SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número27Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidadeDesafiando crianças a pensar: intervenção com jogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Construção psicopedagógica

versão impressa ISSN 1415-6954versão On-line ISSN 2175-3474

Constr. psicopedag. vol.26 no.27 São Paulo  2018

 

ARTIGOS

 

A influência da respiração no processo de aprendizagem

 

The influence of respiration in the learning process

 

 

Patrícia de Souza Marques1; Prof. Dra. Eloisa Quadros Fagali2

PUC - SP

 

 


RESUMO

Respirar pela boca na infância é um hábito que pode trazer uma série de malefícios, entre eles baixo rendimento escolar e problemas de crescimento. Essa pesquisa tem como objetivo esclarecer as consequências que um respirador bucal (indivíduo que respira pela boca) pode apresentar no processo de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Bem como a importância de diagnosticar um respirador bucal logo nos primeiros anos de vida. Para tanto traz estudos sobre as características de uma criança que respira pela boca, permitindo assim que psicopedagogos tenham condições de identificar tais casos em seus atendimentos e a partir daí analisar se a respiração pode ser uma das causas para as queixas de dificuldades de aprendizagem identificada. Com esses conhecimentos, o profissional terá condições de orientar melhor as famílias e as escolas na busca de um tratamento específico, bem como entender melhor as necessidades e dificuldades da criança em atendimento psicopedagógico.

Palavras-chave: Respirador Bucal, Aprendizagem, Dificuldades, Psicopedagogia.


ABSTRACT

Breathing through the mouth in childhood is a habit that can bring several harms, including low school performance and growth problems. This research aims to clarify the consequences that a mouth respirator (the person breathing through the mouth) can present in the learning process, especially in reading and writing. As well as the importance of diagnosing a mouth breather in the early years of life. In order to do so, it carries out studies about the characteristics of a child who breathes through the mouth, thus allowing psychopedagogues to be able to identify such cases in their care and from there analyze if breathing can be one of the causes for the complaints of identified learning difficulties. With this knowledge, the professional will be able to better guide families and schools in the search for a specific treatment, as well as better understand the needs and difficulties of the child in psychopedagogical care.

Keywords: Mouth Breather, Learning, Difficulties, Psychopedagogy


 

 

Introdução

O profissional de psicopedagogia tem grande importância na vida escolar de uma criança, atuando como assessor na busca da melhoria do processo de aprendizagem. Sendo primordial o desenvolvimento de um trabalho que integre: psicopedagogo, professor, escola e família, no sentido de melhor desenvolver a prática educativa. Segundo Pain (1985 p. 28):

A origem de toda aprendizagem está nos esquemas de ação desdobrados mediante ao corpo. Para a leitura e a integração da experiência, é fundamental a integridade anatômica e de funcionamento dos órgãos diretamente comprometidos com a manipulação do entorno, bem como dos dispositivos que garantem sua coordenação no sistema nervoso central.

Hoje, a queixa (respirador bucal) vem aumentando e são mais frequentes na idade pré-escolar. É causada, principalmente, pelos processos alérgicos e o aumento de amigdalas (chamado tecido linfoide, se localiza na entrada da garganta) e adenoide (carne esponjosa na parte de trás do nariz). Por isso, a grande importância no assunto, porque os distúrbios respiratórios podem trazer maiores consequências nos anos iniciais de formação escolar, a fase de alfabetização, em que há grande aquisição de conhecimentos que formam bases para as conquistas acadêmicas e para o desempenho cognitivo no futuro.

A respiração pela boca requer atenção de todos os especialistas que entram em contato com o sujeito durante todas as fases do seu crescimento e desenvolvimento.

Este artigo ressalta o valor da consciência e do trabalho de um psicopedagogo diante da problemática associada às características e necessidades da criança que respira pela boca, bem como valoriza a importância de um atendimento com enfoque multidisciplinar e diálogos com pais e professores, em torno da problemática, orientação sobre a síndrome e o valor de uma respiração correta no desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança, principalmente na fase escolar.

O estudo foi realizado através de levantamento teórico sobre a "síndrome da respiração bucal", para conhecermos os efeitos sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aprendiz e entrevistas com profissionais da educação e saúde para mensurar o conhecimento desses profissionais sobre as possíveis consequências no processo de aprendizagem.

O objetivo é ampliar, também na área da saúde, os conhecimentos sobre as consequências da respiração na fase escolar. Com isso enfatizar o valor do trabalho de um psicopedagogo diante desta problemática. Como resultado, teremos uma melhor orientação aos pais sobre um possível déficit no processo de aprendizagem.

 

O que é "Síndrome do Respirador Bucal"?

Segundo Murdocco (2005, p. 6) "Síndrome é um conjunto de sintomas, que tem uma característica altamente compulsiva, altamente inconsciente, cujo processo é ativado sem que tenhamos consciência disso..."

Desta forma o portador da síndrome não tem consciência que respira pela boca, mesmo com os sintomas ali presentes. Devido a essa respiração, ocorrem mudanças anatômicas significativas durante o desenvolvimento e crescimento da criança. Ao respirar pelo nariz, temos um estímulo com relação ao desenvolvimento e crescimento facial pela ação da musculatura, que estimula os ossos de modo correto, enquanto o processo não será o mesmo em um respirador bucal. Neste caso, a estimulação ocorrerá de um modo inadequado, resultando um crescimento e desenvolvimento desarmônico no corpo como um todo.

A criança que respira pela boca é mais propensa a apresentar infecções repetitivas porque o ar que entra pela boca não é condicionado adequadamente, e por isso, chega aos pulmões na temperatura e no estado em que se encontra no ambiente, ou seja, seco, frio e com impurezas.

