SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1Election of the board of directors - triennium 2007 - 2009 and appointment of the work commissions representatives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.27 no.1 São Paulo June 2007

 

EDITORIAL

 

Aidyl M. Q. Pérez-Ramos1

Editora

 

 

Este é o primeiro número de 2007 deste periódico, totalizando 72 publicações. Importante acervo que percorre, sem interrupções, um período de 27 anos, desde 1980 até a atualidade, oferecendo aos estudiosos da ciência psicológica valiosa fonte de consulta. Vale informar ao leitor que, dada a excelência da nossa revista, ela está sendo icluída na base de qualificação dos periódicos científicos da avaliação CAPES, além da catalogação que possui no Index Psi Periódicos.2

O presente número centraliza-se mais nas questões históricas do que nos outros aspectos próprios da estrutura do periódico. Assim, na unidade referente aos Atos da Academia, o leitor encontrará importantes informações sobre a Vida e Obra de eminentes profissionais apresentados nos DVDs, expressivamente ilustrados: excelentes recursos didáticos e fontes em que se basear para investigações historiográficas. Ao mesmo tempo, terá uma visão sucinta da matéria que integra os nove últimos Boletins publicados na gestão anterior (2004 - 2006) da Diretoria da Academia Paulista de Psicologia: legados dos pioneiros, muitos deles divulgados por via virtual; relatos sobre diferentes enfoques teóricos e de pesquisas experimentais; um expressivo número de resenhas de livros; além das notícias das realizações dos Titulares atuais e dos que nos deixaram; e informações sobre eventos enfeixam o conteúdo daqueles números.

Na unidade História da Psicologia, o leitor terá uma visão tão completa quanto possível de dois legados de pioneiros da Psicologia no Brasil, especialmente na formação de discípulos: Roldão Lopes de Barros e Jean Maugüé. Essa perspectiva histórica é enriquecida por uma contribuição auto-biográfica da sua autora sobre o Desenvolvimento da Psicossíntese no Brasil. O legado de Roldão Lopes de Barros, Patrono da Cadeira nº 25, hoje ocupada por Ivone Espínola, é bem descrito por Hebe C. Boa-Viagem A. Costa. Dispondo de precárias fontes de consulta mas complementadas com sua experiência pessoal de ter sido aluna desse Patrono, a autora soube traçar um perfil preciso da notável personalidade e da inconfundível contribuição às ciências humanas e educacionais do ilustre mestre. Fato que se comprova, inclusive, com a vivência da autora deste editorial que também teve a felicidade de ter sido sua discípula.

O legado de Jean Maugüé (Patrono da Cadeira nº 17, ocupada por Francisco Baptista Assumpção Jr.), um amplo trabalho sobre sua Vida e Obra, é detalhadamente elaborado por Norberto Abreu da Silva Neto (Membro Correspondente r. 8). O autor consegue ir aos mínimos detalhes nas fontes consultadas, ilustrando-os com trechos transcritos, inclusive do próprio Maugüé, como comprovante da inegável produção científica, filosófica e psicológica desse Patrono.

A contribuição de Marina Boccalandro, eleita para a Cadeira nº 13, através de entrevista concedida sobre o desenvolvimento da Psicossíntese no Brasil, traz à luz o seu pioneirismo e sua efetiva participação nessa abordagem, quer seja no ensino, quer seja na psicoterapia. Inovadoras publicações da autora comprovam o seu valioso aporte a essa teoria.

Dando continuidade à inserção, por via virtual, ao Módulo História da Psicologia do Sistema do Ensino BVS-Psi, este Boletim informa-nos sobre a transferência dos textos acerca da Vida e Obra de vários Acadêmicos transcritos no livreto que compõe os DVDs O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano, anteriormente comentado.

A unidade que segue possibilita-nos penetrar nos conhecimentos sobre teorias, pesquisas e relatos de experiências. A esse respeito, Claisy Maria M. Araujo e Marisa Maria B. da Justa Neves oferecem-nos uma apreciação sobre um curso de enriquecimento em serviço dado a psicólogos escolares da rede pública de Brasília, com efetivos resultados. Dentro da concepção teórica, Marilda E. N. Lipp oferece-nos uma contribuição atual sobre o stress emocional, hoje catalogado como Transtorno de Adaptação. E dentro do enfoque experimental, Dóris Lieth Peçanha apresenta-nos um trabalho de importante valor social sobre as crianças de rua.

Resenhas de livros sobre Psicologia Jurídica, Psicologia Escolar, Ética na hotelaria,  relações de amor em Psicoterapia e brincar em diferentes contextos vêm contribuir com informações bibliográficas nas diversas áreas da Psicologia. E as notícias sobre eventos científicos colocam o leitor a par desses movimentos para sua efetiva participação.

Como não se poderia deixar de incluir em uma revista de natureza Acadêmica como esta, o presente Boletim oferece informações sobre as atuais atividades profissionais dos Titulares, Membros Correspondentes e Laureados deste sodalício. Ainda, homenageando o Acadêmico recentemente falecido, Haim Grünspum (ex-ocupante da Cadeira 19) este número apresenta seu obituário, redigido por Francisco B. Assumpção Jr., sintetizando um legado ímpar e inovador.

Por esta visão sumária da matéria contida neste número, podemos afirmar que ele contempla uma variedade de trabalhos inéditos, em especial de natureza historiográfica. A leitura do seu conteúdo convida-nos à reflexão e à aquisição de novos e importantes conhecimentos sobre o percurso histórico e os progressos atuais da Psicologia.

 

 

1 Endereço para correspondência: Rua Pelágio Lobo, 107, Perdizes- 05009-020 - São Paulo - SP Tel.: (11) 3862-1087 / Tel./Fax: (11) 3675-8889- E-mail: juanaidyl@uol.com.br
2 Por decisão da Comissão Editorial, este Boletim de publicação quadrimestral passará a ser semestral, a partir do presente ano.