SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Eleição da diretoria - triênio 2007 - 2009 e designação dos representantes das comissões de trabalhoPrograma sucinto de atividades para a gestão 2007 - 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.27 no.1 São Paulo jun. 2007

 

ATOS DA ACADEMIA

 

Realizações da Academia no triênio 2004 - 2006

 

Performance of the Academy during the triennium 2004 - 2006

 

 

De conformidade com o disposto no Art. 15, letra h), foi apresentado à Diretoria em reunião de 18 de janeiro p.p., pela Presidência da Academia, o Relatório de Atividades do triênio 2004 - 2006. Dele são destacadas, neste Boletim, as realizações de maior relevância efetuadas, seguindo o planejamento para a gestão supra-citada.

Os esforços da Diretoria nesse período concentraram-se na manutenção dos seus quadros, na implementação do Projeto O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano, na publicação regular do Boletim Academia Paulista de Psicologia, na participação na Biblioteca Virtual da Saúde e nas premiações outorgadas pela Academia.

Para consecução de suas atividades, a Academia procurou manter o número dos seus membros, por substituição ou por eleição. No referente à Diretoria, foram substituídos provisoriamente dois dos seus membros: Maria Helena Contreiras Figueiredo Steiner, jubilada nos termos do Art. 5º do Estatuto e 5º do Regimento Interno e Juan Pérez-Ramos, por falecimento. Novos Titulares foram empossados nas Cadeiras vagas: Yolanda Cintrão Forghieri na Cadeira nº 1, Patrono - Francisco Franco da Rocha, ocupada anteriormente por Virginia Leone Bicudo; e Walter Trinca na Cadeira nº 40, Patrono - Walther Barioni, tendo sido ocupada por Nelson de Campos Pires. Foi designado Membro Correspondente o Prof. Dr. William B. Gomes, o primeiro representante do Rio Grande do Sul na Academia nessa categoria.

Após três anos de ingentes esforços junto ao Ministério da Cultura para a legalização do Projeto O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano, o qual demandou várias modificações, principalmente em função de limites orçamentários, o empreendimento foi concluído com êxito, mercê das contribuições dos próprios Acadêmicos, complementadas com auxílio da firma Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda e do Conselho Regional de Psicologia - 6ª. Região. O produto final consistiu de um conjunto de três DVDs que incluem dez gravações e um livro explicativo referente ao conteúdo dos depoimentos, com indicações bibliográficas de cada autor. Trata-se de material importante para os futuros estudiosos da Psicologia em nosso meio. Citam-se, a seguir, as gravações com seus respectivos autores:

1. Academia Paulista de Psicologia
Arrigo Leonardo Angelini e colaboradores.

2. Subsídios para a História da Psicologia no Brasil
Arrigo Leonardo Angelini.

3. Humanização Hospitalar: Conquistas e Desafios na Realidade Brasileira
Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos.

4. Leitura: Um Caminho para a Cultura
Geraldina Porto Witter.

5. Psicologia, Educação, Recursos Humanos e Mídia
Samuel Pfromm Netto.

6. O Brinquedo na Cultura Brasileira
Edda Bomtempo.

7. Símbolo e Corporalidade no Desenvolvimento da Identidade Brasileira
Vera Barros de Oliveira.

8. Psicologia, Cultura e Telemática
Carlos Rolim Affonso.

9. Capital Humano: Fator Diferencial para o Sucesso de nossas Organizações
Waldecy Alberto Miranda.

10. A Psicologia na Preservação da Vida e na Promoção da Saúde, com Ética e Cidadania
Salomão Rabinovich.

Os conjuntos de DVDs foram distribuídos aos Acadêmicos e aos Laureados, aos representantes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, assim como aos das 101 bibliotecas pertencentes à Rede Brasileira de Bibliotecas na Área da Psicologia (ReBAP). Estima-se que, em uma segunda fase desse Projeto, possam ser realizados depoimentos de outros Titulares de nossa Academia. Nesse sentido, a Diretoria tomou providências para que outras agências possam oferecer os recursos necessários a esse empreendimento, como foi o caso da solicitação ao Programa Petrobras Cultural.

Em relação ao Boletim Academia Paulista de Psicologia, esse periódico foi expedido regularmente graças ao apoio cultural da Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda e da Casa do Psicólogo. Os nove números publicados no triênio foram distribuídos aos Membros Titulares e Correspondentes, aos Laureados, às bibliotecas conveniadas, bem como às instituições ligadas à Psicologia e aos demais interessados.

No conteúdo dessa publicação, destacam-se, além dos Editoriais, as seguintes unidades: Atos da Academia; História da Psicologia; Teorias, pesquisas e estudos de casos; Resenhas de livros; Notícias dos Acadêmicos e Laureados; Informações Nacionais e Internacionais, incluindo congressos e outros eventos; como também Obituários.