Respirar pela boca quebra a cadência da respiração, pois esta fica muito mais curta, rápida e superficial e o ar é mais inspirado que expirado. Desse comportamento inconsciente do indivíduo, podemos deduzir que, ele se carrega de muita pouca energia e descarrega menos ainda.... O equilíbrio da respiração normal é rompido e acarreta consequências também em âmbito emocional. (MURDOCCO, 2005, p.6)

Com o passar dos anos, aumentou o número de indivíduos que apresentam problemas respiratórios, sendo que em alguns casos, diagnóstico e tratamento são difíceis. O tema proposto é relativamente atual e vê-se a necessidade de pesquisa, principalmente na área da educação, pois durante o meu trabalho me deparei com poucas informações.

Um indivíduo que respira pela boca durante muito tempo apresenta alterações de naturezas diferentes. Por isso existe a necessidade de uma equipe interdisciplinar, pois não se deve resolver apenas parte do problema, corrigindo apenas um ou outro aspecto.

O cirurgião dentista é, muitas vezes, o primeiro profissional da saúde a ter contato com o portador da síndrome da respiração bucal, devido a arcada dentária que pode ser modificada, como veremos adiante, mas na maioria dos casos é necessário um tratamento multidisciplinar envolvendo ortodontista, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, fisioterapeutas, pediatras, psicólogos e psicopedagogos para o sucesso do tratamento.

 

Reflexos da respiração na vida da criança

O respirador bucal apresenta algumas características inconfundíveis: lábios entreabertos, língua no soalho bucal, palato ogival ou inclinado, narinas estreitas ou inclinadas, mordida cruzada, mordida aberta, lábios e bochechas hipotônicos, lábios superior retraído ou curto, cabeça pode estar mal posicionada, ombros caídos, otites frequentes, crescimento craniofacial predominante vertical, face alongada, podem apresentar dificuldades de atenção e concentração ocasionando dificuldades escolares (ARAGÂO,1986).

 

Alterações faciais:

De acordo com WECKX (1998), qualquer obstáculo à passagem do ar pelas vias aéreas superiores, seja por má formação, por inflamação da mucosa nasal (rinite, gripe, ...), por desvio do septo nasal ou por hipertrofia do anel de Waldeyer, vai ocasionar obstrução nasal obrigando o paciente a respirar pela boca.

É de grande relevância ressaltar que a criança pode não apresentar todas as alterações mencionadas aqui, mas ao identificarmos algumas, é importante nos atentarmos e fazermos uma análise mais minuciosa.

 

Alterações Posturais:

Com a boca aberta a maior parte do tempo, a língua passa a ficar mais baixa junto aos dentes inferiores. Essa abertura exige uma flexão da cabeça para frente e o tronco fica em posição incorreta.

Para melhorar a passagem do fluxo aéreo superior, o indivíduo muda o eixo da cabeça, há uma projeção para frente, esticando o pescoço e alterando a postura da coluna. Com essas mudanças o respirador bucal sente-se mais confortável, postura adaptativa a suas condições (WECKK, 1995).

A postura se torna viciosa e comprometida. Na figura abaixo podemos perceber que a postura do respirador bucal é projetada, não consegue ficar ereta. É nítido a postura prejudicada.

 

Interferência no Sono:

O ato de dormir é considerado essencial na humanidade. Passamos praticamente um terço da vida dormindo, portanto, a perda da qualidade de sono é prejudicial ao nosso bem-estar. Sabemos que noites mal dormidas podem interferir no humor, na memória, na atenção, nos registros sensoriais, no raciocínio, enfim em nossa qualidade de vida.

A criança que respira pela boca costuma dormir de boca aberta, durante a noite costuma babar, roncar, ter sono agitado e, muitas vezes, pesadelos.

Sabe-se que todas as funções do cérebro e do organismo em geral estão influenciadas pela alternância da vigília com o sono. O sono fragmentado é menos restaurador do que o sono consolidado e acaba resultando em sonolência diurna, prejudicando sua vida escolar.

Outros eventos noturnos causados pela respiração inadequada são sono agitado, despertares frequentes, apneias, sudorese, movimentos periódicos dos membros inferiores e crises de asfixia (MACIEL, 2002).

A sonolência diurna pode trazer consequências para a aprendizagem da criança, como déficit de atenção, concentração e memória. Quando se perceber sonolência e uma queda no desempenho escolar deve-se levantar a questão de sono inadequado ou respiração bucal (GUILLEMINAULT & PELAYO, 1998).

 

Alimentação Prejudicada:

A respiração bucal, leva a uma dificuldade na coordenação da respiração com a deglutição. O ato da alimentação envolve ver, cheirar e sentir o sabor dos alimentos. O respirador bucal tem redução da função olfativa, devido a não utilização de forma adequada das vias aéreas, o que pode ocasionar diminuição do apetite e consequentes desvios nutricionais. Muitas vezes, esse indivíduo tende a optar por alimentos mais fáceis de ingerir e com sabor mais aguçado. Ao se alimentar e respirar não é possível perceber o sabor dos alimentos, ocasionando prejuízos à qualidade de vida da criança.

O processo de mastigação e deglutição é comprometido devido a flacidez na boca e na língua. Consequentemente, a criança não tem uma alimentação adequada, uma vez que é impossível triturar a comida e respirar ao mesmo tempo, tendendo a comer de boca aberta, provocando um cansaço ao se alimentar.

