SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Psicoclínicas e cuidados da infânciaResiliência e controle do stress em juízes e servidores públicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.29 no.2 São Paulo dez. 2009

 

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

 

Contribuição ao módulo história da psicologia do sistema de ensino da BVS-Psi sobre os patronos: João Cruz Costa (Cad. nº 32) e Enjolras Vampré (Cad. nº 38)

 

Contributions to the history of the psychology of teaching system at BVS-Psi regarding the patrons: João Cruz Costa and Enjolras Vampré

 

 

Aidyl M. de Queiroz e Pérez-Ramos1

Universidade de São Paulo
Cad.30

 

 

Nesta oportunidade, nova matéria é introduzida no site www.bvs-psi.org/tabvidaeobra.htm. São textos sobre a Vida e Obra dos Patronos supracitados e ilustrados por suas fotos.

Os nomes dessas ilustres personalidades, com o resumo de suas realizações, as Cadeiras das quais são Patronos, a respectiva área de influência na Psicologia, os autores que escreveram os seus legados, bem como os números e páginas dos Boletins onde aparecem os seus legados são apresentados a seguir:

 

 

João Cruz Costa

Foi professor Catedrático de Filosofia da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Sua produção intelectual foi imensa e versátil, especialmente dirigidas às ideias filosóficas desenvolvidas no Brasil. Procurava estabelecer relações entre o pensamento e a realidade social, política e econômica, através da História. Era grande conhecedor de Filosofia, ministrando as aulas em forma crítica e aberta, evidenciando, assim, um expressivo domínio da matéria ensinada. Também tinha a capacidade de traduzir suas ideias para o público em geral, sendo também exímio jornalista, escrevendo para os periódicos brasileiros de prestígio e também para alguns jornais da Argentina e do México. Formou uma plêiade de alunos, muito dos quais são Titulares da Academia Paulista de Psicologia. Dado o seu importante legado, principalmente nas áreas subjacentes à Psicologia e na formação de discípulos, hoje psicólogos de renome, este sodalício o distinguiu nomeando-o Patrono da Cadeira 32, que leva o seu nome.

 

Enjolras Vampré

Foi distinguido por esta Academia ao ser indicado Patrono da Cadeira nº. 38 (hoje ocupada por Isaac M. Mielnik), pelo expressivo legado à Neurologia e por suas relações com a Psicologia. Médico, procedente da Bahia, ocupou, por concurso, a Cadeira de Neurologia e Psiquiatria e posteriormente, apenas a de Neurologia da Faculdade de Medicina de São Paulo. Realizou, com relevância, o exercício da Medicina em vários hospitais públicos de São Paulo e também na formação de alunos, muitos deles figuras transcendentes na comunidade médica. Pertencia a várias Academias e associações profissionais, ocupando nelas lugares de destaque. Suas publicações, embora antigas, ainda têm vigência nas áreas neurológica, psiquiátrica e também psicológica.

 

 

Recebido em: 19/08/2009
Aceito em: 03/09/2009

 

 

1 Contato: Rua Pelágio Lobo 107, Perdizes - CEP 05009-020 - São Paulo, SP. Tel. (11) 3862-1087. E-mail: juanaidyl@uol.com.br

Creative Commons License