Na unidade: Atos da Academia, foram registradas: eleições da Diretoria e dos novos Acadêmicos e seus discursos, sendo estes últimos importantes obras de valor histórico; as premiações, além da participação deste sodalício em eventos e projetos especiais.

Na unidade História da Psicologia, foram inseridos artigos sobre a Vida e Obra dos seguintes Patronos:

- Raul Carlos Briquet, da Cadeira nº12, por Margarida H. Windholtz;
- Aníbal Cipriano da Silveira Santos, da Cadeira nº14, por Elsa Lima Gonçalves Antunha;
- Paul Siwek, da Cadeira nº 34, por Norberto Abreu e Silva Neto;
- Francisco Franco da Rocha, da Cadeira nº 01, por Yolanda Cintrão Forghieri;
- Fernando de Azevedo, da Cadeira nº 03, por Hebe C. Boa Viagem A. Costa;
- Roger Bastide, da Cadeira nº11, por Hebe C. Boa Viagem A. Costa;
- Geraldo Horácio Paula Souza, da Cadeira nº 30, por Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos;
- João Toledo, da Cadeira nº20, por  Samuel Pfromm Netto;
- João Carvalhaes, da Cadeira nº22, por Hebe C. Boa Viagem  A. Costa.

Ademais, enriqueceram a unidade trabalhos relacionados com a História da Psicologia no Brasil e de suas diversas áreas; a própria Academia e esta revista; e avanços da Biblioteca Virtual da Psicologia, além de entrevistas de inegável valor histórico, prestadas pelos próprios Acadêmicos.

Na divisão relativa a Teorias, Pesquisas e estudos de casos, foram publicados 33 importantes contribuições sobre temas da atualidade. Em seus aspectos teóricos, foram apresentados trabalhos sobre a Fenomenologia, Psicologia Positiva, além do enfoque piagetiano e, em seus aspectos experimentais, a avaliação psicomotora de bebês; competência social em jovens com deficiência intelectual; adoção; relação entre psicoterapia e psicodiagnóstico; stress e coping; entre outras investigações de importância.

Na divisão Resenha de livros, foram apreciadas 38 obras de importância quanto ao seu conteúdo científico, recém-publicadas nas mais diversas áreas de Psicologia como: na  Psicologia Escolar, a aprendizagem de leitura e escrita; na Psicologia da Saúde, o bournout na situação do trabalho; além dos legados de psicólogos internacionais.

Na unidade de Informações nacionais e internacionais como na de Congressos, foram registradas referências sobre o apoio econômico a psicólogos, os cursos oferecidos pelos Acadêmicos, além dos eventos atuais de importância.

Na unidade sobre as Notícias dos Acadêmicos, foi realizado o registro individual e contínuo das atividades profissionais dos Membros Titulares e Correspondentes da Academia, além dos laureados por este sodalício. Tais atividades incluíram principalmente: participação na docência em universidades nacionais e estrangeiras; publicação de livros, artigos, resenhas de obras científicas, resumos das contribuições apresentadas em congressos; realização de pesquisas e participação em bancas examinadoras, como também homenagens prestadas a Titulares desse sodalício. Um item de destaque foi a entrevista de alguns Acadêmicos em programa televisivo.

Dada a transcendência do Boletim, esse periódico efetuou intercâmbio com um maior número de revistas de natureza psicológica, atingindo o total de 25, o que facilitou sua divulgação em várias regiões do País.

Durante o período de 2004 a 2006, foram regisrados, com profundo pesar, os passamentos dos seguintes colegas:

Nelson de Campos Pires (*07/09/1921 - †1/12/2004):
No dia 21 de dezembro de 2004, faleceu nesta Capital o Acadêmico Nelson de Campos Pires, que ocupou a Cadeira nº 40, Walther Barioni, e foi o 5o. Presidente deste sodalício. Destacou-se pelo seu legado à Psicologia, especialmente no campo da docência e da pesquisa,  mercê das atividades que desempenhou com exemplar eficiência nas diversas instituições onde trabalhou. Nesta Academia, foi um operoso Presidente, pois sua administração foi marcada por importantes decisões que culminaram no aperfeiçoamento das atividades aqui desenvolvidas.

Isabel Adrados Ruiz (*16/04/1919 - †19/08/2005)
Membro Correspondente desta Academia desde 1998 e residente no Rio de Janeiro, Isabel Adrados Ruiz notabilizou-se pela sua contribuição no campo das técnicas projetivas, especialmente no Teste de Rorschach, a respeito do qual publicou seis livros. Desenvolveu também suas atividades de psicóloga e de docente em diversas instituições, de natureza pioneira, quando ainda não estava regulamentada a profissão de psicólogo em nosso meio. Destacou-se por suas contribuições no então Instituto de Seleção e Orientação Profissional – ISOP, do Rio de Janeiro e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - URFJ.