 

Alterações na fala:

A comunicação verbal é uma das mais valiosas e complexas capacidades humanas. A fala é uma forma de linguagem aprendida. A criança adquire a habilidade linguística de acordo com seu meio, suas necessidades e oportunidades.

Segundo Pain (2005, p 29):

Existem certos tipos de transtornos na área da adequação perceptivo- motora que, embora possa suspeitar-se de sua origem orgânica, não oferecem qualquer possibilidade de verificação neste aspecto. Tais transtornos aparecem especialmente no nível da aprendizagem da linguagem, sua articulação e sua lecto-escrita, e se manifestam em uma série de perturbações, tais como a alteração da sequência percebida, a impossibilidade de construir imagens claras de fonemas, sílabas e palavras, a inaptidão gráfica etc.

A respiração bucal, entre diversos problemas, pode ocasionar alterações na fala. A articulação dos sons depende da mobilidade da língua, lábios, bochecha e posição dos dentes e, como vimos anteriormente, a criança que respira pela boca apresenta alteração em toda a face impedindo essa articulação de maneira correta. A dificuldade em emitir os sons de maneira correta, se dá geralmente devido a fuga lateral do fluxo de ar, resultado da flacidez dos lábios, bochechas, mal posicionamento da língua e arcada dentária.

A fonação da criança que respira pela boca pode ser comprometida, a dificuldade em fechar a boca ou a inadequada força dos músculos labiais tornam difícil a articulação dos fonemas /p/, /b/, /m/, /s/, /d/, /z/, /t/, /n/, /l/, /k/, e /g/ (Carvalho, 2000).

As escolas certamente recebem crianças com problemas de motricidade oral e não sabem como auxiliá-las nessas dificuldades, na maioria das vezes por não saberem o que está impactando aquela criança. Assim sendo, apresentam queixas sobre crianças desatentas, inquietas, que apresentam trocas e distorções na fala e consequentemente erros na escrita. Por isso, acredito que quanto mais os professores souberem das consequências da respiração oral, mais poderão entender as dificuldades do aluno e auxiliá-lo, evitando assim prejuízos associados aos fracassos escolares.

Não confunda:

"Síndrome do respirador bucal" com "Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade"

Nos tempos atuais, a hiperatividade e o transtorno de déficit de atenção, estão em voga e podem estar associados a vários fatores. Crianças que respiram pela boca, "síndrome do respirador bucal", tendem a apresentar problemas de ordem comportamental semelhantes àqueles observados em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Crianças com problemas de aprendizagem por baixa capacidade de concentração, hiperativas, inquietas, momentos de irritação e com distúrbios noturnos, podem ter como fator contribuinte a respiração bucal.

Ao acompanharmos uma criança durante seu aprendizado, devemos ter um olhar além das fases de desenvolvimento apresentadas por Piaget. Muito mais que o nível ou estágio em que ela se encontra, é necessário observar e pensar sobre outros fatores que interferem em suas percepções, em suas condutas e em sua cognição, considerando assim as possíveis maneiras de ajudá-las em suas dificuldades. Sendo assim, é de grande significância perceber se há alguma interferência que independem da vontade e esforço do aluno, das orientações da escola, dos cuidados do professor e até mesmo da família.

Conhecer as especificidades e as características de cada um é de extrema importância, pois irá nos auxiliar na identificação de comorbidades. Como resultado, faremos uma intervenção adequada para cada condição, orientando corretamente família e escola além de evitarmos os abusos medicamentosos.

De acordo com o departamento de otorrinolaringologia do hospital Infantil Sabará, cerca de 30% das crianças em idade pré-escolar, apresentam a síndrome da respiração bucal. Em contrapartida, a prevalência do TDAH está entre 2 a 4% da população, conforme a Associação Americana de Psiquiatria, 1994.

Pensando nessas informações é importante refletir se na verdade o comportamento sugestivo de TDAH, tão comentado na atualidade, não está relacionado a presença de distúrbios respiratórios.

 

Atendimento e Intervenções Psicopedagógicas

Segundo Pain (1985), o primeiro momento com a família, é uma ocasião para estabelecer hipóteses sobre alguns aspectos importantes para o diagnóstico dos problemas de aprendizagem, com maior precisão, a articulação funcional do problema de aprendizagem; significação do sintoma para a família, isto é, as reações comportamentais de seus membros ao assumir a presença do problema; fantasias de enfermidade e cura e expectativas acerca de sua intervenção no processo diagnóstico e de tratamento.

Ao identificar alguns sintomas e características estudados aqui, inicia-se uma entrevista minuciosa com a família, para se conhecer um pouco mais sobre a criança e tirar a dúvida sobre a hipótese da respiração, levantando as seguintes questões:

  • A criança dorme bem?

  • Tem muito sono durante o dia?

  • Costuma dormir de boca aberta?

  • Baba durante o sono?

  • Come de boca aberta?

  • Tem crises constantes de rinite, otite, amigdalite...?

  • Já fez alguma cirurgia de adenoide, amigdalas...?

  • Alguma queixa na fala? Como é a pronúncia?

  • A criança é muito agitada?

  • Como é a concentração?

  • Usa ou já usou aparelho ortodôntico?

Algumas das perguntas acima, terão que ser respondidas também pela escola. Se a maioria das respostas for afirmativa, provavelmente a respiração está influenciando a vida da criança e, consequentemente, no processo de aprendizagem.

De acordo com Wonfebuttel (2001 apud ESCOTT, 2004, p.34):

(...) não basta que o psicopedagogo tenha somente uma ação preventiva, trabalhando com educadores, quando surgirem processos patológicos individuais; nessas situações cresce a importância da identificação da patologia e da indicação terapêutica. Da mesma forma, não é suficiente que o psicopedagogo intervenha terapeuticamente, atendendo ao sujeito individualmente, sem que sua ação estenda-se a instituição escolar. Dentro dessa perspectiva, as dimensões clínicas e institucionais não se contrapõem.

