SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número25Investigação sobre estresse em crianças com dificuldade de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954

Constr. psicopedag. vol.24 no.25 São Paulo  2016

 

RESENHA

 

 

Rose Skripka N. Gabriel1

 

 

BARONE, Leda Maria Codeço; CASTANHO, Marisa Irene Siqueira; MARTINS, Lilian Cassia Bacich (Orgs.). Psicopedagogia: teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013, 255 pags.

Nesta obra encontramos organizadas, para estudo e pesquisa, teorias da Psicologia desenvolvidas no século XX, que são referenciais no trabalho da docência e prática clínica nas áreas de Educação, Psicologia e Psicopedagogia.

As organizadoras deste livro empenharam-se no resgate dos estudos filosóficos e científicos do desenvolvimento da aprendizagem humana, apresentando os textos de maneira a não favorecer uma teoria sobre a outra, mas ressaltando o valor e a necessidade de observarmos o enfoque que cada teoria nos traz de acordo com as demandas de nosso trabalho.

No capítulo 1, Marisa Irene Castanho, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IP-USP), revisita as bases epistemológicas que explicam a relação do sujeito que aprende e o objeto. Na perspectiva do Inatismo, considera-se que há uma estrutura inata no sujeito para a compreensão do objeto. Já para o Empirismo, as experiências pelas quais o sujeito passa é que vão fazendo um conjunto de conhecimentos que se organizam em medida crescente de complexidade.

Na visão do Construtivismo, o conhecimento se dá pelo diálogo constante entre sujeito e objeto, a realidade é construída coletivamente e os conflitos são a base da transformação. A autora sugere o uso de nossa reflexão para avaliarmos o constructo inteligência, a vida em sociedade e o homem compondo a história.

Leda Maria Codeço Barone, Doutora em Psicologia Escolar (IP-USP), apresenta-nos no Capítulo 2 as contribuições da teoria psicanalítica para a compreensão da aprendizagem. Embora nos esclareça que a Psicanálise não se deteve no estudo da aprendizagem, aproveita esta teoria para o trabalho clínico. Leda nos aponta que Freud denominou "atenção flutuante" toda conversa fora das normas vigentes e "interpretação psicanalítica" o processo que ajuda o paciente a dar sentido para seus assuntos. Traz-nos Herrmann (1999), que afirma que o ato de interpretar produz a "ruptura de campo", ou seja, é um método que trabalha a produção de conhecimento e a cura. Desta feita, a autora considera o método psicanalítico como favorável nas investigações dos problemas de aprendizagem.

O capítulo 3, apresentado por Cinthia de Azevedo Piccinato e Viviane Rosalie Duarte, ambas Mestres em Análise Experimental do Comportamento (PUC-SP) e Mariângela Gentil Savoia, Doutora em Psicologia Clínica (IP-USP), abordam as bases da Análise do Comportamento Aplicada, na qual o Behaviorismo é sua base filosófica. A Psicopedagogia Comportamental verifica o que gera a dificuldade de aprendizagem, dando enfoque na vida acadêmica do sujeito: observam-se suas competências, avaliam-se as condições ambientais onde ocorre a dificuldade de aprendizagem e o que faz o comportamento permanecer. O trabalho do psicopedagogo comportamental é pautado em preparação de consequências reforçadoras e planejamento dos objetivos esperados que o sujeito alcance. A proposta das autoras é o seguimento de um roteiro de ações, para que o trabalho tenha um resultado continuado, onde a aprendizagem torna-se um reforçador intrínseco.

A Epistemologia Genética de Piaget é discorrida no Capítulo 4 por Denise da Cruz Gouveia, Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IP-USP). Denise expõe detalhadamente os conceitos da teoria piagetiana, fornecendo aporte para o diagnóstico psicopedagógico adequado a cada etapa do desenvolvimento da criança, visto que a teoria de Piaget se ocupa do surgimento do pensamento lógico, a racionalidade e o conhecimento científico. Para a autora, por meio da perspectiva piagetiana obtemos um panorama dos défices junto com a observação da produção escolar da criança, o que nos capacita fazer a comparação com o que é esperado dela em sua idade e no ensino formal. O método oferece o campo para a intervenção psicopedagógica, pois no momento em que estamos examinando a criança podemos desafiá-la no que ela pensa, desestabilizando-a e promovendo a mudança. Nesta abordagem o erro é considerado fundamental para a construção do conhecimento.

No Capítulo 5, Lilian Cassia Bacich Martins, Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), Marisa Irene Siqueira Castanho, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IP-USP) e Rossana Aparecida Vieira Maia Angelini, Mestre em Educação, Administração e Comunicação (Universidade São Marcos-SP), discorrem sobre a Psicologia sócio histórica. Na abordagem histórico-cultural e na conceituação de Vygotsky a criança se desenvolve atuando no seu meio físico e social, mediada tanto por seu aparato fisiológico como pelos outros com os quais convive. É pelo outro que a criança tem contato com a cultura, podendo construir gradualmente sua visão de mundo. Na atuação prática da Psicopedagogia atenta-se para a verificação da Zona de Desenvolvimento Próximo, ou seja, o que a criança faz com ajuda e que em breve fará sozinha. Por meio da mediação/interação social, o profissional identifica o que a criança faz só, e a partir daí impulsiona o crescimento do saber. As autoras enfatizam que a mudança na aprendizagem/conhecimento não acontece só pela entrada de novos conhecimentos, mas a qualidade deste avanço está ligada à escuta e ao olhar do psicopedagogo preparados para a diversas representações do real.

A Teoria Psicogenética de Henri Wallon é apresentada no Capítulo 6 por Regiane Rodrigues de Moraes, Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP) e Simone Alarcon Oncalla, doutoranda em Psicobiologia (UNIFESP). Wallon observava as crianças em atividade, relacionando-se com o seu meio, postulando ser o desenvolvimento decorrente da relação dialética do organismo com o meio. Analisou que a afetividade, a ação motora, e a cognição estão indiferenciadas no início da vida; havendo uma incessante alternância de manifestações emocionais e cognitivas no decorrer do crescimento. Para cada estágio de desenvolvimento uma destas irá predominar. No trabalho clínico baseado nos postulados de Wallon, o profissional deverá estar atento ao meio com o qual a criança convive, as relações que são estabelecidas na família, ao fato de que para cada faixa etária do desenvolvimento, que é dinâmico e conflituoso, a esfera afetiva predominará ou o conhecimento é que virá à baila. A perspectiva walloniana contribui para a Psicopedagogia por descrever em cada estágio de desenvolvimento quando ocorrem as predominâncias e alternâncias das esferas afetiva e cognitiva, lembrando sempre da totalidade do indivíduo, um ser que pensa, que sente e se movimenta, expressando sua personalidade. Outrossim, o mote do trabalho educativo é a adequação às necessidades da criança.

Assim como a ciência e a pesquisa têm a característica de não aceitar o que é limitante, mas questionam, discutem, trazem reflexões e soluções, este livro nos instiga à continuidade da busca pela crítica, à saída das visões restringentes. No final de cada capítulo há sugestões de leituras auxiliares, questões para reflexão, exercícios em grupo e filmes de conteúdo relacionado com as teorias tratadas.

 

 

1 Psicóloga e Psicopedagoga

Creative Commons License