Maria José de Barros Fornari de Aguirre (*27/08/1921 - †28/08/2005)
Ocupante da Cadeira nº 28 desta Academia, cujo Patrono é Maria da Penha Pompeu de Toledo, com quem trabalhou durante vários anos na então Cadeira de Psicologia Educacional da ex-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, regida na época pela Profª. Noemy da Silveira Rudolfer que, por sua vez, viria ocupar a Cadeira nº 02 Lourenço Filho, deste sodalício, Maria José de Barros Fornari de Aguirre faleceu nesta Capital no dia 28 de agosto de 2005. Desenvolveu destacado trabalho docente e de pesquisadora, inicialmente na Cátedra de Psicologia Educacional da ex-Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo e posteriormente no Instituto de Psicologia da mesma Universidade onde realizou toda sua carreira universitária desde o doutorado até a obtenção do título de Professor Titular, tendo exercido, entre outros, o cargo de Diretor do Instituto de Psicologia daquela universidade.

Juan Pérez-Ramos - (*13/02/1918 - †26/04/2006)
Ocupante da Cadeira nº 13 desta Academia – Patrono - Renato Ferraz Kehl, o colega Juan Pérez-Ramos faleceu nesta Capital no dia 26 de abril de 2006, no exercício do cargo de Tesoureiro. Foi uma irreparável perda em nossa entidade à qual ele devotava sua larga experiência como professor, pesquisador e administrador. Para se ter uma idéia da sua importante contribuição à Psicologia, basta transcrever neste Relatório uma breve passagem do necrológio escrito por sua ex-aluna e orientanda Dóris Lieth Peçanha: "O legado do Dr. Juan foi inconfundível e dedicado, especialmente, à sua segunda Pátria, o Brasil, onde desenvolveu a docência e a pesquisa, com destaque na área de Psicologia Organizacional e do trabalho através de estudos criativos e de muitas orientações em programas de pós-graduação, em especial sobre o tema da motivação e do estresse nas organizações. Teve ainda importante atuação nas áreas de criminologia – voltando-se para a prevenção através da identificação de comportamentos de risco em adolescentes -, de educação especial e de psicologia transcultural."

Agostinho Minicucci- (*25/08/1918 - †15/07/2006)
O colega Agostinho Minicucci ocupou a Cadeira nº 39 deste sodalício, cujo Patrono é Antonio Miguel Leão Bruno. Do necrológio escrito pelo Prof. Oswaldo H. Yamamoto, extraímos os seguintes trechos que podem dar uma idéia da trajetória intelectual e profissional de Agostinho Minicucci:
"Iniciou sua formação de educador na Escola Normal de Botucatu, Estado de São Paulo. Seguiu para o Curso de Letras Neolatinas e, posteriormente, de Pedagogia, ambos no então Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, hoje Universidade do Sagrado Coração, em Bauru. Defendeu tese de doutorado em Educação e Livre-Docência em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.” .... “Estudou e escreveu sobre muitos autores e assuntos, de Piaget a Lewin, com destaque para Freinet (cujos ensinamentos aplicou em campos tão diversos, como na escola e na fábrica); da aplicação da Psicologia à Administração até a criatividade, passando pelo ensino da redação, comunicação em grupo, análise transacional, grafoanálise, relações humanas na escola e na família, orientação vocacional...”

Sólon Borges dos Reis – (*17/06/1917 - †09/09/2006)
Pelos significativos serviços prestados à Educação e a Psicologia neste País, o Prof. Sólon Borges dos Reis foi distinguido como Membro Benemérito desta Academia, à qual sempre emprestou a honra de sua presença nas Sessões Solenes que realizamos. Educador, Deputado Estadual e Federal, administrador educacional, incentivador do Centro do Professorado Paulista que leva seu nome, membro da Academia Paulista de Letras e da Academia de Educação,  o Prof. Sólon Borges dos Reis, falecido nesta Capital  no dia 9 de setembro de 2006, está inscrito entre as personalidades que prestigiam o quadro de Membros Beneméritos deste sodalício.

Haim Grünspum (*16/08/1927 - †14/10/2006)
Ocupante da Cadeira nº 19, Patrono Pedro de Alcântara, faleceu nesta Capital o colega Haim Grünspum no dia 14 de outubro de 2006. Psiquiatra, Psicólogo e Advogado, dedicado especialmente ao campo da Psiquiatria Infantil e da Psicologia da Infância, o colega deixou vasta obra integrada por publicações que constituem referência nas áreas de sua especialidade.

Considerações finais - A Diretoria que teve sob sua responsabilidade a tarefa de dirigir os destinos desta Academia na gestão 2004 - 2006 agradece a confiança e o apoio sempre presentes dos colegas que a elegeram e de todos aqueles que de alguma forma contribuíram para as realizações aqui desenvolvidas. Renova a solicitação aos integrantes deste sodalício para que a continuem prestigiando com suas valiosas colaborações e participação nos eventos programados, no sentido do aperfeiçoamento de suas ações para o pleno alcance dos seus objetivos.