É importante entender se a criança passou por alguma cirurgia respiratória, pois nesse caso, o problema pode ter sido resolvido, mas o vício de respiração pela boca continua. Teremos que encaminhar para um fonoaudiólogo para fazermos o trabalho em conjunto.

O uso do aparelho também influência a respiração. Ë importante considerar que para a criança é um monstro dentro de sua boca e terá que adaptar todo o funcionamento de respiração, salivação e deglutição. A situação também pode resultar em uma respiração incorreta, além de tirar a concentração, pois a novidade na boca requer atenção para total controle do objeto estranho. Nesse caso, também há de se trabalhar em conjunto com um fonoaudiólogo.

Ao perceber uma dentição projetada, ou seja, os dentes voltados para a frente, impedindo que a criança feche a boca com harmonia, tem-se que orientar a família a procurar um ortodontista.

A criança pode estar sofrendo bullying na escola e esse ser o grande impedimento do aprender. A criança que respira pela boca, como mencionado anteriormente, come de boca totalmente aberta, costuma ter mal hálito, muitas vezes baba ao falar, não pronuncia corretamente algumas letras, devido ao escape de ar ou a flacidez da língua, não tem grande desempenho na aula de educação física, pois devido a respiração, se cansa com mais facilidade, gerando exclusão dos colegas no momento da escolha de times, por exemplo. Pode ser que a família nem saiba do problema, pois a criança começa a se isolar, comendo sozinho, para não ouvir comentários, não querendo jogar pois acredita que joga mal, entre outros agravantes. Estas dificuldades podem gerar sentimentos de fracasso e inferioridade.

É de grande relevância orientar aos pais e familiares para que evitem transmitir à criança a angústia e ansiedade que eles próprios sentem diante dessas dificuldades. O importante é ajudar a criança a ter consciência de que é necessário manter a boca fechada, para uma melhor respiração e que essa atitude lhe trará benefícios.

Devido a respiração, a criança tem dificuldades de pronunciar algumas palavras, é importante trabalharmos com leitura em voz alta, para que a criança com nossa ajuda, tenha consciência da pronuncia correta. Evita-se assim constrangimento frente aos colegas. Explorar jogos com muitos detalhes, em que a criança necessitará dispor de muita atenção para desenvolver, como exemplo descoberta dos 7 erros, Lince e Wally. Desenvolver atividades que envolvam o corpo, sempre lembrando que o correto é respirar através do nariz, podemos utilizar imagens e/ou elementos para a criança se identificar, apoiando-se na imaginação, com um faz de conta que sou uma pedra, sou a água...e solicitar para que a criança represente. Utilizar pinturas com tinta no canudo, onde é necessário assoprar a tinta no papel para compor uma figura. Ouvir uma música com os olhos fechados e acompanhar um instrumento com palmas ou batendo os pés. A atividade requer muita atenção e concentração. Orientar a professora e a escola para deixar o aluno sempre nas primeiras carteiras, de preferência longe de portas e janelas. Evitar lugares que possam distrair a criança.

 

A PESQUISA: Diferentes olhares e cuidados para o "respirador bucal"

O levantamento de dados se deu em duas etapas, entrevistas com especialistas envolvidos no tratamento de uma criança que respira pela boca (1 fonoaudióloga, 2 psicopedagogas, 1 neuropsicopedagoga, 1 pediatra e 1 cirurgião dentista) e pesquisa através de questionário, com 20 professores do ensino infantil e fundamental I.

O nome do profissional entrevistado foi mantido em sigilo, segundo os princípios éticos de pesquisa. As entrevistas foram gravadas e transcritas com algumas adequações, porém mantendo o conteúdo na íntegra.

O estudo se configurou como pesquisa de campo, com análise qualitativa das respostas.

Os dados coletados foram analisados a partir do referencial teórico construído durante minha pesquisa e destacando os focos temáticos, conforme pergunta e resposta do sujeito entrevistado.

Entrevista I:

A Fonoaudióloga entrevistada é formada pela PUC Campinas, especialista em linguagem pelo CEFAC e atende em clínicas públicas e privadas desde 1992, na área de linguagem oral e escrita, voz, motricidade e disfagia.

Segundo a profissional, a criança que respira pela boca tem como principal queixa a dificuldade de aprendizagem, mas também outras questões como a mastigação e problemas na deglutição.

A entrevistada ressalta que quando temos uma criança que respira pela boca e com dificuldades de aprendizagem, é necessário orientar a escola para deixar a criança sentar na frente, próximo ao professor, evitar proximidade com portas e janelas pois podem apresentar ruídos que irão distrair a criança, devido as dificuldades de concentração ou por se distraírem facilmente. Em alguns casos a professora precisará repetir as explicações ou refazer perguntas. Recomenda-se a utilização de falas mais simples e frases mais curtas para uma melhor compreensão.

Segundo sua orientação alguns traços devem ser observados na criança que respira pela boca, como a face que será mais alongada e com flacidez, musculatura hipotônica, geralmente a criança está com a boca aberta em todos os momentos da consulta (característica marcante no indivíduo que respira pela boca), respiração ruidosa e alterada, grande parte das crianças apresentam olheiras. Afirma que geralmente é uma criança distraída, ao chamarmos parece que não nos escuta, pois pode apresentar problemas também de audição. Apresenta problemas alimentares.

