SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. v.28 n.2 São Paulo dez. 2008

 

RESENHAS

 

Geraldina Porto Witter1

Cadeira nº 23 “Dante Moreira Leite”
Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO

 

 

COHEN, R. (2008). Developing essential literacy skills: a continuum of lessons for grades K-3, Newark, Del.: IRA, x+189 p.

As aprendizagens necessárias para que a pessoa se torne um leitor maduro e que ame a leitura são múltiplas e complexas. Constituem uma curva acumulada de habilidades. No livro aqui resenhado, são consideradas as habilidades a serem desenvolvidas da pré-escola ao ensino fundamental de forma contínua. Foi escrito por Robin Cohen que tem uma longa história de produção e vivência de ensino no nível fundamental, tendo recebido vários prêmios por suas atividades profissionais. O texto foi estruturado em cinco capítulos e enriquecido com três apêndices.

Considerando o que é previsto em lei em termos de padrões de habilidades e de não permitir a ocorrência de alguma criança ficar para trás, lembra que a última proposição só pode ser alcançada se já na pré-escola for estabelecida a base para o desenvolvimento da leitura desde as primeiras habilidades. Propõe (capítulo 1) um Modelo Equilibrado composto pelos seguintes componentes: ler em voz alta, acompanhar leitura feita por outro, leitura guiada ou dirigida, leitura independente, escrita interativa, que acompanha um modelo de escritor, escrita dirigida, escrita independente e trabalho com a palavra.

Ao longo do ensino fundamental, o aluno deve adquirir as seguintes habilidades essenciais de escrita: compreender que a escrita tem propósitos diferentes que ditam formas distintas; comunicar procedimentos e sentimentos, passar informações por escrito; escrever sua história pessoal e a de outras pessoas, entre outras competências.

No que diz respeito à leitura, na mesma fase acadêmica, o aluno deve adquirir as seguintes habilidades essenciais: compreender que uma história deve ter uma estrutura que lhe dê sentido; que uma história se faz em torno de alguns elementos (personagens, ambiente, problema e solução); ser capaz de reconhecer que história e personagens mudam com o tempo; reconhecer e detalhar a idéia principal da história; responder a questões sobre a validade da teoria ou opinião expressa em texto oral ou escrito; ler uma variedade ampla de gêneros literários e reconhecer suas características.

Estas habilidades requerem progressão de desenvolvimento o que a autora vai tratar nos capítulos subseqüentes. No capítulo 2, trata da introdução de habilidades essenciais de leitura e escrita a partir da pré-escola. Para cada habilidade faz uma descrição, são indicados materiais, procedimentos, atividades de acompanhamento e de avaliação. A apresentação é clara e precisa, permitindo réplica. Fecha com sugestões de leitura.

No capítulo seguinte, trata do como estas habilidades essenciais da leitura e da escrita podem ser trabalhadas na 1ª. série do ensino fundamental. Usa a mesma estrutura para apresentação das competências. No caso da escrita, são consideradas: escrita funcional, escrever carta e narrativa pessoal. No que concerne à leitura, as habilidades implicam em: estrutura da história e seus elementos; mudança no tempo, gênero, comparação, contraste; e conclusão, com reconhecimento da idéia principal.

O capítulo 4 enfoca a aprendizagem das habilidades no ano acadêmico seguinte (2º) em que deve ser desenvolvida maior independência em relação às mesmas habilidades. No ano seguinte (capítulo 5), o trabalho procura tornar sólidas as competências a serem demonstradas pelo aluno no 3º ano do ensino fundamental. Espera-se que no final o aluno saiba ler e responder por escrito, fazendo síntese de histórias, completando mapas de história, buscando material adequado nas bases bibliográficas e envolvendo-se em conversações sobre um texto demonstrando conhecimento. Oralmente ou escrevendo deve demonstrar habilidades para reconhecer e trabalhar a idéia principal do texto. Deve ler muito e compreender os diferentes gêneros, sabendo discutir e trabalhar em grupo as características de cada gênero, também deve ser competente para sustentar sua opinião e organizar questões pertinentes sobre os textos.

Vale destacar as cuidadosas, sugestivas e ricas indicações de materiais, procedimentos e atividades a serem desenvolvidas com os alunos e que são conhecidas cientificamente no exterior quanto aos aspectos de validade e eficiência. Elas poderiam ser objeto de pesquisas na realidade brasileira em que praticamente são desconhecidas.

O Apêndice A apresenta 33 materiais, com autorização para serem reproduzidos por professores e pesquisadores, o que facilita o uso acadêmico e a coleta de dados. Há também instrumentos de avaliação. O Apêndice B oferece ao leitor fontes adicionais que também podem ser reproduzidas, usadas e pesquisadas. Em cada aspecto apresenta material específico para cada grau de escolaridade. Inclui vários tipos de listas de checagem para redação, lista de palavras, relações de leitura e rubricas. O Apêndice C apresenta uma relação de estudos, complementando a bibliografia referida em cada capítulo. Referemse à estrutura do texto, às características dos gêneros, aos personagens e aos elementos componentes de uma história.

A bibliografia cobre os aspectos tratados nos capítulos é predominantemente de livros e poderia ser mais atual. Um índice de autores e conteúdo auxilia a localizar aspectos específicos.

A premissa básica adotada foi a introdução e o reforço de habilidades essenciais, da pré escola até o final do 3º grau, promovendo aos alunos competência para continuar a desenvolver suas habilidades ao longo de toda a sua educação formal. É de interesse de todos preocupados com a leitura e a escrita, pois oferece conteúdos e práticas excelentes para uso em sala de aula, possibilitando um contínuo na aprendizagem da leitura.

 

 

Recebido em: 28/05/2008
Aceito em: 10/07/2008

 

 

1 Contato: Av. Pedroso de Moraes, 144/302 - Pinheiros - CEP 05420-000 - São Paulo, SP. Tel.: 3032-1968. E-mail: gwitter@uol.com.br

Creative Commons License