produtivos.