SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Resgatando a memória dos pioneiros: Oscar Freire de Carvalho (Salvador, * 03/10/1882 - São Paulo, † 11/01/1923)O ensino de Psicanálise: perspectiva da sua produção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. v.28 n.2 São Paulo dez. 2008

 

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

 

Contribuição ao módulo história da psicologia do sistema de ensino na BVS-Psi sobre Carlos R. Affonso, Waldecy A. Miranda e Salomão Rabinovich

 

Contributions to the history of the psychology of teaching system at BVS-Psi regarding Carlos R. Affonso, Waldecy A. Miranda & Salomão Rabinovich

 

 

Aidyl M. de Queiroz e Pérez-Ramos1

Cad. 30 “Paula Souza”
Universidade Estadual Paulista - UNESP

 

 

Nesta oportunidade, é introduzida nova matéria no site www.bvs-psi.org/atuaisAcademicos.htm. São textos sobre a Vida e Obra dos Acadêmicos Carlos Rolim Affonso, Waldecy Alberto Miranda e Salomão Rabinovich, incorporados na contribuição específica extratadas do DVD – O Legado da Psicologia para o Desenvolvimento Humano (Angelini, Pérez-Ramos et al., 2006, Gráfica Coelho) a saber:

- Psicologia, Telemática e Cultura
Autor: Carlos Rolim Affonso – Cadeira nº3
- Capital Humano: fator diferencial para o sucesso das organizações
Autor: Waldecy Alberto Miranda – Cadeira nº15
- A Psicologia na Preservação da Vida e na Promoção da Saúde
Autor: Salomão Rabinovich – Cadeira nº9

Esses trabalhos são aqui sintetizados como estímulo para os leitores consultarem os textos completos no citado site. Nele estão incluídas as fotos dos autores.

Psicologia, Telemática e Cultura

Carlos Rolim Affonso, psicólogo, educador e administrador, é Titular da Cadeira nº 3, “Fernando de Azevedo” e, na atualidade, é Vice-Presidente da Academia Paulista de Psicologia. É também membro da Academia Cristã de Letras; neste caso, a Cadeira que ocupa é a de número 11, cujo Patrono é Padre Anchieta. Distinções que comprovam sua importante e destacada participação no desenvolvimento da Psicologia e ciências afins, principalmente no Brasil. Sua longa e frutífera experiência profissional, por mais de 50 anos na docência universitária, na prática profissional, na administração e na direção de órgãos públicos e de fundações no referente à seleção e desenvolvimento de recursos humanos, é reveladora do seu expressivo legado: no Departamento de Águas e Esgoto do Estado de São Paulo (DAE), na criação do Instituto Henry Pieron, na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), entre outras entidades congêneres. Acrescentam-se suas atividades na docência universitária e na criação dos primeiros cursos de especialização na área de recursos humanos. Ensejou oportunidades, antes inexistentes, para a preparação de pessoal com uma visão humana dos problemas empresariais. Foi expoente e é atuante nos cursos universitários nacionais e internacionais de Educação a Distância, além de ter sido um dos promotores da regulamentação da profissão do psicólogo no Brasil. Fora do País, desempenhou, efetivamente, a função de Consultor da Organização Panamericana da Saúde (OPS) em missão oficial no Uruguai. O Acadêmico é autor de vários livros e artigos em jornais de prestígio dirigidos ao grande público nos quais tem focalizado a importância do fator humano nas organizações e na sociedade em geral.

Como resultado de suas reflexões sobre as longas e produtivas experiências profissionais e a problemática cultural nos dias de hoje, vem procurando integrar as conquistas atuais da Psicologia com os progressos tecnológicos da Telemática em benefício do desenvolvimento do País. Incide na juventude brasileira, uma vez que grande parte desse segmento populacional não tem acesso aos bens de produção cultural, por razões básicas, como falta de escolaridade e deficiência de agentes motivadores. Propugna pela união dessas áreas como emissoras de mensagens diretamente dirigidas aos receptores, facilitando sobremaneira a difusão cultural. No seu recente livro A democratização da cultura na era da Telemática (2007, Editora Scortecci), o Acadêmico clama pela utilização adequada e oportuna da Internet, da vídeoconferência e outros recursos congêneres como veículos efetivos que, junto com a aplicação dos conhecimentos da Psicologia, em especial da motivação humana e da aprendizagem, podem constituir-se em importantes canais facilitadores para a penetração cultural ao nosso povo, em especial à juventude brasileira.

