SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Maria Helena Contreiras de Figueiredo Steiner (* 09/11/1925 - † 02/01/2008) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.28 no.1 São Paulo June 2008

 

RESENHA DE LIVROS

 

 

Aracê Maria Magenta Magalhães 1

Centro de Psicologia e Psicanálise - Bauru

 

 

COSTA, P.J. (2006) (Org.) reflexões psicanalíticas. São Paulo :Vetor editora psico-pedagógica Ltda.

O livro “Reflexões Psicanalíticas” organizado por Paulo José da Costa proporciona agradável leitura e o contato com o trabalho desenvolvido individualmente por seus autores, sendo os dois primeiros capítulos efetuados por psicanalistas e os demais por psicólogos da mesma orientação. É indicado para os profissionais da psicanálise e aos que se utilizam de suas idéias. É constituído de temas diferenciados que traduzem o pensar de seus autores quer sobre a psicanálise aplicada a uma obra de arte, quer sobre a vivência dos opostos, entre outros assuntos pertinentes.

O primeiro capítulo, Os irmãos Karamazov e o complexo de Édipo primitivo, escrito por Beatriz Miriam Moller Piccoli, baseia-se no último trabalho de Fiodor M. Dostoievski, o romance Os irmãos Karamazov, também considerado sua obra-prima. A autora analisa os diversos dinamismos em jogo considerando vários elementos psíquicos relacionados aos personagens centrais da obra.

No segundo, intitulado O ser gêmeo real ou imaginário, Celina Araújo Melo traz a reflexão acerca da luta dos contrários em busca da almejada harmonia, a possibilidade/impossibilidade de conviver-se com os opostos: amor e ódio / belo e feio / perfeito e imperfeito / entre outros, sendo assim ser completo na incompletude e incompleto na completude, tendo a possibilidade de passar de um ideal narcísico para um ideal humano e realista.

Maria Beatriz Zambon Montans é quem escreve o terceiro - Olhar e ser olhado: vicissitudes de um encontro em que relata a observação de um bebê pelo método Esther Bick. Trabalho interessante, porém a autora não explica tal método, deixando uma lacuna ao leitor que o desconhece.

No quarto, Sobre o mecanismo da alucinação, Olímpia do Carmo Ferreira utiliza-se do mecanismo da alucinação presente tanto no bebê, em seu início de vida, como no paciente psicótico para refletir/entender o funcionamento do aparelho psíquico. A autora retorna às explicações do próprio Freud em diferentes momentos de sua obra: primeiramente influenciado pela neurologia e após em vários trabalhos posteriores como A interpretação dos sonhos; o caso Schreber;A negativa; o Esboço de psicanálise, entre outros.

O quinto, Entre Édipo e latência: reflexões sobre o percurso psicoterapêutico de um menino, é escrito por Vera da Rocha Resende que enfoca o percurso do pensamento clínico na condução de um caso encaminhado à psicoterapia, isto é, de uma criança do sexo masculino, 5/6 anos de idade, tendo presumidamente superado o complexo de Édipo e iniciado o período de latência. A autora constrói, de forma clara, um panorama do caso desvelando aspectos patológicos e adaptativos do comportamento da criança, propiciando uma discussão teórica e a oportunidade de reflexão sobre a prática clínica de orientação psicanalítica.

Os três últimos capítulos: O paciente difícil enquanto um desafio na prática clínica: algumas reflexões; Sobre o conceito de paciente difícil: em busca dereferenciais na literatura psicanalítica; O paciente difícil e as perspectivas conceituais e técnicas foram escritos por Paulo José da Costa, também organizador deste livro. Tais textos possuem como eixo comum a temática do paciente difícil. Controverso tema que envolve rótulos, responsabilidades adversas e diferentes abordagens dentro de cada escola – francesa, inglesa e suas ramificações. Em sua reflexão, o autor legitima o tripé – formação, análise pessoal e supervisão – em que o profissional de orientação psicanalítica referencia-se.

Concluindo, pode-se deduzir que o livro, objeto desta resenha, apesar de singelo, contribui para reflexão e prática clínica, utilizando-se de imagens literárias, estudos de casos, revisões bibliográficas, entre outros assuntos. Os temas apresentados, excetuando aqueles relacionados com pacientes difíceis, não seguem uma seqüência visível, mas são convidativos à leitura, particularmente aos psicólogos de orientação psicanalítica.

 

 

Recebido em: 20/02/2008
Aceito em:26/03/2008

 

 

1Psicóloga Clínica. Contato: Rua Antonio Alves, 28-21 - CEP 17012-431 - Bauru, SP. Tel.: (14) 3011-2248. E-mail: aracemagalhaes@hotmail.com

Creative Commons License