A referida fonoaudióloga solicita a nossa atenção para informações sobre otites recorrentes, comprometimento das vias aéreas como hipertrofia de adenoides, amigdalas. Acrescenta que a criança pode ou não apresentar alterações na fala, pode apresentar alterações de ponto articulatório mesmo, que são as trocas de sons, pode ter uma alteração de ressonância na fala como a voz anasalada. Essa é uma das maiores atuações dos fonoaudiólogos.

Psiquicamente quando a criança não tem um bom desempenho escolar, se sente fracassado e tem rebaixamento de autoestima. A situação gera um ciclo, pois pensa que é mal aluno, que sua memória não é boa, que não consegue entender... Portanto, precisamos intervir e quebrar esse ciclo.

A entrevistada afirma: "É indispensável o envolvimento de outros profissionais no tratamento da criança". No caso da criança que apresenta dificuldades escolares é recomendado intervenção psicopedagógica e em alguns casos um professor particular também.

A profissional chama a atenção:

"A maioria das crianças chegam ao meu consultório com encaminhamento do dentista. As famílias reclamam que a criança está sempre de boca aberta, em alguns casos a existência da baba, principalmente durante o sono, comentam também sobre a postura da língua na boca da criança. Costumo receber crianças bem pequenas já com queixas."

Entrevistada II:

A Psicopedagoga A é Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Escolar pelo Instituto Sedes Sapientiae, com aprimoramento em Reabilitação Cognitiva, mestranda pela UNIFESP em Educação e Saúde. Trabalha há mais de vinte anos na área da Educação e hoje atende crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. Também é palestrante de temas ligados à aprendizagem e educação.

A experiente profissional afirma que:

"Até pouco tempo eu não tinha nenhuma informação de que a respiração pudesse ter influências no desenvolvimento ou processo de aprendizagem, então meu conhecimento é muito limitado sobre esse assunto".

A entrevistada comenta que é praticante de meditação. Então entende que uma disfunção na respiração, certamente vai afetar o processo de aprendizagem porque interfere em um fator crucial que é a oxigenação do cérebro e a manutenção de atenção. Então a priori, acredita que a respiração possa afetar a aprendizagem, mas como dito antes, não teve uma formação específica que relacionasse os problemas de aprendizagem com a respiração, mas de fato, a respiração influencia o humor, o nível de ansiedade, a concentração, então entende que tudo que se relacione com a respiração, de alguma maneira vai afetar o processo cognitivo.

Segundo a sua opinião: "Nós psicopedagogos precisamos fazer uma anamnese cuidadosa, através dela podemos adquirir pistas sobre a respiração da criança. Pode inclusive incluir perguntas sobre o assunto."

Como atividade, apresentou um instrumento muito funcional e significativo, utilizado por ela em seu consultório. Ela afirma que:

"Para uma criança que respira pela boca, existe um instrumento bem interessante, um software chamado "cardioemotion", onde a criança tem que fazer um exercício de respiração, tem várias imagens para a criança e um sensor no dedo. Durante a atividade a criança precisa prestar a atenção em sua respiração pois terá que fazer uma respiração mais longa e isso muda o padrão de batimentos cardíacos. A pessoa entra em um estado de frequência cardíaca, que é um estado específico, em consequência melhora o nível de atenção. Não posso te afirmar quanto a estudos com essa ferramenta, frequência cardíaca voltada para o respirador bucal, mas é uma ferramenta que eu utilizo para crianças que tem problemas de atenção, pois ela tem que prestar atenção na sua própria respiração, colocá-la em um determinado ritmo, enquanto o cenário vai mudando."

Ela acredita que essa seria uma intervenção interessante, porém para utilizar a ferramenta, foi preciso fazer uma formação adicional específica.

Entrevista III:

A Psicopedagoga B é Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo e Psicopedagogia clínica e institucional pela PUC - SP, com mais de quinze anos de experiência na área da psicopedagogia. Já foi proprietária de escola de Educação infantil e professora universitária. É também palestrante de temas ligados à aprendizagem e educação.

Segundo o parecer da entrevistada, a área sobre respiração não diz respeito especificamente a psicopedagogia e por isso, se coloca como não conhecedora especialista no assunto. Observa que quando se dá conta de que a criança respira pela boca, levanta hipóteses e busca comprovações de suas influências no desenvolvimento da linguagem. Ressalta ainda que não possui outros dados que possa relacionar, até porque não é uma via que está acostumada a lidar. "Então não consigo avançar muito na resposta."

A mesma continua: "A respiração pode influenciar na articulação das palavras e evidentemente na linguagem. Já ouvi, mas não posso afirmar, acredito que também possa influenciar a atenção e a concentração, o próprio processo cognitivo como um todo."

Então de acordo com sua experiência, a respiração pode influenciar no processo de alfabetização. Também pode trazer cansaço ao indivíduo. Porém, não desenvolveu um protocolo que a ajude a perceber sobre a respiração, seus protocolos estão voltados a outras áreas. Ela finaliza: "Para falar a verdade, eu não tenho esse olhar, um olhar direcionado a respiração."

Sugeriu as seguintes observações:

"O que podemos identificar é que ao longo do processo de alfabetização, dependendo do grau de problemas respiratórios, podem aparecer alguns indicativos, como exemplo, a criança pode se manter com a boca aberta, pode babar um pouquinho dependendo da idade, conseguimos observar em uma conversa com a criança devido a maneira que ela articula a linguagem, ou mesmo durante alguma atividade. Os próprios pais podem trazer alguma informação, durante a anamnese saberemos detalhes como distúrbios do sono da criança, por exemplo, que também pode ser devido a respiração."

