SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Posse dos acadêmicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. v.27 n.2 São Paulo dez. 2007

 

EDITORIAL

 

Aidyl M. Q. Pérez-Ramos1
Editora
Cad. nº 30 "Paula Souza"

 

Novos avanços deste Boletim encontram-se no presente número, com o qual totaliza, sem interrupções, a cifra de 73, perfazendo um período de 28 anos de publicação. Dado o valor desta revista, sobretudo de natureza histórica, ela encontra-se incluída na avaliação da CAPES e na CLASE (Citas Latinoamericanas em Ciências Sociales, México). Além disso, mantém a sua catalogação no Index Psi Periódicos.

Registra-se aqui maior abrangência nos aportes historiográficos e de pesquisas do que nos números anteriores. Apresentam-se contribuições de natureza histórica sobre stress e sobre Psicologia Intercultural e Educacional, conquistas na profissão do psicólogo, estudos biográficos, entre outros temas de importância.

Ao lado das questões de caráter histórico, o leitor encontrará análises comparativas entre teorias e construtos, estudos de casos e pesquisas empíricas sobre crianças atípicas e de adolescentes em situações de risco, como também divulgações dos textos pela Internet. Resenhas de livros atuais e de valor, junto com informações profissionais dos Acadêmicos e de eventos enfeixam o conteúdo do atual número.

Na unidade Atos da Academia, são registradas posses de cinco Acadêmicos, com seus discursos documentais sobre os Patronos e Titulares, estes últimos seus respectivos antecessores, como também a posição que expressam perante a ciência psicológica. São acrescidas das novas inscrições para Cadeiras vagas com apreciações curriculares, além da divulgação das inscrições ao Prêmio Academia Paulista de Psicologia, em conformidade com disposições estatutárias e regimentais deste sodalício.

Na unidade História da Psicologia, o leitor terá uma visão tão completa quanto possível de Clemente Quaglio (1872 -1948), Patrono da Cadeira 31, ocupada atualmente pelo Acadêmico Sergio Vilela Monteiro (C.31). O autor dessa biografia é um renomado especialista em História da Educação, Prof. Dr. Carlos Monarcha, docente de uma das importantes universidades do País. Seguem-se a entrevista concedida por Marilda E. N. Lipp (C.7) a Geraldina Porto Witter (C.23), na qual traz à luz suas contribuições históricas sobre o stress no Brasil, e os estudos comparativos entre a Psicologia Intercultural e Psicologia Educacional, nos anos sessenta, efetuados por Arrigo Leonardo Angelini (C.4), atual Presidente desta Academia. Complementando a unidade, Eda Marconi Custódio (C.20) oferece ao leitor uma análise da avaliação psicológica nos anos sessenta, dentro do enfoque de ensino e pesquisa.

Dando continuidade à inserção, por via virtual, ao Módulo História da Psicologia do Sistema do Ensino BVS-Psi (www.bvs-psi.org.br/tabvidaeobra.htm), este Boletim oferece informações sobre textos transcritos do manual que compõe os DVDs de O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano. Referem- se à vida e obra dos Acadêmicos: Samuel Pfromm Netto (C.5), Edda Bomtempo (C.36) e Vera Barros de Oliveira (C.35).

A unidade Teorias, pesquisas e relatos de experiência contempla uma investigação significativa sobre experiências anômalas em médiuns de Umbanda sob a óptica fenomenológica e ontológica, de Wellington Zangari, um dos especialistas nesses temas próprios da cultura brasileira. Também dentro desse interesse dirigido à cultura nacional, Maria da Consolação André discorre sobre o "ser negro" no Brasil.

Pesquisas empíricas são apresentadas nesta unidade com respeito a um grupo de crianças profundamente surdas, que recuperaram a audição através de implantes cocleares: inovações científicas analisadas sob o ponto de vista socioemocional em crianças deles beneficiados. São autores dessa contribuição Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos (C.30), Aracê M. M. Magalhães e cols. Dentro dessa mesma natureza de investigação, Edna Araújo Guimarães e Geraldina Porto Witter (C.23) apresentam-nos um trabalho sobre gravidez na adolescência, tema preocupante na atualidade, e Daniel Balducci com Roberto Kanaane (C.21), um estudo de caso sobre uma empresa de engenharia em relação à gestão de pessoas no clima organizacional. Como contribuição internacional, a Profª. Dra. Alida Cano de Faroh, da Venezuela, psicóloga, especialista em questões teóricas, faz comparações entre as abordagens de Piaget e de Vygotski ao estudar a cognição na adolescência.

Resenhas de livros sobre Psicanálise, Psicologia Escolar, criatividade e biografias de personalidades brasileiras vêm contribuir com importantes informações bibliográficas nesses temas da Psicologia. Consoante com a natureza de revista acadêmica, o presente Boletim oferece informações profissionais sobre as atuais atividades de vários Titulares, Membros Correspondentes e laureados deste sodalício. Também o seu conteúdo contempla uma relação de eventos nacionais e internacionais.

Terminando, há uma notícia muito importante, nem sempre conhecida pelos psicólogos. Trata-se da Instrução Normativa que dispõe sobre o direito a eles concedido de emitir comprovante de seus serviços a clientes, para fins de desconto no Imposto de Renda.

Através da visão sumária desta publicação, podemos afirmar, com segurança, que ela contempla contribuições inéditas e valiosas, com especial ênfase aos registros históricos, particularmente dos pioneiros e das personalidades atuais da ciência psicológica. Estamos certos de que sua leitura trará importantes reflexões e a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos de natureza histórica e os progressos atuais da ciência que nos ocupa, a Psicologia.

Em nome da Academia, aproveitamos a oportunidade para desejar aos nossos colegas e amigos um Feliz Natal, como também plena realização para o ano que se aproxima. A todos, externamos nossos agradecimentos pela colaboração que prestaram e esperamos poder contar com o seu efetivo apoio em 2008, o que certamente constitui a razão do nosso esforço e existência.

 

 

1 Endereço para correspondência: Rua Pelágio Lobo 107, Perdizes - CEP 05009-020 &– São Paulo, SP. Tel. (11) 3862-1087 / Tel/Fax: (11) 3675-8889. E-mails: academia@appsico.org.br / juanaidyl@uol.com.br

Creative Commons License