SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número24A Escolarização da leitura literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Constr. psicopedag. vol.23 no.24 São Paulo  2015

 

RESENHA

 

 

Rose Skripka N. Gabriel1

 

 

FERNANDES, Anete. Avaliação psicopedagógica: história de um percurso. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013. 216 p.

Nesta obra, destinada aos profissionais e alunos das disciplinas ligadas à Psicologia, Educação e Psicopedagogia, que se debruçam sobre a pesquisa dos problemas de aprendizagem, a autora nos apresenta um enfoque na formação do profissional psicopedagogo.

Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP) e Doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP), articula suas observações e experiências profissionais pautada no ethos e na ética.

Ethos no sentido profissional significa vivências balizadas não pela regulamentação externa, mas algo construído individualmente de dentro para fora. Portanto, processo correlacionado com a ética, ou seja, o psicopedagogo trabalhando sua história e seus valores, comprometido com o percurso do educando.

Com sensibilidade, a autora defende uma avaliação psicopedagógica que vai além das exigências das práticas escolares, valorizando os aspectos do inconsciente.

Nesta busca por um processo humanizador na clínica psicopedagógica, Anete descobre nas concepções psicanalíticas de Aulagnier e Winnicott contribuições que trazem a compreensão do problema de aprendizagem a partir do que falta para o indivíduo, ou o saber retido e também a construção da criatividade, no espaço de interrelação profissional/analisando.

Na conceituação de Aulagnier podemos pensar a aprendizagem como autonomia ou pura repetição dos modos de pensar dos outros. Integrando a Psicanálise aos estudos da aprendizagem chegamos ao vetor desejo de saber.

Já em Winnicott a criatividade não vem apenas da sublimação, mas provém de características inerentes do ser humano, o que possibilita, na Psicopedagogia, a valorização das experiências que ocorrem na relação analista-analisando.

A autora, que ministra a disciplina "Diagnóstico Psicopedagógico" no Curso de Especialização em Psicopedagogia da PUC/SP desde 1993, aprimorou suas pesquisas e atividades no decorrer dos anos, ensinando nesta obra as etapas de um Diagnóstico Psicopedagógico, úteis como referencial de procedimentos na Psicopedagogia.

A metodologia destacada por Anete é trazer as vivências dos atendimentos de alunos de psicopedagogia no Jogo de Areia, ou seja, os alunos montam as cenas psicopedagógicas para uma análise compartilhada e compreensiva do processo. Na reflexão, a teoria tem lugar como aporte inicial, mas a experiência e o movimento próprio de cada um que constitui a sua singularidade vem à frente.

As fotos das cenas na caixa de areia junto com a descrição dos relatos dos alunos de Anete e das reflexões ocorridas em grupo nos remetem às nossas próprias emoções de empatia e significação de experiências profissionais.

Esta obra nos oferece elementos importantes para a reflexão da formação e prática terapêuticas, pois enfatiza o encontro humano, a ética do cuidar com respeito ao ritmo do outro e ao próprio ritmo, valorizando a produção de sentidos.

 

 

1 Psicóloga e Psicopedagoga

Creative Commons License