Devido sua experiência, acredita que no ambiente escolar a respiração pode ter interferência devido ao cansaço da criança, que pode causar sintomas como ansiedade. Ela continua:

"Ao se identificar a respiração bucal, o ideal é encaminhar para o otorrino, pode ser problema de adenoide e para uma fonoaudióloga para uma melhor avaliação, enfim existem muitas possibilidades, pois a respiração incorreta, também pode ser ansiedade e a indicação seria de um psicólogo. Sendo sempre o ideal o encaminhamento para um especialista".

Entrevista IV:

A Neuropsicóloga é formada pela CDN/Unifesp, com formação em Reabilitação Neuropsicológica pelo Departamento de Neurologia do HC-FMUSP e Pós-Graduação em Neurologia Clínica Intensiva pelo Hospital Albert Einstein. Trabalha com Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.

A profissional afirma acreditar que haja consequências da respiração para o indivíduo, pois quando a pessoa respira de maneira adequada, pelo nariz, as narinas funcionam como um filtro para tirar as impurezas, quando a respiração é pela boca não há esse filtro, então recebemos no organismo um oxigênio sujo. Acredita também que há um desconforto, pois, a respiração pela boca pode fazer barulho, em um ambiente social, a pessoa pode se sentir constrangida. Crê que a questão traga consequências no indivíduo como um todo.

A entrevistada expressa o seguinte pensamento em relação ao desenvolvimento da criança: "O processo psicológico e cognitivo merece atenção, pois desde o nascimento, as crianças que são privadas de oxigênio já sofrem consequências no desenvolvimento cerebral. O recebimento do oxigênio adequado é benéfico e necessário. Se houver alguma obstrução, o oxigênio será recebido de forma incorreta e pode causar prejuízos na adolescência e fase adulta. O sono, por exemplo, pode ser alterado e ele é imprescindível para um bom desenvolvimento cognitivo e emocional. Quando a pessoa respira mal, ela está em desvantagem, pois além do desconforto, ela pode não estar em boas condições para adquirir novos conhecimentos, ter uma indisposição e poderá, também, ter interferências na atenção, na concentração e na memorização", mas afirma desconhecer o assunto cientificamente.

A entrevistada considera como imprescindível que todos os profissionais da área da educação e saúde tenham conhecimento a respeito da síndrome, a fim de que os especialistas, terapeutas e educadores possam ter uma visão do todo do paciente, com esse olhar poderemos indicar o tratamento ideal e mais eficaz para a criança. Mas, acredita que o encaminhamento inicial nesses casos seria para especialistas da área da fonoaudiologia e ortodontia.

A profissional considerou que as perguntas serviram para que ela pudesse estar mais atenta em seus próximos atendimentos e comenta:

"Percebi que temos que melhorar esse olhar para o indivíduo, pois ao receber um paciente, devemos ter um olhar para a pessoa como um todo, desde a questão postural, o andar, a respiração, entre outras. Eu nunca havia analisado como a pessoa que está a minha frente respira, é um dado importante de observação que passou por mim despercebido até hoje."

Entrevista V:

O Cirurgião dentista fez Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na UNIFESP Araraquara, Mestrado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da escola Paulista de Medicina UNIFESP.

O renomado profissional nos traz como consequências, da respiração bucal as deformidades dento facial, problemas dentários, inflamações e infecções respiratórias constantes e influência nos sabores dos alimentos.

Acrescenta que identifica quando uma criança respira pela boca devido alterações na face, retrognatia (má oclusão maxilar que pode causar distúrbios do sono) e palato atresico (palato fundo), geralmente ocorrem olheiras também.

O mesmo informa que as famílias chegam aos consultórios normalmente por indicação de um otorrino e reclamam de oclusão classe II.

Acredita que pode influenciar a memória devido à má respiração e como resultado das noites mal dormidas, a criança pode apresentar também alterações psicológicas devido a possível deformidade da face, dependendo da gravidade do caso.

O entrevistado ressalta: "Sem dúvida outros profissionais como fonoaudiólogos, psicólogos, alergologistas, otorrinolaringologistas e pediatras, devem estar envolvidos no processo para um resultado mais efetivo."

O cirurgião dentista, orienta como ideal, a família procurar tratamento o mais cedo possível, de preferência antes da fase escolar, para não alterar o desenvolvimento da criança como um todo. Uma das observações de grande valia é observar se a criança sela os lábios durante o sono. Se dormir de boca aberta com frequência, vale procurar orientação médica.

Entrevista VI:

A Pediatra é formada em 1983, pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, atendendo em consultório particular e em clínicas há mais de 30 anos.

A entrevistada afirma que a criança que respira pela boca pode apresentar distúrbios do sono, alterações cognitivas, ansiedade, distúrbios na alimentação e outras influências no desenvolvimento como um todo.

Quanto a observação de traços da criança que respira pela boca a profissional informa que para identificarmos se a mesma está respirando de forma inadequada, devemos nos atentar a situações como ronco durante o sono, alterações na dentição, salivação intensa e dificuldades de mastigação devido a boca aberta. Tal condição pode alterar o estado psíquico da criança pois não dorme bem, estando sempre cansado, com aumento de irritabilidade e como resultado, problemas de aprendizado. A respiração inadequada também diminui a oxigenação no cérebro e com isso altera o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade.

