SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Bol. - Acad. Paul. Psicol. vol.29 no.2 São Paulo dez. 2009

 

RESENHAS

 

Sara Tereza Pérez Morais1

 

 

Witter, G. P. (Org.) (2009) Literatura na formação de leitores. Cotia, SP: Ateliê Editorial.

O livro compõe-se de cinco capítulos que giram em torno da literatura e do papel do leitor. Aborda questões que abarcam o universo do leitor, a literatura e seus gêneros, o texto e a linguagem, a aprendizagem em livros didáticos que utilizam literatura no ensino.

O primeiro capítulo, de autoria de Gerson Gonçalves da Silva, Doutor em Literatura Portuguesa, e de Marina Pinheiro Fortunato, Mestre em Educação, trata da aquisição da linguagem escrita e do letramento do leitor na relação com a literatura. Os autores discutem os princípios fundamentais da história da língua, oferecem uma revisão sobre a teoria da linguagem, mostram a relação entre letramento e alfabetização, por fim, concluem que da formação do leitor depende a literatura para que seja compreendida e apreciada em sua plenitude.

Coube a Telma Maria Vieira, Doutora em Comunicação e Semiótica, o segundo capítulo. Nele, ela parte da perspectiva histórica da Teoria Literária, que atribui ao século XIX a ruptura com as estéticas clássicas, ou seja, o leitor passa a ser encarado como participante do processo criativo da obra. A Modernidade inaugura uma nova estética e a autora exibe um panorama de teóricos e de estudos que traça essa trajetória de inserção do leitor. Graças a isso, revela-se a complexidade do tema leitura, sobre o qual se debruçam estudiosos de inúmeras áreas do saber.

A literatura no livro didático, título do terceiro capítulo, de Geraldina Porto Witter, Livre-Docente em Psicologia, e de Elza Maria Tavares Silva, Doutora em Psicologia, o qual começa com a definição de artista. As autoras referem-se à literatura na formação do leitor, discorrem sobre as possibilidades que o texto lhe proporciona, principalmente cinco perspectivas: a textual, a cultural, a social, a experimental e a psicológica. Ao tratarem do livro didático, alertam que a sua adoção supõe uma concepção de educação, escola, ensino, leitura, homem e sociedade. Além dos critérios de escolha, seguindo a orientação de uma tipologia, deve também conter componentes para o ensino da leitura, devendo considerar a que faixa etária se destina. A inserção da literatura dependerá também das matérias a serem ensinadas, particularmente apresentam análises sobre o ensino da língua portuguesa. Sugerem que sejam elaboradas pesquisas de campo para levantar informações sobre a aplicabilidade do livro didático.

Literatura e aprendizagem de ciências, assim se intitula o quarto capítulo de Geraldina Porto Witter. Lembra que buscar, processar e usar a informação disponível em todas as vias de acesso tecnológico se tornou requisito básico para os tempos atuais. Para tanto, exigem-se habilidades e competências que devem ser adquiridas desde a pré-escola, sendo que a literatura deve ser explorada em todo o seu potencial. Ilustra com vários estudos como a apropriação de textos literários pode ter seu emprego no ensino de ciências. Encerra apresentando uma série de sugestões dirigidas aos políticos, administradores e professores para a melhoria do ensino como um todo.

Da mesma autoria que o capítulo anterior, este recebe o título de Literatura e leitores: considerações finais. Reafirma a relevância da literatura como condição necessária da formação do leitor, configurando um meio disponível para aquele que almeja cidadania. Termina fazendo algumas recomendações aos interessados na área.

Esse livro, sob o ponto de vista teórico, ilustra como o mesmo fenômeno, no caso literatura, pode ser abordado de diferentes maneiras, por estudiosos de diferentes áreas. Por isso, bastante recomendável a todos os que se interessam pelo tema.

 

 

Recebido em: 20/08/2009
Aceito em: 09/09/2009

 

 

1 Contato: Rua Benjamin Constant, 4.286, ap.31 - Vila Imperial - CEP 15015-600 - São José do Rio Preto. Tel.: (17) 3353-1914. Cel. (17) 9721-4308. E-mail: perezmorais@yahoo.com.br

Creative Commons License