SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Hospital toy libraries, an analysis focused on quality criteria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.28 no.1 São Paulo June 2008

 

RESENHA DE LIVROS

 

 

Geraldina Porto Witter1

(Cad. nº 23)
UNICASTELO

 

 

LIPP, M.E.N.; MALAGRIS, L.E.N. & NOVAES, L.E. (2007). Stress ao longo da vida. São Paulo: ícone, 111 p.

O stress é hoje considerado um dos problemas de saúde mais generalizados no mundo e é também porta de entrada para outros comprometimentos. Muitos pesquisadores ocupam-se da matéria. No Brasil, Marilda Emmanuel Novaes Lipp é pioneira e divulgadora de várias questões que envolvem o assunto, ao qual tem dedicado grande parte de seu trabalho. No presente livro, escrito em colaboração com Lúcia Emmanuel Novaes Malagris e Lúcio Emmanuel Novais, o propósito básico é o de apresentar, ao grande público, informações úteis para entender e evitar problemas na área, já que o stress afeta o ser humano desde antes do seu nascimento e segue-o até a velhice.

No primeiro capítulo, os autores abordam o stress, quanto à sua relevância para o ser humano e, por outro lado, à sua interferência “na qualidade de vida e habilidade de ser feliz” (p. 19). São conceituados o stress emocional, bem como o stress contagiante com as fases de seu desenvolvimento. Aqui, como nos capítulos subseqüentes, os autores recorrem ao uso de quadros que fazem sínteses muito úteis. O presente capítulo descreve as fases do stress que são de grande importância para o leitor ficar ciente da evolução desse comportamento.

Em seguida, são conceituados: “stress negativo”, “stress positivo” e “stress ideal”. Um quadro apresentado com questões que viabilizam a auto-avaliação é de grande utilidade para a pessoa saber se está ou não estressada, inclusive para a tomada de decisão quanto a mudar a situação ou mesmo se é conveniente buscar um psicoterapeuta competente.

Na parte “Os estressores da vida”, os autores descrevem os desafios face aos “estressores externos e internos”, a questão da pressa considerada doença e a razão do pensamento influir nas emoções. Entre os quadros, é apresentado um relativo às mudanças comportamentais que podem gerar stress, tendo por base a escala de Homes e Rahe e sua auto-aplicação. Em um outro, o leitor é orientado a poder conduzir-se, por auto-avaliação, em relação à “doença da pressa”. Em outro ainda, descrevem as fontes internas do stress, que permitem avaliar o comportamento segundo esta direção.

São focalizadas rapidamente a vulnerabilidade e a resiliência ao stress, temas que são subjacentes nas diferentes partes da obra. Assim, “o stress infantil” no qual destacam, por meio de um quadro, as fontes internas e apresentam um outro, no qual resumem sugestões para ajudar as crianças. Ao dirigirem-se aos adolescentes, os autores apresentam um instrumento de avaliação e orientações aos pais. No que concerne ao adulto, priorizam os genitores e os idosos, como também sua situação no trabalho.

Na parte denominada “Como prevenir”, iniciam-na, chamando a atenção daqueles que são diretamente responsáveis pelas pessoas. Priorizam as estratégias, procedimentos, métodos e também as instituições voltadas para a superação do problema. Abordam rapidamente a questão do stress, envolvendo o luto.

Em seguida, o leitor encontrará várias medidas coadjuvantes para o controle do stress, com destaque ao exercício físico, à alimentação adequada, ao relaxamento e à respiração profunda. Todas acompanhadas de quadros úteis e de orientações para busca de soluções.

A última parte compreende uma síntese clara de como se prevenir do stress e evitar que ele atinja níveis comprometedores. “É importante, em primeiro lugar, saber reconhecer seus primeiros sinais tanto no corpo como na mente” (p.107) e como proceder. O Quadro 28 apresenta 21 passos no manejo do stress, de grande utilidade. Fecham o livro com uma breve bibliografia para quem desejar aprofundar-se na matéria.

Trata-se de uma obra com leitura motivadora, fácil e que transmite, para o leigo, informações científicas, sugestões práticas, orientações esclarecedoras sobre os múltiplos aspectos envolvidos no stress, incluindo comentários sobre esse comportamento, para que não seja visto como um “inimigo poderoso” desde que se aprenda a exercer controle sobre ele.

É um livro de apoio não somente para as pessoas que estão expostas a situações estressantes, mas também à maioria ou quase totalidade dos seres humanos. Além disso, é de interesse para pais, educadores, empregadores e outros responsáveis diretamente pelo ser humano, sua educação, sua qualidade de vida e pela criação de ambientes não estressantes. Também constitui um bom ponto de partida para quem está interessado em começar a conhecer o tema e, talvez, mais tarde, ser um pesquisador da área. Trata-se de um convite em busca de um saber mais profundo sobre esse importante comportamento.

 

 

Recebido em: 16/01/2008
Aceito em: 07/02/2008

 

 

1 Contato: Av. Pedroso de Moraes, 144/302 - Pinheiros - CEP 05420-000 – São Paulo, SP. Tels.: 3032-1968 / 4796-5156. E- mail: gwitter@uol.com.br.

Creative Commons License