SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.27 no.1 São Paulo jun. 2007

 

RESENHAS DE LIVROS

 

Daniel Balducci1

Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.

 

 

KANAANE, R.; SEVERINO, F. R. G. (2006) – Ética em Turismo e Hotelaria. São Paulo: Atlas, 137 p.

A presente obra é fruto de importantes pesquisas do autor na área em referência, efetuadas com auxílio da co-autora. Ambos são professores na área de recursos humanos em universidades do Estado de São Paulo, o que fundamenta a divulgação desta contribuição.

Dedicam-se nesta obra ao estudo do turismo e hotelaria, cujos eixos temáticos são: o contexto da Ética e do Comportamento Ético Organizacional; as organizações turísticas e hoteleiras sob a perspectiva estratégica; a Gestão de Pessoas; e a Gestão da Qualidade em Serviços. A articulação dessas vertentes contribui para que o leitor possa visualizar o cenário atual, considerando as tendências contemporâneas em turismo e hotelaria sob o enfoque da Gestão em Serviços e o impacto no desenvolvimento de equipes, organizações e comunidades existentes em nosso país. O texto estabelece, também, as relações entre o comportamento ético e as diretrizes práticas presentes nas organizações turísticas e hoteleiras.

O livro em questão contempla cinco capítulos, seguidos de questões para debate, bibliografia complementar e glossário. Estes dois últimos temas são apresentados ao final de cada capítulo, com o intuito de auxiliar o leitor na consolidação do aprendizado, assim como no aprofundamento sobre o assunto quando houver interesse. Na estruturação do livro, os autores procuraram abordar não somente aspectos teóricos, mas também pragmáticos, contribuindo dessa forma, para que o conhecimento adquirido com a leitura possa ser convertido em ação e resultados nas diversas áreas de aplicação da obra.

O Capítulo 1 tem como propósito apresentar as principais correntes éticas e os respectivos representantes. Enfatiza a Ética como ciência da moral, salientando a importância dos valores correspondentes. Considera a moralidade pessoal como ponto de partida para a Ética nos negócios, inclusive aqueles relacionados às organizações turísticas e hoteleiras. Destaca, também, a concepção de liderança ética, visando despertar o comprometimento dos funcionários frente a objetivos e metas organizacionais.

O Capítulo 2 tem como propósito trazer uma abordagem acerca da gestão estratégica de negócios turísticos e hoteleiros. Sinaliza a metodologia do planejamento estratégico e os valores éticos no referido segmento. Apresenta os determinantes e as etapas da gestão da qualidade total, considerando os impactos em produtos e serviços turísticos e hoteleiros. E por fim destaca os desafios e oportunidades que surgem de uma abordagem da gestão estratégica de negócios aliada ao comportamento ético no contexto do turismo e hotelaria.

O Capítulo 3 fundamenta o leitor com relação às tendências e perspectivas em gestão de pessoas. Há a ênfase na capacitação e no desenvolvimento do potencial humano em turismo e hotelaria, destacando-se as contribuições advindas do Instituto de Hospitalidade. Assinala, de maneira específica, a importância do comportamento humano e do comportamento ético no ambiente de trabalho, levando em consideração a gestão dos negócios turísticos e hoteleiros e a busca da qualidade de vida no trabalho.

O Capítulo 4 trata dos aspectos de cultura e clima organizacional sob a perspectiva ética e os impactos na gestão de negócios turísticos e hoteleiros. Aborda a Ética empresarial na América Latina e no Brasil, com ênfase no comportamento similar, nas empresas prestadoras de serviços. Trata também do momento atual da Ética nos negócios, destacando a importância e a implantação desse comportamento nessa área. Não menos importante, discute o turismo sustentável, mostrando a importância do desenvolvimento, sem degradação e esgotamento dos recursos, proporcionando estímulos aos negócios e serviços hoteleiros.

O Capítulo 5 tem como finalidade destacar os fatores referentes à atuação profissional em turismo e hotelaria, considerando o mercado de trabalho, a humanização e os atributos e competências do profissional atuante na área. Apresenta o Código de Ética do bacharel em turismo e o Código de Ética do profissional em hotelaria, fornecendo subsídios teóricos e práticos para sua atuação no mercado de trabalho. Destaca como se constitui a formação e desenvolvimento de parcerias com empresas e entidades profissionais, mostrando as tendências e perspectivas do segmento.

Em síntese, a publicação atende ao desenvolvimento das organizações turísticas e hoteleiras que vêm ocupando, cada vez mais, espaços significativos no contexto internacional e, especificamente, na América Latina. A grande extensão territorial do Brasil, contemplada pela diversidade de aspectos turísticos, merece um tratamento profissional e sistêmico dos envolvidos com a prestação de serviços. Os equipamentos turísticos representados pelo trade turístico (agências de viagens, operadoras, meios de transporte, hotéis, bares, restaurantes, museus etc.) necessitam ser continuamente dimensionados sob o enfoque da gestão estratégica, da gestão da qualidade total, do comportamento ético e da conduta moral, visando à melhoria de produtos e serviços oferecidos e prestados.

Os autores apresentam estratégias para a melhoria do comportamento ético, assim como importantes conceitos para efetividade dos negócios em turismo e hotelaria, e como tais idéias se inter-relacionam. Dessa forma, o livro mostra-se relevante para os programas de treinamento e desenvolvimento profissional e para profissionais ligados às questões de hospitalidade, ao desenvolvimento do potencial humano e/ou comportamento ético: professores, consultores, psicólogos organizacionais, turismólogos e tecnólogos em turismo e hotelaria.

 

 

Enviado em: 05/02/2007
Aceito em: 10/03/2007

 

 

1 MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais). E-mail: dbalducc@gmail.com