As famílias chegam ao consultório informando sobre uma postura inadequada da criança, boca sempre aberta. Segundo a pediatra, ao receber uma criança, a obstrução nasal sempre deve ser avaliada para sabermos se essa obstrução é aguda ou a crônica, pois as crianças que respiram pela boca, recebem um ar que não foi filtrado adequadamente e com isso, estão mais propensas a bronquite e rinites alérgicas. Ela explica que:

"Quando respiramos pelo nariz recebemos um ar quente e úmido, pela boca o processo é outro, aumentando a possibilidade de doenças. Quando é aguda, na maioria das vezes influencia a postura da boca. Deve-se então encaminhar para uma fonoaudióloga e quanto as crises como rinite, nariz sempre congestionado, amigdalite, entre outras, consegue-se resolver com medicação. Se for crônica, necessita de toda a avaliação em conjunto com um otorrino, pois podem ser necessárias outras intervenções. O ideal é fazer os devidos encaminhamentos, pois a criança precisa aprender a respirar adequadamente".

Com relação as Influências da respiração no processo de aprendizagem, a profissional afirma que a criança em fase escolar é prejudicada quando respira de maneira inadequada, pois não dorme bem, como resultado está sempre cansada, pode apresentar problemas de concentração, não tem uma boa oxigenação no cérebro, toda a situação acarreta em baixo rendimento escolar e ressalta: "É muito comum a criança que respira pela boca ter baixo rendimento escolar".

Foram entrevistados, vinte professores atuantes, através de questionário. Responderam a seguinte questão:

Você acredita que a respiração bucal pode influenciar no processo de aprendizagem? Justifique sua resposta.

Dos vinte professores, doze responderam sim.

Nas respostas positivas, a justificativa de que a respiração pode interferir no sono, se repetiu.

Seguem algumas respostas simplificadas:

  • "A respiração bucal pode influenciar no sono";

  • "A respiração pode influenciar o corpo como um todo, em consequência o processo de aprendizagem";

  • "Pode influenciar o sono, criança com sono costumam ter dificuldades";

  • "Respiração inadequada pode ocasionar cansaço e desgaste";

  • "A respiração adequada acalma as crianças";

  • "Pode influenciar na fala, pois respiram e falam ao mesmo tempo usando a boca".

Nas respostas dos professores, percebemos que muitos sabem sobre influência da respiração no sono. Uma criança cansada aprende com maiores dificuldades, sua atenção e concentração também serão prejudicadas. Ou seja, os professores foram unanimes em considerar que as noites mal dormidas trazem consequências para o aprendiz.

Dos vinte entrevistados, oito responderam não.

Nas respostas negativas, a predominância de justificativas foi a de desconhecer o assunto. Acreditam que não há influência.

Seguem algumas respostas simplificadas:

  • "Até o momento não li nada a respeito";

  • "Acredito que não, respirando pela boca ou nariz, o processo de aprendizagem será o mesmo";

  • "Não sei responder".

Para muitos, o assunto é totalmente desconhecido.

O professor, frente a estes desafios, deverá ser bem preparado por meio de capacitações, como também ser incentivado a pesquisar sobre o assunto, para que na prática, possa encarar as possíveis dificuldades, com a competência necessária para ajudar a criança a se inserir no grupo.

Como pode se perceber, nos relatos dos entrevistados, ainda que haja uma ampla literatura científica acerca da descrição da Síndrome do Respirador Bucal, há poucos conhecimentos sobre suas influências no processo de aprendizagem, por parte de alguns especialistas. Todos consideram a importância da respiração para o bom funcionamento psíquico, para a saúde e desenvolvimento das funções cognitivas.

A influência da respiração no sono foi mencionada por 100% dos entrevistados, reconfirmando que o sono tem grande influência no rendimento como um todo, noites mal dormidas ou poucas horas de sono podem alterar o humor, a memória, a concentração, a disposição para certas atividades, tudo isso influencia diretamente no processo de aprendizagem, mas quando fala em respiração há uma dúvida quanto à influência no rendimento escolar. Há ligação da respiração diretamente ao sono, mas não se faz a correlação da principal causa das noites mal dormidas, que é a respiração inadequada.

A profissional com formação em fonoaudiologia demostrou ter muita experiência com crianças que respiram pela boca, pois além da fala, trabalha a musculatura facial da criança. A profissional reconheceu que é necessário um psicopedagogo quando a criança não tem um bom desempenho escolar. Ela acredita que a criança se sente fracassada, gerando rebaixamento de autoestima e que a situação gera um ciclo de outras crenças ou mitos sobre o "mau aluno", gerando problemas de desempenho no processo de aprendizagem. Sendo preciso intervir e quebrar esse ciclo.

As duas profissionais da área de psicopedagogia concordam que há interferências, porém, mesmo tendo uma ótima formação e muita experiência em atendimentos, comentam desconhecer o assunto em detalhes, pois não é um tema estudado em nossa área. As duas especialistas mostraram interesse em saber mais sobre o assunto e ressaltaram a importância dos conhecimentos obtidos na presente entrevista.

Notou-se que quando se trata de problemas respiratórias, o profissional que recebe a criança acaba não ressaltando a importância de um psicopedagogo como um dos profissionais para o tratamento da criança, como pudemos perceber nos especialistas entrevistados.

A profissional em pediatria mencionou mais de uma vez as chances de baixo rendimento escolar, porém em sua fala, também não incluiu o psicopedagogo no tratamento.

A neuropsicóloga fez uma afirmação de grande valia para o trabalho psicopedagógico: "Percebi que temos que melhorar esse olhar para o indivíduo, ao receber um paciente, olharmos para a pessoa como um todo, desde a questão postural, o andar, a respiração, entre outras."

