SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Redeeming the memory of the pioneers: João Cruz Costa (* 13/02/1904 - † 10/10/1978) Patrono da cadeira nº 32 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.28 no.2 São Paulo Dec. 2008

 

EDITORIAL

 

Aidyl M. Q. Pérez-Ramos1
Editora
Cad. nº 30 “Paula Souza”
Universidade Estadual Paulista - UNESP - Est. São Paulo

 

 

Estamos no número 75 deste Boletim, cujo período de publicação perfaz 28 anos, sem interrupções e com precisa pontualidade. O seu conteúdo mantém o objetivo para o qual a revista se destina: contribuições teóricas e de pesquisas empíricas voltadas especialmente à história da Psicologia no Brasil, em especial no Estado de São Paulo. Estão consolidadas suas bases de dados no IndexPsi Periódicos (revista-bol.acad.) e nos indexadores internacionais: REDALYC (Red de Revistas Científicas de America Latina y el Caribe, Espana y Portugal) e CLASE (Citas Latino-Americanas en Ciências Sociales y Humanidades – México). Na primeira dessas fontes internacionais, estão on-line todos os números, na íntegra, desde o ano 2000. Estamos nos empenhando para inclusão do Boletim no SCIELO.

O conteúdo deste número segue a ordem do Boletim anterior, a fim de destacar o caráter historiográfico e científico que lhe é próprio. Começa com as unidades História da Psicologia e Teorias, Pesquisas e Estudos de Casos para continuar com as realizações da Academia e terminar com resenhas, informações nacionais e congressos, além do obituário do Acadêmico Reinier Rozestraten, que ocupava a Cadeira nº 34.

Na primeira unidade, o leitor poderá apreciar o legado de dois pioneiros e de um Acadêmico recentemente falecido, além de uma visão sintética do ensino da Psicanálise e dos aportes na Internet de três Vidas e Obras dos atuais Titulares. Na segunda unidade, encontram-se trabalhos expositivos sobre a relação da Psicologia com a Biogenética, a importância da pesquisa na formação do psicólogo, questões psicanalíticas e um tema mais específico, relativo ao brincar. Do ponto de vista de pesquisa empírica, há dois trabalhos, um relacionado com a Psicologia Organizacional e outro à Psicologia Hospitalar.

Em termos mais específicos, na unidade História da Psicologia, o leitor encontrará os legados de João Cruz Costa, Patrono da Cadeira 32, escrito em detalhes por Hebe Boa-Viagem A. Costa e de Oscar Freire, Patrono da Cadeira nº 7, elaborado cronologicamente por Marilda Emmanuel N. Lipp, que ocupa na atualidade esta Cadeira. A seguir, registramos uma síntese das Vidas e Obras de Pedro Alcântara Marcondes Machado, Patrono da Cadeira nº 19 e de Haim Grünspun, este último antecessor de César Ades, que comprovadamente o faz por ocasião do seu discurso de posse na Academia. Para completar esta unidade, Eda Marconi Custódio (Cad. 20) tece considerações sobre a valiosa contribuição científica e educacional de Lino de Macedo, recentemente empossado neste sodalício.

Na unidade Teorias, Pesquisas e Estudos de Casos, o leitor encontrará cinco trabalhos expositivos e dois de pesquisa empírica. Com respeito ao primeiro grupo, Juan Pérez-Ramos (in memoriam) faz um chamado ao psicólogo para a sua atualização nos progressos da biogenética e Alacir Villa Valle Cruces coloca em destaque na formação desse profissional, o valor da pesquisa científica. Posteriormente, registram-se exposições sobre conceitos psicanalíticos relativos a construções e garimpagens, bem comentados e ilustrados com casos clínicos por Susana Grünspun e sobre o olhar do brincar no contexto da criatividade e saúde, elaborado por Cleusa Sakamoto. Para finalizar o grupo de trabalhos expositivos, Elsa L.G. Antunha (Cad. 29) e Paulo Sampaio colocam nas mãos do público um conceito recente e de vanguarda na área do diagnóstico e da terapêutica, assim denominado: propriocepção. Quanto às pesquisas empíricas, uma delas elaborada no contexto hospitalar que comprova o valor lúdico na recuperação de um grupo de crianças com câncer, é realizada por Silvana Moura da Silva e cols.; e a outra, em um ambiente bem diferente da anterior, isto é, no contexto de hotelarias onde os autores, Roberto Kanaane (C. 21) e Rômulo Gutierrez, colocam em evidência o aproveitamento das potencialidades humanas para o progresso dessas empresas.

Quanto às realizações da Academia, é registrada sinteticamente a Sessão da Posse dos Acadêmicos, César Ades e Lino de Macedo, da entrega de diploma de Membro Benemérito ao CIEE e da premiação à Alacir Villa Valle Cruces pelo trabalho inédito, objeto de Menção Honrosa. Ademais, são delineadas as notícias sobre realizações profissionais de um expressivo número de Acadêmicos e laureados.

Para finalizar este Boletim, o leitor encontrará resenhas de livros recentes e atualizados, relativos à Psicologia Organizacional, à Psicologia Escolar, à Psicanálise e à Psicologia Social. Ademais, será informado sobre a eleição da nova Diretoria da Associação e de Psicologia de São Paulo, uma série de eventos nacionais e internacionais e o obituário de um dos acadêmicos que não mais está entre nós.

Estamos certos de que o leitor encontrará aqui inovações sobre a História e a pesquisa científica concernentes à Psicologia, particularmente do Brasil, e sobre as realizações atuais da Academia, de um grupo de seus Titulares e de laureados. Toda essa leitura poderá ser de interesse para atualização dos seus conhecimentos no que se refere à ciência em questão.

 

 

1 Contato: Rua Pelágio Lobo 107, Perdizes - CEP 05009-020 – São Paulo, SP. Tel. (11) 3862-1087 / Tel/Fax: (11) 3675-8889. E-mail: juanaidyl@uol.com.br

Creative Commons License