Capital Humano: fator diferencial para o sucesso de nossas organizações

O autor, Waldecy Alberto Miranda, ocupante da Cadeira 15, “Roberto Mange”, é psicólogo e pedagogo pela USP (Universidade de São Paulo). Especializou-se em Administração de Recursos Humanos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Contando com longa e exitosa experiência profissional na área da Psicologia Organizacional, tem ocupado cargos de direção em renomadas entidades públicas e privadas. De suas significativas funções, distinguem-se as de seleção de grande número de pessoal para organizações de prestígio no País e as de assessoria de recursos humanos, assim como a de realização de psicodiagnósticos e aconselhamentos a executivos empresariais. Foi um dos pioneiros nos movimentos para criação de associações de classe, para o reconhecimento da profissão de psicólogo e também para a instalação dos órgãos de fiscalização e de orientação do exercício profissional: fundador do Sindicato dos Psicólogos no Estado de São Paulo, primeiro Presidente eleito para o CRP – 6ª. Região, ocupando também a Presidência do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em várias gestões. De suas realizações no CFP, destacouse a Instrução Normativa da Receita Federal que autoriza os contribuintes a abaterem, do Imposto de Renda, as despesas efetuadas com psicólogos, conquista que teve lugar há um tempo em que bem poucas profissões gozavam desse privilégio.

Em todo o seu desenvolvimento profissional, a valorização do potencial humano tem sido considerada meta principal para o sucesso das organizações. Isto é, o de proporcionar às pessoas, com qualidades e motivação, sejam elas carentes culturais, com necessidades especiais, pertencentes a etnias minoritárias ou com quaisquer condições de serem discriminadas, positivo crescimento, efetivo desenvolvimento no trabalho, ascensão na hierarquia organizacional e, além disso, oportunidades de inclusão socioeducacional.

Esse princípio, para ele, um ideal de vida, tem sido formalmente posto em prática desde os anos 60, primeiros tempos de sua vida profissional, como pioneiro na seleção e formação de mão-de-obra nas ferrovias paulistas, na Light Serviços de Eletricidade S.A., na Divisão de Recrutamento e Seleção junto à empresa Mercedes-Benz do Brasil e, posteriormente, na assessoria e implantação de serviços de avaliação, treinamento e orientação de carreira de todo o pessoal das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Complementase a sua atuação, dentro desse enfoque, a docência universitária, função que exerceu durante dez anos em uma universidade de prestígio no País.

Princípio que também o norteou e o tem norteado nas responsabilidades profissionais em favor da comunidade dos psicólogos, ocupando cargos de liderança nas associações de classe, como também na Academia Paulista de Psicologia, sendo colaborador relevante na administração econômica e na realização de eventos solenes e culturais.

A Psicologia na Prevenção da Vida e na Promoção da Saúde.

O autor, Salomão Rabinovich, é psicólogo, comunicador e psicoterapeuta, com especialização em Medicina Psicossomática. Tem-se distigüido na promoção de serviços em prol da saúde e bem-estar humano e principalmente como eminente comunicador. Razões que justificaram o convite que lhe fizeram outros expoentes da Psicologia, para participar da fundação desta Academia, ocupando, na atualidade, a Cadeira nº 9, “Mario Yahn”. Neste sodalício, tem sido Presidente, há vários anos, da Comissão de Ética, Cidadania e Direitos Humanos, promovendo-a e divulgando-a nos eventos dos quais tem participado.

Diversas são as vertentes do seu aporte à Psicologia, sempre dirigidas à garantia da saúde e à qualidade de vida dos seres humanos, fundamentadas em normas éticas e no exercício da cidadania. Ele as vem promovendo por anos na organização de entidades e na sua divulgação, através dos canais de rádio e televisão, de conferências em eventos e palestras nas escolas. Todas essas vertentes concretizam-se dentro de uma óptica de constante atualização profissional e de prática clínica e educacional, representando um esforço constante ao abrir e enriquecer novas frentes à Psicologia.

Foi um dos precursores e continua como participante ativo na área da Psicologia Hospitalar, da Psicologia Política e, sobretudo, da Psicologia do Trânsito, especialmente na prevenção de acidentes e na assistência psicológica às suas vítimas e de outros eventos traumáticos (assaltos, seqüestros, eventos climáticos, entre outros); e nos estudos, pesquisas e prática clínica sobre distúrbios de sono.

Para essas áreas, organizou associações e serviços, promoveu eventos, realizou pesquisas, escreveu livros e artigos, proferiu conferências, enfim contribuiu com todo o empenho para sua divulgação e, com a colaboração de outras personalidades, as ações resultantes continuam em vigência e em franco desenvolvimento. Mas é através da mídia, como as principais emissoras de rádio e televisão do País, revistas de grande circulação e jornais de abrangentes tiragens, que o eminente psicólogo – comunicador atinge as massas, transmitindo seus ideais e estratégias em prol da saúde e bem-estar do nosso povo. Pode-se afirmar que o Acadêmico Salomão Rabinovich é um grande idealizador e promotor da Psicologia da Saúde, em suas diferentes ramificações, procurando alcançar a nossa comunidade, sobretudo aquelas pessoas que mais necessitam desses conhecimentos.

 

 

1 Contato: Rua Pelágio Lobo 107, Perdizes - CEP 05009-020 – São Paulo, SP. Tel. (11) 3862-1087 / Tel/Fax: (11) 3675-8889. E-mail: juanaidyl@uol.com.br

Creative Commons License