O profissional em odontologia chamou a atenção para uma característica importante que é a deformidade na face, do qual dependendo do grau pode trazer desconforto com a própria imagem, fato importante, pois se a criança não está bem com o seu eu, poderá apresentar bloqueios nas relações interativas sociais. Do ponto de vista do conhecimento psicopedagógico, o fator subjetivo interfere no desenvolvimento cognitivo da criança, consequentemente no desempenho escolar e em outros contextos que envolvem aprendizagem.

Os dados obtidos sugerem uma correlação entre a respiração inadequada e as alterações no processo de aprendizagem

 

Considerações finais

Os distúrbios de aprendizagem podem ocorrer por razões multifatoriais, dentre elas a respiração oral. Considerando o tema sobre a respiração com foco na "síndrome do respirador bucal", esse trabalho trouxe evidências de que o modo do qual o indivíduo respira, pode influenciar o processo de aprendizagem.

Considerando a alta prevalência da respiração oral na infância e a possibilidade de consequências na vida escolar, cabe aos psicopedagogos se atentar quanto as características e necessidades do respirador bucal.

Observar o comportamento global da criança dentro da instituição escolar possibilita uma leitura mais próxima da realidade, pois permite identificar os mecanismos presentes no ato de aprender (FAGALI & DEL RIO DO VALLE, 1993). Portanto, o educador e os psicopedagogos precisam observar e compreender melhor a criança como um todo.

É necessário também orientações aos pais sobre as questões respiratórias, que podem se evidenciar desde o início do desenvolvimento do indivíduo. A consciência familiar evita sofrimentos que a criança possa ter devido à falta de orientação ou desconhecimento do processo.

A pesquisa permite ressaltar que a respiração bucal é uma disfunção orgânica de etiologia multivariada e que, se não tratada, pode comprometer a harmonia corporal e facial, além de gerar influências na fala e no processo de aprendizagem.

É necessário que a discussão sobre as consequências da respiração bucal, possa sair dos consultórios médicos e chegar ao ambiente escolar. Os educadores e os psicopedagogos precisam estar atentos a uma possível associação entre dificuldades de aprendizagem e respiração oral/bucal.

 

REFERÊNCIAS

ARAGÃO, W. Respirador bucal. Jornal de Pediatria, v.64, n.8, p.349-352, 1988.         [ Links ]

______. Respiração Bucal em Odontologia Moderna, vol. XIII, Rio de Janeiro, Editora de Publicações Científicas Ltda.1986.         [ Links ]

CARVALHO, M. P. Respiração bucal: uma visão fonoaudiológica na atuação multidisciplinar. Revista de Otorrinolaringologia, São Paulo, 2000.         [ Links ]

ENLOW, D.H. Manual sobre crescimento facial. Buenos Aires, ed. Inter - Médica, p. 349-352, 1982.         [ Links ]

FAGALI, E.Q. & DEL RIO DO VALE, Z. Psicopedagogia institucional aplicada: Aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.         [ Links ]

FERRAZ, M. J. P. Respirador Bucal - Uma visão multidisciplinar. São Paulo: Lovise, 2005.         [ Links ]

GUILLEMINAULT, C. & PELAYO, R. Sleep-disordered breathing in children. Ann. Med., 30: 350-6, 1998.         [ Links ]

MACIEL, R. N. ATM e dores craniofaciais - Fisiopatologia básica, São Paulo: Santos, p.361-81, 2002.         [ Links ]

MOCELLIN, M. Respirador bucal em Ortodontia para Fonoaudiologia, São Paulo: Lovise, 1994.         [ Links ]

MURDOCCO, S. M. N. Respirador Bucal, uma visão multidisciplinar. São Paulo: Lovise,2005.         [ Links ]

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.         [ Links ]

SOUCHARD, P.E. Respiração. São Paulo: Summus, p. 131-132, 1989.         [ Links ]

WECKX, LLM.; WECKX, LY. II Jornada da fonoaudiologia. São Paulo: Frontis Editorial, p. 63-66, 1998.         [ Links ]

______. Respirador Bucal: causas e consequências. Rev. Bras. Med.; 52(8): 863-872, 1995        [ Links ]

WOLFFENBUTTEL, P. Psicopedagogia: teoria e prática em discussão. Novo Hamburgo: Feevale, 2005.         [ Links ]

REFERÊNCIAS das entrevistas

Cirurgião Dentista. Entrevista V. dez. (2017). Entrevistadora: Patrícia de Souza Marques. São Paulo, 2017. 1 arquivo mp3 (6 min.         [ Links ]).

Fonoaudióloga. Entrevista I. nov. (2017). Entrevistadora: Patrícia de Souza Marques. São Paulo, 2017. 1 arquivo mp3 (10 min.         [ Links ]).

Neuropsicóloga. Entrevista IV. dez. (2017). Entrevistadora: Patrícia de Souza Marques. São Paulo, 2017. 1 arquivo mp3 (13 min.         [ Links ]).

Pediatra. Entrevista VI. jan. (2018). Entrevistadora: Patrícia de Souza Marques. São Paulo, 2018. 1 arquivo mp3 (5 min.         [ Links ]).

Psicopedagoga A. Entrevista II. nov. (2017). Entrevistadora: Patrícia de Souza Marques. São Paulo, 2017. 1 arquivo mp3 (7 min.         [ Links ]).

Psicopedagoga B. Entrevista III. nov. (2017). Entrevistadora: Patrícia de Souza Marques. São Paulo, 2017. 1 arquivo mp3 (6 min.         [ Links ]).

 

 

1 Autora: Pedagoga, formação em Letras, Psicopedagoga pela PUC- SP
2 Orientadora: Psicóloga e Doutora em Psicologia - PUC - SP

Creative Commons License