SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Propriocepção: um conceito de vanguarda na área diagnóstica e terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. v.28 n.2 São Paulo dez. 2008

 

RESENHAS

 

Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto1

Universidade Paulista

 

 

PANTULLO, V.L. (2005) Teoria Geral da Administração de Empresas: Editora Univ. Metodista de São Paulo.

O livro “Teoria Geral da Administração de Empresas”, de Vicente Lentini Pantullo foge do usual nesse tipo de textos, pois apresenta um painel mais amplo do que geralmente encontrado e com uma densidade mais intensa, amplamente alicerçada em numerosas fontes detalhadamente apresentadas e discutidas. Trata-se, pois, de excelente fonte de consulta e aprendizado para os interessados que prefiram ir mais às raízes do processo administrativo, ao invés de envolverse em divagações filosóficas a respeito.

O livro abrange um espectro pouco usual pela sua amplitude, indo dos primórdios da administração científica, apresentando os pensamentos de Ford, Fayol, Weber e Sloan, incluindo uma análise numérica da General Motors Corporation, até tópicos como teoria do caos e redes neurais, custeio baseado na atividade, reengenharia, engenharias concorrente, simultânea e paralela, outplacement, outsourcing, downsizing, teoria dos elementos finitos e manufatura integrada por computador, culminando com uma alentada incursão nos processos de treinamento e seus modelos, tais como os de Sciven, Stake, Stufflebean, Goldberg, Hesketh e diversos outros, numa evidência da importância para as empresas desse complexo e distintivo quesito.

Chama também a atenção a ênfase dada aos aspectos referentes à gestão da qualidade, hoje intimamente ligada à gestão empresarial como um todo, incluindo seu significado e importância, as visões de especialistas como Deming, Crosby, Feigenbaum, Taguchi, Juran, Ishikawa e Peters. O livro aborda, outrossim, a relação da teoria geral dos sistemas com as escolas da qualidade, referindo-se ao sistema japonês e à produção just-in-time, examinando com atenção a teoria das restrições de Eliyahu Goldratt, considerada um divisor de águas entre os chamados pelo autor de sistemas capitalistas japonês e o ocidental. Outra questão absolutamente atual da qual o livro não descura é o das cadeias de suprimento e seus aspectos logísticos, essencial a qualquer estudioso dos processos modernos de gestão.

Os capítulos são em geral dotados de uma conclusão, um resumo, uma revisão de conceitos e questões para reflexão, contribuindo para uma consolidação, por parte do leitor, dos assuntos examinados na parte expositiva do texto. Além disso, a obra vale-se intensamente de notas explicativas que enriquecem as informações oferecidas.

Trata-se, pois, de uma contribuição que deve estar presente no acervo dos administradores e dos psicólogos organizacionais que desejem pautar-se por decisões baseadas em conceitos mais profundos do que os usualmente utilizados. A Universidade Metodista de São Paulo veio, dessa forma, com a edição deste livro, oferecer uma contribuição positiva e significativa ao arsenal desses especialistas, e, como tal, deve ser saudada com o devido entusiasmo.

 

 

Recebido em: 18/06/2008
Aceito em: 15/08/2008

 

 

1 Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Prof. Aposentado do Depto. Engenh. Produção – Escola Politécnica, USP. Contato: R. Alves Guimarães, 408/104 – 05410-000 – São Paulo, SP. Tels.: 3064-6502 (res.) / 3881-0382 (com.) E-mail: politeleia@uol.com.br

Creative Commons License