SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Cross-Cultural Psychology and Educational Psychology: a historic contributionPsychological evaluation: teaching and research in the 60's decade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.27 no.2 São Paulo Dec. 2007

 

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

 

Contribuições ao Módulo História da Psicologia do Sistema de Ensino na BVS-Psi: de Samuel Pfromm Netto, Edda Bomtempo e Vera Barros de Oliveira

 

Contributions to the History of the Psychology of Teaching System at BVS-Psi

 

 

Aidyl M. de Queiroz Pérez-Ramos

Endereço para correspondência

 

 

Dando continuidade à inserção dos textos deste Boletim na Internet através do Módulo acima citado, correspondendo ao site www.bvs-psi.org.br/ atuaisAcademicos.htm, nesta oportunidade é introduzida nova matéria do manual ilustrativo do Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano. São textos correspondendo à Vida e Obra dos expoentes da Psicologia, centralizados em temas específicos assim discriminados:

- Psicologia, Educação, Recursos Humanos e Mídia.
Autor: Samuel Pfromm Netto (C.5)

- O brinquedo na Cultura Brasileira.
Autora: Edda Bomtempo (C.36)

- Símbolo e Corporalidade no Desenvolvimento da Identidade Sociocultural.
Autora: Vera Barros de Oliveira (C.35)

Destacam-se sinteticamente aspectos importantes de cada contribuição, ora incluída, servindo de estímulo aos leitores para consultarem a Internet sobre os referidos textos. Neles encontram-se fotos dos autores como ilustração.

Apresentam-se a seguir resumos dessas contribuições, em parte transcritas do citado manual explicativo. São eles:

Psicologia, Educação, Recursos Humanos e Mídia

O autor, Samuel Pfromm Netto, é psicólogo, escritor, pedagogo e historiador. Formou-se em Pedagogia, sendo Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, fazendo parte do seu quadro de docentes e pesquisadores durante 30 anos. Lecionou igualmente em outras universidades do País e do exterior. Realizou estudos de pós-doutorado nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Participou ativamente da criação desta Academia, da qual foi um dos Presidentes. Presidiu o Conselho Regional de Psicologia, do qual foi Conselheiro durante vários anos. Participou e participa ativamente de diversas associações de Psicologia e de campos congêneres, bem como de diversas Academias na qualidade de Titular. Recebeu inúmeras condecorações pelos serviços prestados à ciência e à cultura no Brasil e no Japão.

As principais áreas que integram o legado do Acadêmico são apresentadas no grande número de suas publicações, assim como vídeos, CDs e DVDs por ele criados. O texto inicia-se enfocando as origens, a formação profissional e outras influências marcantes na sua vida. São destacados os fatos de sua infância, o fascínio pela mídia e, posteriormente, a influência decisiva de seus professores de Psicologia. Prossegue com a participação na criação do Instituto de Psicologia da USP, na realização de pesquisas e atividades profissionais, ligando a mídia à educação e à Psicologia. Suas contribuições na área da Internet são também incluídas, com especial destaque no treinamento de pessoal nos campos educacional e organizacional.

O brinquedo na cultura brasileira

A autora, Edda Bomtempo, é pedagoga com títulos universitários de mestrado, doutorado e Livre-docência na área da Psicologia Educacional. Docente do ensino superior por vários anos, orientando pesquisas em Psicologia do Brinquedo, de cujo campo é pioneira e participante ativa, no Brasil e também no exterior. Provam-no suas publicações, entrevistas na TV e na imprensa, participação em eventos, criação e assessorias de brinquedotecas, treinamento de pessoal, assim como Conselheira de fundações voltadas à promoção e fomento nesse campo do saber.

O seu legado baseia-se principalmente nos estudos e pesquisas efetuados no Brasil, sobre o valor do brinquedo no desenvolvimento humano, aprendizagem, saúde e qualidade de vida. De início, avaliou estímulos lúdicos como novidade e complexidade, depois passou a estudos do comportamento do brincar e, posteriormente, para fins educativos, preventivos e terapêuticos. Promoveu significativamente o progresso na área, estimulando estudos e realizando publicações, divulgando-a nos eventos científicos e educacionais, de forma a contribuir para torná-la um campo independente do conhecimento em termos multidisciplinares.

Símbolo e corporalidade no desenvolvimento da identidade nacional

A autora, Vera Barros de Oliveira, Livre-docente pela USP, tem-se destacado na vida acadêmica e na produção científica, particularmente no enfoque piagetiano e winnicotiano. Vem orientando e realizando pesquisas nas diversas fases do ciclo vital, tanto de pessoas normais quanto as que contam com necessidades especiais. O que mais chama a atenção em suas contribuições é uma variedade de livros para o grande público e, de alguns artigos em revistas científicas.

O eixo central desta apresentação dirige-se às manifestações semióticas no desenvolvimento saudável da identidade sociocultural. Nesse contexto, destaca a importância da organização significativa do corpo, com reflexos na prática clínica, no ensino e na pesquisa, fundindo tais conhecimentos com os progressos atuais da informática e a subseqüente criação de um centro de aprendizagem e desenvolvimento. Ela registra também sua participação em associações de brinquedotecas, sejam elas nacionais ou internacionais, onde são reforçados os contatos com especialistas na área com o fim de divulgar os seus achados e participar de outros congêneres.

 

 

Endereço para correspondência
Tel. (11) 3862-1087
E-mail: juanaidyl@uol.com.br

Enviado em: 17/06/2007
Aceito em: 02/08/2007

Creative Commons License