SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.28 no.1 São Paulo June 2008

 

RESENHA DE LIVROS

 

 

Andrieli Bianca Rodrigues Camilo 1

Psicóloga/ Pesquisadora

 

 

WITTER, G..P. (2007). Repensando a Educação. Cotia, SP: Ateliê Editorial,143p.

A educação ideal no Brasil ainda é uma realidade distante, por isso há necessidade de pensar-se e repensar-se nas estratégias de como melhorá-la. Nesse sentido, o presente livro transmite, ao grande público, conhecimentos essenciais e propostas avançadas de como colaborar no alcance desse objetivo. Trata-se de uma contribuição que compila artigos publicados pela autora, Geraldina Porto Witter, Titular desta Academia (Cadeira nº. 23), em um jornal de circulação regional de uma cidade do Estado de São Paulo.

Certamente a veiculação do conhecimento para o grande público é também um dos papéis que o pesquisador deve assumir. Reflexo do referido papel é o livro aqui resenhado em que a autora aglutinou vários artigos publicados em linguagem coloquial, enfocando problemas e fazendo sugestões de solução psicoeducativas úteis a professores, pais e administradores escolares como também ao público em geral.

A apresentação do livro foi feita por Carla Witter, doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, onde enfoca a importância da pesquisa científica na área educacional, ressaltando também o valor dos trabalhos desenvolvidos pela autora da obra nesse campo e a sua contribuição para divulgar os conhecimentos pertinentes ao grande público.

O livro é dividido em cinco partes, as quais focalizam assuntos de ordem psicoeducacionais, considerando o contexto nacional e as atividades relativas ao cotidiano de nossas escolas. A primeira parte, Educação e Família, é dividida em seis artigos que retratam a educação e o ambiente familiar como fatores que não podem ser considerados separadamente, pois são principais responsáveis pela formação do cidadão consciente. Aborda o quanto é importante a família no processo de aprendizagem, podendo ser desempenhado por todos e individualmente por qualquer de seus membros, como é o exemplo dos idosos que contribuem com a leitura dos netos, agindo como tutores nas tarefas que a envolvem.

Na parte seguinte, o psicólogo é ponto central, apresentado como peça significativa no processo educacional, não apenas na intervenção clínica, mas também no ambiente educativo. A autora demonstra preocupação com a formação do psicólogo atualmente, destacando falhas que comprometem o seu desempenho profissional, em especial na orientação e preparo do professor e oferece-lhe ferramentas que o auxiliam na sua orientação para o confronto das dificuldades diárias na sala de aula.

A parte seguinte destaca aspectos fundamentais da Educação Infantil até o Ensino Médio, referentes ao processo educacional nas etapas do desenvolvimento humano, assim como no papel necessário dos pais e das autoridades governamentais para obter-se o êxito esperado. São apresentados aspectos do ambiente educacional que envolvem desde a infância até a adolescência, como o preparo para o início das aulas e após período de férias, a primeira escola e a melhoria na qualidade do ensino, entre outros. Para obter-se uma educação digna, o que ainda está caminhando em passos lentos, fato observado nas estatísticas, demonstrando ainda índice alto de analfabetos, é necessário um empenho efetivo em todo o Sistema Escolar brasileiro.

A quarta parte refere-se à Universidade e Formação Científica, assunto de grande preocupação da autora, pois espera-se que nessa Casa de Ensino, o aluno seja estimulado a produzir conhecimento científico, independentemente de sua aprendizagem e prática profissionais. O quadro atual evidencia que o professor universitário necessita de maior apoio e preparo adequado para desempenhar, com competência e responsabilidade, o seu papel na docência e na pesquisa, evitando sua desvalorização, pela falta de ética até a degradação na qualidade do ensino. Das universidades, poder-se-ia esperar maior incentivo para pesquisa e recursos na capacitação e produção científica por parte dos docentes.

Em Temas Correlatos, quinta parte, a autora relata assuntos que abordam a educação fora da escola. Enfatiza os recursos pertinentes destinados a jovens, adultos e até mesmo idosos e os programas sociais que envolvem educação. Porém, observa que há muito no que se investir e que as ações assistenciais devem enfocar não apenas votos, mas o crescimento e a conscientização da importância do ensino na busca por melhores condições de vida.

Para finalizar, apresenta a sexta parte, na qual a autora disponibiliza dois artigos que proporcionam fechamento aos assuntos abordados, mostrando a relevância da Educação para a vida e as alegrias para o Educador, muitas vezes desconhecidas. Com a desvalorização atual do ensino, o profissional passou a sentir-se desmotivado, além de conviver com a violência presente no cotidiano das escolas, especialmente nas públicas. Conforme a experiência da renomada autora, há possibilidade de melhoria na identificação e valorização do potencial humano no ambiente educacional.

A presente publicação é prova de que a ciência existe para melhorar a qualidade de vida do ser humano. Portanto o cientista não só deve divulgar seu conhecimento em periódicos científicos, mas também em jornais e revistas de ampla circulação, facilitando o seu acesso a toda a população. A preocupação que a autora tem em tornar acessíveis suas contribuições sobre a educação, assunto de constante destaque ao longo de sua carreira, tornou este livro de fácil leitura para o público em geral e também para alunos, professores e psicólogos que atuam na área.

Como foi esclarecido na apresentação da obra, sua leitura não precisa seguir a ordem seqüencial dos assuntos nela desenvolvidos, mas sua consulta prevê também temas isolados de interesse do leitor para esclarecimentos da problemática psicoeducacional em que se encontra envolvido, seja ela qual for. É uma obra útil também como ponto de partida em seminários com temática similar.

 

 

Recebido em: 03/01/2008
Aceito em: 03/03/2008

 

 

1Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Idosos (G.P.I.) da Profª. Dra. Geraldina Porto Witter. Endereço: Av. Ver. Dante Jordão Stoppa, 404, Bl 36, Apto 12, César de Souza. Mogi das Cruzes, SP. CEP: 08820-390 - E-mail: andrielicamilo@yahoo.com.br

Creative Commons License